O Paraguai pode não ter o mesmo sucesso no futebol como outros países da América do Sul, como é o caso de seus vizinhos Brasil, Argentina e até Uruguai. Porém, isso não quer dizer que não existam grandes clubes profissionais no futebol paraguaio. Um exemplo é o Club Libertad, que junto do Olímpia e Cerro Porteño forma o Top 3 dos maiores times do país.
O Libertad possui mais de um século de história e é o terceiro maior vencedor do Campeonato Paraguaio de futebol, atrás apenas de seus adversários conterrâneos, que também são de Assunção, a capital e maior cidade do Paraguai.
Os três também têm uma rivalidade histórica e formam os maiores clássicos paraguaios, porém, o Club Libertad ganhou mais destaque nesse novo milênio e consagrou-se como uma potência ao se tornar uma das presenças mais constantes na Copa Libertadores da América.
Chegou até a alcançar a semifinal da competição em 2006, quando o Internacional o eliminou da competição. Desse modo, ganhou o título de clube paraguaio da década, mesmo com o Olímpia vencendo a Libertadores em 2002.
História do Club Libertad
A fundação do Club Libertad aconteceu em 30 de julho de 1905, em Assunção, no Paraguai, por meio de um grupo de estudantes que se inspiraram na busca por liberdade em um regime político turbulento na história do país. Todos eram membros de uma revolução que deu fim ao Partido Colorado, de caráter conservador, e um de seus líderes era Juan Manuel Sosa Escalada. Ele que, aliás, se tornaria o primeiro presidente da instituição e o responsável por originar a ideia.
A equipe teve sua base instalada na cidade de Assunção, capital do país, e o seu apelido virou Albinegro, que significa alvinegro em português. Não à toa, seu escudo e seu uniforme são em preto e branco.
Com o passar dos anos, a instituição foi aumentando a sua relevância no cenário nacional. Hoje em dia, o clube é um dos três maiores de todo o Paraguai. Os outros dois são Olímpia e Cerro Porteño, seus maiores rivais.
Começo e desempenho
A primeira partida ocorreu contra o próprio Olímpia e terminou em um empate de 1 a 1. Com um início forte, o time conquistou seu primeiro título nacional amador em apenas cinco anos de existência e repetiu o feito em 1917 e 1920. Depois disso, em 1930, depois da expansão do Campeonato Paraguaio para mais 14 times, o Club Libertad ganhou seu primeiro título oficial.
Porém, logo após sua conquista enfrentou desafios no cenário internacional depois que viajou para Tucumán, na Argentina. No entanto, o desempenho não foi muito bom, e o time voltou para casa com um empate, uma vitória e duas derrotas.
Depois disso, a equipe teve algumas outras conquistas até a década de 70. Enfrentou, então, um período de seca até os anos 2000, quando ressurgiu na sua época mais forte e consistente no futebol paraguaio.
O Libertad soma 23 participações na Copa Libertadores da América, sendo um dos clubes que mais disputou a competição.
Títulos que conquistou
Com 25 títulos do Campeonato Paraguaio, o Club Libertad teve sua primeira conquista em 1910. Voltou a vencer em 1917, 1920, 1930, 1943, 1945, 1955 e 1976.
Depois disso, voltou a vencer apenas em 2002, mas de forma consistente. Logo, se tornou o maior campeão do título neste milênio, sendo o terceiro maior vencedor do evento, ficando atrás apenas de Olímpia, com 46, e Cerro Porteño, com 34.
Confira as principais conquistas do Libertad:
- 25 Campeonatos Paraguaios;
- 9 Torneios Apertura;
- 6 Torneios Clausura;
- 2 Copas Paraguaias;
- 1 Supercopa Paraguaia;
- 1 Segunda Divisão.
Elenco do Libertad
Por fim, é hora de descobrir quais são os jogadores que fazem parte do plantel da equipe. De acordo com o Transfermarkt, são eles:
- Goleiros: Rodigo Moríngio, Ángel González, Martín Silva;
- Zagueiro: Diego Viera, Miguel Jacquet, Luis Cardozo;
- Laterais: Matías Espinoza, Néstor Giménez, Iván Ramírez, Iván Piris;
- Meias: Cristian Riveros, Ángel Cardozo Lucena, Álvaro Campuzano, Hugo Martínez, Hernesto Caballero, Alejandro Silva, Matías Schabus, Rubén Lezcano, Lucas Sanabria, William Mendieta;
- Atacantes: Iván Franco, Lorenzo Melgarejo, Bautista Merlini, Pedro Villalba, Héctor Villalba, Rodrigo Villalba, Antonio Bareiro, Marcelo Fernández, Gustavo Aguilar, Roque Santa Cruz, Óscar Cardozo.
O técnico do time é o paraguaio de 47 anos Ariel Galeano.