A Seleção do Uruguai carrega o legado de ser a primeira campeã do mundo no futebol. Uma equipe dedicada e valente que atrai os olhares dos torcedores não apenas pelo glorioso histórico, mas também pela qualidade dos craques que já vestiram uniforme celeste. Mas, afinal, quantas Copas do Mundo tem o Uruguai? Conheça a história da seleção.
Quantas Copas do Mundo tem o Uruguai?
Em sua história, o Uruguai venceu duas Copas do Mundo de futebol. A equipe celeste ganhou em 1930, a primeira edição do torneio, e depois conquistou o bicampeonato em 1950, em cima do anfitrião, Brasil.
No total, a Seleção do Uruguai participou de 14 edições do Mundial, mas ficou fora em oito delas porque não conseguiu se classificar: 1934, 1938, 1958, 1978, 1982, 1994, 1998 e 2006.
Se você chegou até aqui, já sabe quantas Copas do Mundo o Uruguai tem. Mas você se lembra como foram as realizações? Acompanhe, então, os detalhes de como a seleção alcançou o lugar mais alto do pódio no campeonato.
A conquista do Uruguai na primeira edição da Copa do Mundo, em 1930
O ano de 1930 marca a estreia da Copa do Mundo no calendário do futebol. Somente 13 países competiram no torneio da FIFA, realizado no Uruguai: o anfitrião, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, EUA, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru e Romênia.
O formato era diferente do que conhecemos hoje. Na primeira fase, o Uruguai caiu no grupo C, composto também por Romênia e Peru. Os elencos se enfrentaram em turno único, onde apenas o primeiro colocado da chave avançaria para a etapa seguinte. A nação celeste, então, superou as duas equipes facilmente.
Na semifinal, o Uruguai venceu a Iugoslávia por 6 a 1. Então, na decisão, em 30 de julho de 1930, o país levou a melhor contra a Argentina, em Montevidéu, por 4 a 2, com gols de Dorado, Cea, Iriarte e Castro. O capitão uruguaio, José Nazassi, recebeu o troféu dourado do presidente da FIFA, Jules Rimet, e o levantou para simbolizar a conquista.
Uruguai conquista bicampeonato em 1950
Com a Segunda Guerra Mundial, a FIFA ficou 12 anos sem realizar o Mundial entre seleções. Voltou em 1950, com 13 times e um novo formato de disputas. O Brasil foi escolhido para receber o evento, que contou com a presença do Uruguai, primeiro campeão da história do campeonato.
Dessa vez, o esquadrão celeste tinha nomes de peso como Obdulio Varela, Alcides Ghiggia e Rubén Morán. Na primeira fase, o Uruguai caiu no grupo D, com a Bolívia. Claramente superior à adversária, a equipe goleou a Bolívia por 8 a 0, com direito a show de atuações em campo.
Brasil, Suécia, Espanha e Uruguai se classificaram para a última etapa da competição: o quadrangular final. O Uruguai empatou com a Espanha (2×2), venceu a Suécia (3×2) e, finalmente, na última partida, superou o Brasil (2×1) no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Por fim, o time azul ficou em primeiro lugar na classificação com cinco pontos.
Por que o Uruguai tem quatro estrelas no uniforme?
A Seleção do Uruguai tem dois títulos mundiais, mas o uniforme da equipe diz o contrário. É possível observar quatro estrelas costuradas acima do brasão da nação celeste, o que deixa os torcedores confusos. Mas, afinal, qual é o significado dos astros na camisa?
O Uruguai conquistou o ouro no Torneio Olímpico de futebol masculino em Paris e Amsterdã em 1924 e 1928, respectivamente. Aquele era o início de uma era bem-sucedida geração no país.
Sendo assim, a equipe uruguaia reivindicou as medalhas como títulos mundiais, já que na época o Mundial ainda não existia. De acordo com a CNN, em 2021 a FIFA pediu para a Puma, responsável pelo material esportivo da Seleção do Uruguai, retirar as duas estrelas que remetiam aos Jogos Olímpicos. Porém, a equipe conseguiu o direito de mantê-las no uniforme.