Lionel Messi é o grande protagonista da Argentina. Entretanto, outro personagem vem brilhando desde a conquista da terceira taça da Copa do Mundo: Dibu. Na final contra a França, em 2022, o arqueiro defendeu a cobrança de Coman e se estabeleceu como o melhor goleiro do Mundial, mas qual é o nome do goleiro da Argentina? Conheça o responsável pela terceira estrela dos hermanos.
Saiba o nome do goleiro da Argentina
O goleiro da Argentina é Emiliano Martínez, de 31 anos. Chamado de “fenômeno” por Messi, o arqueiro pode ser descrito facilmente em uma palavra: confiança. Esse é o sentimento que o atleta demonstra todas as vezes em que entra em campo. “Dibu”, que significa desenho em espanhol, ganhou a confiança do técnico Lionel Scaloni e dos argentinos após a boa atuação na Copa América.
Emiliano foi convocado pela primeira em 2011, mas sua única função foi esquentar o banco de reservas. Em 2021, a chance de estrear a titularidade surgiu: com Armani doente, Scaloni escalou Martínez na Copa América. O resultado? O goleiro deu a vida em campo, defendeu bolas e pegou pênaltis na semifinal contra a Colômbia. Dessa forma, tornou-se o titular da Argentina.
Nascido em Mar del Plata, cidade na costa atlântica da Argentina, a trajetória de Dibu começa nas categorias de base do Independiente. Seu talento logo despertou o interesse de clubes europeus, como o Arsenal. Em 2011, passou a atuar no sub-20 do time inglês, mas sem espaço no elenco principal.
Eventualmente, Martínez foi emprestado para outros clubes: de 2012 a 2019, passou por Oxford United, Sheffield Wednesday, Rotherham, Wolves, Getafe e Reading. Por fim, de volta ao Arsenal em 2019, Dibu assumiu a vaga titular dos Gunners após Bernd Leno se machucar. Sem convencer, foi vendido para o Aston Villa, onde finalmente teve números melhores em sua carreira.
Quantos títulos Dibu Martínez tem?
O argentino tem 9 títulos: três com a Argentina e seis com o Arsenal. Apesar da boa performance nos quatro anos de Aston Villa, o goleiro não levantou nenhuma taça pelo clube.
Em 2021, venceu o Brasil na final da Copa América, no Maracanã. Um ano depois, bateu a favorita França nos pênaltis, com uma defesa, conquistando assim o tricampeonato. Por fim, superou a Itália na Finalíssima, competição que coloca frente a frente os campeões da Copa América e da Eurocopa.
Pelo Arsenal, Dibu soma três títulos da Supercopa da Inglaterra e três na Copa da Inglaterra.
Prêmios individuais do jogador
Em outubro de 2023, a atuação de Martínez no mata-mata da Copa do Mundo do Catar lhe rendeu o Troféu Yashin, a Bola de Ouro entregue ao melhor goleiro do mundo. A revista “France Football”, organizadora do prêmio, elenca os melhores jogadores da temporada através de votação entre jornalistas.
O argentino desbancou Yassine Bounou, Thibaut Courtois, Ederson, Dominik Livakovic, Mike Maignan, André Onana, Aaron Ramsdale, Brice Samba e Marc-André ter Stegen na categoria.
Emiliano também recebeu a indicação para o FIFA The Best de melhor goleiro, premiação organizada pela entidade do futebol, mas perdeu para o brasileiro Ederson.