Temido por muitos, o Internacional tem uma grande história na Libertadores. Apesar de não competir na edição de 2024, o time costuma ser sempre uma das equipes cotadas a levantar o troféu.
Continue a leitura e veja o retrospecto do Internacional na Libertadores, sua história e os anos mais marcantes na competição.
A história do Internacional: da criação até a primeira participação na Libertadores
Fundado em 4 de abril de 1909 pelos irmãos Poppe (Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe), o Sport Club Internacional nasceu da ideia de existir uma equipe democrática no futebol gaúcho. Isso porque, naquela época, os times do sul eram majoritariamente formados por descendentes de alemães.
Com apenas três anos de existência, o Colorado ganhou o seu primeiro título: a Taça 12 de abril. Em 1976, o Colorado fez sua estreia na competição. Desde então, o Internacional participou de 13 edições da Libertadores (1976-1977, 1980, 1989, 1993, 2006-2007, 2010-2012, 2015, 2019-2021), sendo campeão em duas ocasiões.
Relembre as edições mais marcantes do Inter no torneio:
1976: o ano da estreia do Internacional na Libertadores
Em sua edição de estreia, o Internacional foi infeliz no primeiro jogo. Isso porque o time perdeu para o Cruzeiro por 5 a 4. Posteriormente, o clube ganhou do Olimpia, do Paraguai, mas não foi suficiente para permanecer na competição.
1980: na trave!
Em 1980, o Internacional chegou à final da Libertadores da América. No entanto, o Nacional do Uruguai interrompeu o sonho dos gaúchos. O jogo de ida deu em empate por 0 a 0. Já no jogo de volta, o time uruguaio venceu os gaúchos, e o Colorado encerrou a competição como vice-campeão.
2006: o primeiro troféu a gente nunca esquece
Os anos 2000 foram marcados por uma nova era de sucesso para o Internacional. Em 2006, o clube conquistou seu primeiro título da Libertadores. Sob a liderança do capitão Fernandão comando técnico de Abel Braga, o Colorado venceu o São Paulo, atual campeão mundial, na final do torneio com um agregado de 4 a 3.
Com um desempenho quase-impecável, o Colorado levantou a taça no Beira-Rio a plenos pulmões da torcida colorada. No ano seguinte, o time foi campeão no Mundial de Clubes ganhando por 1 a 0 do Barcelona de Ronaldinho, Deco e Iniesta. O responsável pelo gol foi Adriano Gabiru.
2010: o segundo também não
Mais uma vez, o Clube do Povo levantou a taça da tão sonhada Libertadores da América. Após passar por Cerro Porteño, Emelec, Deportivo Quito, Banfield, Estudiantes e São Paulo, o Colorado se viu mais uma vez campeão. O time enfrentou o Chivas – nessa época, as equipes mexicanas ainda participavam da competição.
No jogo de ida, os gaúchos ganharam por 2 a 1 em terras maias; na volta, 3 a 2, garantindo a segunda taça da competição.
2023: a última participação do Internacional na Libertadores
O Internacional teve uma campanha sólida na Libertadores de 2023. Isso porque o time chegou até à semifinal sob o comando de Eduardo Coudet, quando enfrentou o Fluminense. No entanto, o Tricolor das Laranjeiras levou a melhor, inclusive ganhando o título inédito.
2024: o Inter já teve dias melhores
Em 2024, o Internacional não se deu bem em competições: nem nacionais, nem internacionais. O Colorado não se classificou para a Libertadores.
Nos campeonatos que participou, foi eliminado: Gaúcho e Copa do Brasil (Juventude) e Sul-Americana (Rosario Central). No entanto, o time segue vivo na classificação para a fase de grupos da Sul-Americana, em 11º lugar no Brasileirão.
O próximo jogo do Internacional será contra o Cruzeiro no dia 28 de agosto, às 19h30.