Campeão da Libertadores, o Botafogo vai participar da Copa Intercontinental de 2024. Organizado pela FIFA, o torneio reúne os campeões de cada um dos continentes da temporada e os coloca frente a frente em confrontos de alto nível. É o antigo Mundial de Clubes, mas sob um formato diferente. Além disso, há mais taças em jogo. Dessa maneira, confira as equipes classificadas e saiba como vai funcionar.
É importante ressaltar que, a partir de 2025, serão duas competições coordenadas pela FIFA: a Copa Intercontinental, protagonizada pelos vencedores das seis confederações, e o Mundial de Clubes, realizada de quatro em quatro anos com 32 times. Siga no texto para entender a diferença.
Como vai ser a Copa Intercontinental de 2024?
A Copa Intercontinental de 2024 será disputada em quatro fases, todas em mata-mata. Com sede no Catar, o torneio começou em 22 de setembro e terminará em 18 de dezembro. Na primeira fase, os campeões da Ásia e Oceania se enfrentam em jogo único, onde o vencedor segue para a próxima etapa.
Depois, as quartas de final tem início. São dois confrontos em mão única. De um lado, o ganhador da primeira fase e o campeão da África (encontro batizado de Copa África-Ásia-Pacífico) se enfrentam, enquanto os representantes da Libertadores e Copa dos Campeões da CONCACAF (denominada de Clássico das Américas) estarão frente a frente. Os ganhadores dos dois embates não apenas se classificam para a semifinal, como também faturam troféus especiais.
Então, começa a semifinal – ou terceira fase -, intitulada de Challenger. Aqui, o vencedor da Copa África-Ásia-Pacífico joga contra o ganhador do Clássico das Américas. Novamente, o vitorioso levanta uma taça e, de quebra, se classifica para a decisão do campeonato.
O time da Europa tem vaga garantida na final da Copa Intercontinental. Seu adversário vem da semifinal (ou Copa Challenger).
Quem participa da Copa Intercontinental?
Seis equipes participam da Copa Intercontinental. Cada uma representa um continente, sendo Ásia, África, Oceania, América do Sul, Europa e América do Norte, Central e Caribe. Por outro lado, a entidade confirmou que, a partir de 2024, não haverá mais o representante do país-sede.
Então, conheça os participantes da competição em 2024:
- Al Ahly FC (Egito) – representante da África
- Al Ain (Emirados Árabes Unidos) – representante da Ásia
- Auckland City FC (Nova Zelândia) – representante da Oceania
- Botafogo (Brasil) – representante da América do Sul
- Pachuca (México) – representante da América do Norte, Central e Caribe
- Real Madrid (Espanha) – representante da Europa
Calendário de jogos de 2024
Acompanhe o calendário da Copa Intercontinental de 2024:
- PRIMEIRA FASE:
- Al Ain 6 x 2 Auckland City
- SEGUNDA FASE:
- Al Ahly 3 x 0 Al Ain
- Botafogo x Pachuca – Quarta-feira, 11/12 às 14h (de Brasília) no Estádio 974, no Catar
- TERCEIRA FASE:
- Botafogo ou Pachuca x Al Ahly – Sábado, 14/12 às 14h (de Brasília), no Estádio 974, no Catar
- FINAL:
- Real Madrid x Vencedor da terceira fase – Quarta-feira, 18/12 às 15h (de Brasília), no Estádio Lusail, no Catar
Qual a diferença entre Copa Intercontinental e Mundial de Clubes?
São muitas diferenças entre as duas competições. Para começar, a Copa Intercontinental será disputada todos os anos, enquanto o Mundial de Clubes vai ser a cada quatro anos.
Outra mudança é o número de equipes. Na Copa, serão apenas os seis campeões continentais, enquanto no Mundial 32 clubes farão parte do quadro de membros. O sistema de disputas também é diferente.
Outro ponto a ser notado é o troféu entregue ao campeão. Os torneios darão exemplares completamente diferentes aos clubes. A tradicional peça utilizada no “antigo” Mundial ficará no Intercontinental, enquanto o Mundial terá um novo design. Além disso, as cotas de direitos de imagens e patrocinadores serão maiores no novo Mundial da FIFA, já que terão mais participantes.
Onde assistir?
É possível assistir a Copa Intercontinental nos canais Globo e SporTV, e nas plataformas digitais FIFA+ e Cazé TV. Dá para acompanhar a competição em qualquer lugar do Brasil, tanto na televisão como na internet.
A Globo, na TV aberta, exibirá os compromissos do Botafogo e a final contra o Real Madrid, caso o time se classifique. O SporTV, por outro lado, irá transmitir todos os embates na TV por assinatura.
Na internet, é possível ver de graça todos os confrontos na plataforma FIFA+, no site oficial ou aplicativo, e também na Cazé TV pelo Youtube ou Twitch de forma gratuita.