Início » Futebol » Copa Libertadores da América » Coquimbo Unido: tudo sobre o clube chileno

Coquimbo Unido: tudo sobre o clube chileno

Publicado em:

Última atualização:

Coquimbo Unido é um clube de futebol profissional chileno que tem moradia na cidade de Coquimbo, na região de mesmo nome, mas mais especificamente no estádio Francisco Sánchez Rumoroso, ou El Coloso Del Llano, que possui capacidade para 18.750 pessoas.

A principal atividade do clube multiesportivo é o futebol profissional, onde sua equipe participa da Primeira Divisão do Chile, depois da promoção do clube em 2021. Os aurinegros vestem as cores amarelo e preto desde a fundação do clube em 30 de agosto de 1958. 

Dito isso, o Coquimbo Unido é, junto do Deportes Temuco e do San Luis, um dos times com mais títulos da Primeira B del Chile — a segunda divisão do Campeonato Chileno — com cinco campeonatos até hoje. 

O seu maior rival é o Deportes La Serena, time com quem disputa o clássico da Região Coquimbo, já que ambas as equipes estão localizadas ali, e disputou mais de 120 partidas ao longo da história.  

História de Coquimbo Unido

Em 11 de julho de 1958 aconteceu a assembleia que marcou a fundação do Club de Deportes Coquimbo Unido, com a aprovação dos estatutos oficialmente em 30 de agosto daquele ano e o reconhecimento como entidade em maio de 1959.

Depois disso, entre a década de 1960 e 1980, o clube oscilou entre a primeira e a segunda divisão do futebol chileno, porém, conseguiu maior destaque na temporada de 1991, quando foram vice-campeões da primeira divisão, o que levou o time pela primeira vez à Copa Libertadores da América, torneio em que enfrentaram equipes como Colo Colo, Universidad Católica, San Lorenzo e Newell’s Old Boys.

Em 2005, Coquimbo Unido chegou até a final do Torneo de Apertura, sendo esse um dos momentos de maior destaque pro clube, tendo jogadores como Luis Corvalán e Carlos Carmona sob a direção de Raúl Toro.

No entanto, em 2007 entraram em uma maré de azar que levou o clube para a Primeira B, divisão em que permaneceu até 2018. Durante esses anos, lutaram para retornar à elite do futebol chileno, chegando até a alcançar finais e a participar de torneios de promoção, mas sem conquistar o retorno imediato. 

Em 2018, para a felicidade dos torcedores, o time finalmente voltou para a Primeira División sob o comando de Patrício Graff e graças a atuação de jogadores como Rodrigo Holgado e Alí Manouchehri. 

A equipe, porém, voltou a cair de divisão em 2020, mas logo voltou em 2022. No ano seguinte, conseguiu um ótimo quinto lugar.

Títulos que o clube já conquistou

Sem grandes conquistas, o Coquimbo Unido conquistou cinco títulos do Primeiro B do Chile, os dois primeiros em 1962 e 1977, além de outros três títulos de “Clausura” em 2014, 2018 e 2021, quando subiu pela última vez para a primeira divisão e onde permanece até hoje.

Falando em primeira divisão, o clube chegou apenas a ser vice-campeão duas vezes: a primeira em 1991, e a segunda mais recentemente no “Apertura” de 2005. Outros vices que o Coquimbo conseguiu foram na Segunda División. O primeiro veio em 1966, o segundo em 1990 e o terceiro no “Apertura” de 1970.