Início » Futebol » Copa do Mundo » Jogos de Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA na África: veja tabela e formato da competição

Jogos de Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA na África: veja tabela e formato da competição

Publicado em:

Última atualização:

Lar de grandes nomes do futebol mundial, as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA na África dão nove vagas ao Mundial, além de uma para a repescagem intercontinental. Anteriormente, eram distribuídas quatro vagas a menos para o continente africano.

Apesar da semana de Data FIFA, os jogos de eliminatórias para a Copa do Mundo na África não estão sendo disputados na reta final de 2024. Atualmente, o calendário do continente está focado na Copa das Nações Africanas.

Neste ciclo para o Mundial, a seletiva africana teve um novo formato. Todas as seleções começaram na mesma fase, sem as preliminares das edições anteriores.

Quais são as seleções que jogam as Eliminatórias da Copa na África?

Seguindo o novo formato da seletiva, ao todo 54 seleções disputam as nove vagas nas eliminatórias africanas. O aumento se dá pelo inchaço da Copa de 32 para 48 seleções. Antes mesmo do início da competição, uma polêmica envolveu as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA na África.

A Eritreia anunciou sua desistência a seis dias da estreia. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, o governo liderado por Isaias Afwerki desde 1993 não quer que os jogadores peçam asilo político fora do país. Sendo assim, a federação de futebol da Eritreia dispensou os atletas, que estavam se preparando há três meses.

Desta maneira, restaram as seguintes equipes na disputa dos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA na África:

Egito, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Etiópia, Djibouti, Senegal, República Democrática do Congo, Mauritânia, Togo, Sudão, Sudão do Sul, Nigéria, África do Sul, Benim, Zimbábue, Ruanda, Lesoto, Camarões, Cabo Verde, Angola, Líbia, Essuatíni, Maurícia, Marrocos, Zâmbia, Congo, Tanzânia, Níger, Costa do Marfim, Gabão, Quênia, Gâmbia, Burundi, Seychelles, Argélia, Guiné, Uganda, Moçambique, Botsuana, Somália, Tunísia, Guiné Equatorial, Namíbia, Malawi, Libéria, São Tomé e Príncipe, Mali, Gana, Madagascar, República Centro-Africana, Comores e Chade.

Fase de grupos, classificação e resultados até o momento

As Eliminatórias da Copa do Mundo na África, com o novo formato, começam com todas as seleções na fase de grupos. Sendo assim, as 54 seleções são divididas em seis grupos de seis equipes. No entanto, com a desistência da Eritreia, o Grupo E conta apenas com cinco grupos.

Divisão dos grupos das Eliminatórias da Copa na África

  • Grupo A: Egito, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Etiópia e Djibouti
  • Grupo B: Senegal, República Democrática do Congo, Mauritânia, Togo, Sudão e Sudão do Sul
  • Grupo C: Nigéria, África do Sul, Benim, Zimbábue, Ruanda e Lesoto
  • Grupo D: Camarões, Cabo Verde, Angola, Líbia, Essuatíni e Maurícia
  • Grupo E: Marrocos, Zâmbia, Congo, Tanzânia e Níger
  • Grupo F: Costa do Marfim, Gabão, Quênia, Gâmbia, Burundi e Seychelles
  • Grupo G: Argélia, Guiné, Uganda, Moçambique, Botsuana e Somália
  • Grupo H: Tunísia, Guiné Equatorial, Namíbia, Malawi, Libéria e São Tomé e Príncipe
  • Grupo I: Mali, Gana, Madagascar, República Centro-Africana, Comores e Chade

Até o momento, foram disputadas quatro rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo na África. Com os resultados obtidos até o momento, estariam classificadas para o Mundial as seguintes seleções: Egito, Sudão, Ruanda, Camarões, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Comores.

Além das nove vagas diretas para a maior competição do futebol mundial, a seletiva africana também rende uma vaga para a repescagem. Contudo, os quatro melhores segundos colocados fazem um playoff em novembro de 2025 para definir o representante.

Quais foram as seleções africanas que se classificaram para a última Copa do Mundo FIFA?

Anteriormente, na última edição da Copa do Mundo, no Catar, as seleções africanas alcançaram um feito histórico. O continente teve cinco seleções com técnicos do continente na competição mais importante do futebol mundial. Naquela oportunidade, se classificaram Senegal, Tunísia, Marrocos, Camarões e Gana.

O maior destaque dentro de campo foi a equipe marroquina, que chegou à semifinal, deixando para trás Espanha e Portugal. Logo após, na semifinal, o time comandado por Walid Regragui foi derrotado pela França. Na disputa do terceiro lugar, a Croácia bateu Marrocos por 2 a 1.