O Fluminense viveu momentos de glória e desafios marcantes na Libertadores da América, com uma trajetória que claramente reflete a evolução e a ambição do clube carioca.
Desde a sua estreia em 1971, o Tricolor das Laranjeiras passou por altos e baixos na competição, mas foi a edição de 2023 que marcou um dos capítulos mais importantes da sua história: seu primeiro título da Libertadores.
Continue a leitura e relembre os melhores e piores momentos do Fluminense na Libertadores e qual o próximo jogo do time no campeonato.
A história do Fluminense
O Fluminense Football Club foi fundado em 21 de julho de 1902 por Oscar Cox. Filho de um vice-cônsul britânico no Equador, Cox trouxe as primeiras inovações do esporte para o país, incluindo bolas e equipamentos importados da Inglaterra.
Fato curioso é que o Tricolor das Laranjeiras nem sempre foi tricolor, e tudo por dificuldades em obter uma cor específica de tecido. Inicialmente, os uniformes da equipe eram cinza e branco. Mas foi em 1904 que o Fluminense adotou suas cores atuais: verde, branco e grená, já que o cinza estava em falta no mercado.
Além de sua contribuição para o esporte, Cox também teve sucesso como jogador, conquistando o Campeonato Carioca de 1906.
Retrospecto na Libertadores
O Fluminense participou de nove edições da Copa Libertadores até 2024 (1971, 1985, 2008, 2011, 2012, 2013, 2021, 2023 e 2024), com destaque para duas finais. Relembre as edições mais marcantes do Flu no torneio:
1971: a estreia do Fluminense na Libertadores
A estreia do Fluminense na Libertadores aconteceu em 1971. No entanto, o Tricolor Carioca estreou com o pé esquerdo na competição. Isso porque essa foi uma das participações mais frustrantes do clube no torneio.
Sorteado para o Grupo 3 com Palmeiras, Deportivo Italia e Deportivo Galicia, o Flu ficou em segundo lugar e não conseguiu avançar além da fase de grupos, mesmo ficando apenas dois pontos atrás do líder Palmeiras.
2008: por um triz
O Fluminense teve uma excelente campanha em 2008. Isso porque o Tricolor das Laranjeiras chegou à sua primeira final na Libertadores, contra a LDU. O jogo de ida foi desfavorável ao Flu: a LDU venceu o time por 4 a 2.
No entanto, na volta, o time do então técnico Renato Portaluppi fez história, derrotando a LDU por 3 a 1, com os três gols de Thiago Neves. O Time de Guerreiros levou o jogo para os pênaltis, mas foi derrotado. Isso porque o goleador da noite, Thiago Neves, além do centroavante Washington e do meio-campista Conca perderam as cobranças.
2023: o ano que o Tricolor chegou à Glória Eterna
O ano de 2023 foi um marco para o Fluminense, que conquistou seu primeiro título da Libertadores. O Tricolor das Laranjeiras ficou no grupo D com River Plate, The Strongest e Sporting Cristal, com uma campanha foi histórica. O Flu superou adversários como Argentinos Juniors, Olimpia e Internacional para chegar à final.
O jogo decisivo contra o Boca Juniors foi de fortes emoções para as duas torcidas. Isso porque, após empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, com gol de Germán Cano, o técnico Fernando Diniz colocou o jovem John Kennedy na equipe.
Ninguém imaginava, mas ele mudaria o rumo da partida. O cria de Xerém fez o gol da vitória, garantindo o título e ajudando o Fluminense a alcançar a Glória Eterna.
2024: altos e baixos
Apesar de enfrentar dificuldades no Brasileirão, o Fluminense permanece na disputa pela taça Libertadores. O time derrotou o Grêmio nos pênaltis e avançou para as quartas de final.
Fluminense e Atlético-MG disputam o jogo de ida em 18 de setembro, às 19h.