Início » Futebol » Copa Libertadores da América » Chaves da Libertadores feminina: veja como foram os grupos da competição e quem avança para a semifinal

Chaves da Libertadores feminina: veja como foram os grupos da competição e quem avança para a semifinal

Publicado em:

Última atualização:

As chaves da Libertadores Feminina 2024 já estão definidas, e o campeonato segue a todo vapor. Três equipes brasileiras começaram na competição, mas somente uma passou para a semifinal. Com uma disputa acirrada em todos os grupos, o que mais chamou a atenção foi o Grupo C, que contou com a Ferroviária, dada a equidade técnica dos clubes e equilíbrio no total de pontos.

Continue a leitura e veja como foi o chaveamento da Libertadores feminina de 2024, os times brasileiros que estiveram na competição e em quais grupos eles se encontram.

Quais times brasileiros participaram da Libertadores feminina de 2024?

Confira os clubes do Brasil que disputaram a Libertadores feminina de 2024, bem como os que competirão no torneio sul-americano pela fase eliminatória:

Corinthians

Atual campeão da Libertadores feminina, o Corinthians soma quatro títulos na competição (2017, 2019, 2021 e 2023), sendo o maior vencedor da história da competição. A equipe teve uma fase de grupos sólida, com um empate contra o Boca Juniors (0 a 0), uma vitória esmagadora contra o ADDIFEM (8 a 0 para as Brabas do Timão) e outra vitória por 3 a 1 sobre o Libertad.

O Corinthians, cujo técnico é Lucas Piccinato, passou pelo Olimpia nas quartas de final e agora enfrenta o gigante Boca Juniors.

Ferroviária

As Guerreiras Grenás, que conquistaram a Libertadores em 2015 e 2020, não conseguiram passar para as quartas de final desta vez. No entanto, mantiveram um desempenho competitivo, empatando com o Independiente del Valle (1 a 1), Peñarol do Uruguai (2 a 2) e Santa Fé (1 a 1).

Apesar do esforço, a Ferroviária ficou em terceiro lugar no Grupo C, deixando a Libertadores Feminina de 2024 mais cedo do que o esperado.

Santos

Mesmo com o rebaixamento no Brasileirão, assim como a equipe masculina, as Sereias da Vila se destacaram na Libertadores. Ganharam de todas as adversárias: Always Ready (5 a 0), Colo-Colo (1 a 0) e Olimpia (4 a 2).

Sob o comando de Caio Couto, o Santos enfrentou o Boca Juniors nas quartas de final, mas sofreu com a derrota nos pênaltis e deixou a competição.

Grupos da Libertadores feminina de 2024

Os grupos da Libertadores feminina de 2024 foram definidos em setembro por meio de sorteio da CONMEBOL. Veja como ficaram e quais pontuações cada time conseguiu:

  • Grupo A: Corinthians (7), Boca Juniors (7), Libertad (3) e ADIFFEM (0)
  • Grupo B: Santos (9), Olimpia (6), Colo-Colo (3) e Always Ready (0)
  • Grupo C: Santa Fé (5), Independiente del Valle (4), Ferroviária (3) e Peñarol (2)
  • Grupo D: Deportivo Cali (9), Alianza Lima (6), Santiago Morning (3) e Guaraní (0)

Chaveamento das quartas de final da Libertadores Feminina

O chaveamento das quartas de final da Libertadores feminina teve, na Chave A, Corinthians x Olimpia e Santos x Boca Juniors e, na Chave B, Santa Fe x Alianza Lima e Deportivo Cali x Independiente del Valle. Veja como foram as partidas:

12 de outubro

Corinthians 2 x 0 Olimpia: com gols de Gabi Zanotti e Milene, as Brabas do Timão dominaram o jogo sobre as paraguaias e garantiram vaga para a semifinal da competição.

Santos 0 (2) x 0 (4) Boca Juniors: após empate no tempo regulamentar, o jogo seguiu para os pênaltis. No entanto, as argentinas acabaram com as chances de uma semifinal brasileira, avançando para enfrentar o Corinthians.

13 de outubro

Santa Fe 2 x 0 Alianza Lima: o Santa Fe avançou para a semifinal da Libertadores feminina após bater o Alianza Lima com gols de Natalia Gaitan e Karla Torres. Ao final do jogo, Wendy Bonilla, do Santa Fe, e Heidy Padilla, do Alianza Lima, foram expulsas devido à confusão. Dessa forma, Bonilla fica de fora da próxima disputa.

Deportivo Cali 0 x 3 Independiente del Valle: com um hat trick de Nayely Bolaños, sendo o último gol de pênalti, o Independiente del Valle avança para a semifinal do torneio.

Semifinal e grande final da Libertadores Feminina

Após as semifinais, que acontecerão entre Corinthians x Boca Juniors em 15 de outubro, às 17h (horário de Brasília) e Santa Fe x Independiente del Valle no dia 16, também às 17h, as duas equipes vencedoras dos confrontos avançarão para a grande final da Libertadores feminina, que será disputada em jogo único no dia 19 de outubro, às 19h (horário de Brasília).

O time campeão terá o nome gravado na história do futebol feminino sul-americano, encerrando a competição com o troféu mais cobiçado da América Latina.

Quais times já ganharam a Libertadores Feminina?

A Libertadores feminina acontece desde 2009 e, desde então, oito times diferentes já levantaram o troféu. Dentre eles, seis são brasileiros, o que demonstra a força do país, assim como a discrepância no investimento da modalidade. Confira a lista das campeãs da Libertadores feminina e quantas vezes cada clube conquistou o torneio:

  • Santos (2009 e 2010)
  • São José (2011, 2013 e 2014)
  • Colo-Colo, Chile (2012)
  • Ferroviária (2015 e 2020)
  • Sportivo Limpeño, Paraguai (2016)
  • Corinthians (2017* em parceria com Audax, 2019, 2021 e 2023)
  • Palmeiras (2022)

O título de 2017 do Corinthians foi conquistado em parceria com o Audax, sendo a equipe oficialmente reconhecida como Audax/Corinthians naquela temporada.

Quem é o grande favorito a ganhar a Libertadores feminina em 2024?

Apesar de a Libertadores feminina de 2024 ter um nível técnico mais balanceado, é inegável que o Corinthians é o favorito a ganhar o torneio. Mesmo assim, Boca Juniors também é candidato ao título e pode acabar com a hegemonia corintiana na semifinal.