A pergunta de “quantas Libertadores tem o Corinthians” só é feita por quem não torce pelo Timão ou vai começar a torcer agora. Afinal, o clube foi motivo de piada e deboche até 2012, quando conquistou seu primeiro e único título, por ser o único entre os grandes paulistas sem a taça.
Inclusive, aquele definitivamente foi um ano histórico para a nação alvinegra. Isso porque o clube também disputou o Mundial de Clubes da FIFA naquele ano, além de vencer o campeonato ao bater o Chelsea por 1 a 0 com um gol de Paolo Guerrero.
Copa Libertadores da América 2012
Como campeão brasileiro daquela época, o Corinthians garantiu uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores em 2012. Desse modo, caiu na chave contra Deportivo Táchira (Venezuela), Nacional (Paraguai) e Cruz Azul (México).
Após isso, o Timão conquistou quatro vitórias e dois empates, o que o permitiu avançar com 14 pontos e liderar o grupo com a segunda melhor campanha daquele ano na competição.
Já nas oitavas de finais, o clube empatou 0 a 0 no jogo de ida contra o Emelec (Equador), mas venceu na volta por 3 a 0. Nas quartas de final contra o Vasco, o jogo de ida também ficou no 0 a 0, porém, o Alvinegro venceu na volta por 1 a 0.
Além disso, a partida da semifinal foi contra outro time brasileiro, dessa vez, o Santos, que perdeu para o Corinthians no jogo de ida por 1 a 0 e empatou por 1 a 1 na volta. O que classificou o Timão para a final contra o Boca Juniors.
O jogo de ida da final aconteceu em La Bombonera e terminou em 1 a 1, com o primeiro gol do Boca, que foi empatado pelo Romarinho nos minutos finais. Mas foi em casa no Pacaembu que a nação alvinegra vibrou de verdade com a vitória de 2 a 0 da equipe corintiana, que marcou os dois gols pelos pés de Emerson Sheik.
Essa definitivamente foi uma temporada mágica para a equipe, que começou com a vitória do Campeonato Brasileiro em 2011, passou pela conquista da Copa Libertadores da América em 2012 e também por ganhar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA também em 2012.
Histórico do Corinthians na Libertadores
Até hoje, o Corinthians participou da Libertadores 17 vezes. Desse modo, a última edição a contar com a presença do Timão foi a de 2023, quando ficou em terceiro lugar na fase de grupos e conseguiu apenas passar para a fase de grupos da Copa Sul-Americana:
- 1977 – Fase de grupos
- 1991 – Oitavas de final
- 1996 – Quartas de final
- 1999 – Quartas de final
- 2000 – Semifinal
- 2003 – Oitavas de final
- 2006 – Oitavas de final
- 2010 – Oitavas de final
- 2011 – Pré-Libertadores
- 2012 – Campeão
- 2013 – Oitavas de final
- 2015 – Oitavas de final
- 2016 – Oitavas de final
- 2018 – Oitavas de final
- 2020 – Pré-Libertadores
- 2022 – Quartas de final
- 2023 – Fase de grupos
Onde assistir aos jogos do Corinthians na Libertadores?
Neste ano, o Corinthians não foi classificado para a Libertadores. Os times brasileiros que representaram o Brasil na fase de grupos da competição foram o Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo e Botafogo.
Diante disso, a transmissão da Copa Libertadores da América está acontecendo em diversos canais de TV e plataformas de streaming.
Na TV aberta, a Globo detém os direitos de transmissão da competição. Já nos canais de TV a cabo, os jogos da Libertadores podem ser acompanhados pela ESPN.
Por fim, você pode assistir por streaming na Paramount, ou na Star+ (para jogos transmitidos pela ESPN).