A menos de dois anos do Mundial de 2026, as Eliminatórias da Copa do Mundo na Ásia já esquentam com as equipes em busca de uma das oito vagas destinadas ao continente. Dividida em fases, a competição já conta com seleções eliminadas.
Atualmente, 18 equipes já deixaram de sonhar com a disputa da Copa do Mundo em 2026, são elas: Índia, Afeganistão, Síria, Myanmar, Tailândia, Singapura, Malásia, Taipé Chinesa, Turcomenistão, Hong Kong, Vietnã, Filipinas, Tajiquistão, Paquistão, Iêmen, Nepal, Líbano e Bangladesh.
Quais são as seleções que jogam as eliminatórias asiáticas?
Já na terceira fase, as Eliminatórias da Copa do Mundo na Ásia contam com 18 equipes: Japão, Austrália, Arábia Saudita, Bahrein, Indonésia, China, Uzbequistão, Irã, Emirados Árabes, Catar, Coreia do Norte, Quirguistão, Coreia do Sul, Iraque, Jordânia, Omã, Kwait e Palestina.
Anteriormente, na segunda fase, outras 18 equipes ficaram pelo caminho: Índia, Afeganistão, Síria, Myanmar, Tailândia, Singapura, Malásia, Taipé Chinesa, Turcomenistão, Hong Kong, Vietnã, Filipinas, Tajiquistão, Paquistão, Iêmen, Nepal, Líbano e Bangladesh.
O torneio é dividido em três fases. A primeira fase das Eliminatórias da Copa do Mundo na Ásia começou em outubro de 2023, com os 20 países de pior classificação do Ranking Mundial da FIFA. Eles se enfrentam em um confronto de ida e volta para chegar à segunda fase.
Essas seleções se juntaram às 26 restantes em uma fase de grupos, que uniu nove chaves de quatro países. Então, entre 16 de novembro de 2023 a 11 de junho de 2024, cada seleção jogou dentro de casa e fora, e os dois primeiros colocados se classificam para a terceira fase.
A partir de então, 18 equipes foram divididas em três grupos de seis. Mais uma vez, os times se enfrentam em confrontos de ida e volta, de setembro de 2024 a junho de 2025, com os dois primeiros colocados de cada grupo garantindo sua passagem para o Mundial.
Fase de grupos, classificação e resultados das Eliminatórias da Copa do Mundo na Ásia até então
Até o momento, três rodadas da terceira fase das Eliminatórias da Copa do Mundo na Ásia já foram disputadas. Atualmente, se a competição acabasse da maneira que está, Uzbequistão, Irã, Coreia do Sul, Iraque, Japão e Austrália estariam garantidas no Mundial.
- Grupo A: Uzbequistão, Irã, Emirados Árabes, Catar, Coreia do Norte, Quirguistão
- Grupo B: Coreia do Sul, Iraque, Jordânia, Omã, Kuwait, Palestina
- Grupo C: Japão, Austrália, Arábia Saudita, Bahrein, Indonésia, China
Por outro lado, os terceiros e quartos colocados de cada grupo serão divididos em grupos com três seleções. Desta maneira, os vencedores desses grupos garantem vaga na Copa. Finalmente, em novembro de 2025, será realizado um duelo com as duas equipes que ficaram em segundo lugar, com jogo de ida e volta, e o vencedor irá para o Torneio de Repescagem da FIFA.
No torneio de repescagem da Fifa, cada uma das confederações da entidade, menos a Uefa, terão uma seleção, além de uma equipe adicional da confederação anfitriã (Concacaf).
Posteriormente, os dois cabeças-de-chave serão definidos com base no Ranking Mundial da FIFA do momento. Desta maneira, as duas seleções irão enfrentar os vencedores de dois jogos eliminatórios iniciais. Finalmente, as equipes classificadas irão disputar uma vaga no Mundial contra os vencedores dos dois primeiros jogos eliminatórios com os quatro times não classificados.
Qual seleção asiática mais participou da Copa do Mundo FIFA?
Ao todo, 12 seleções da Ásia já se classificaram para a Copa do Mundo. Entre elas, a Coreia do Sul é a equipe que mais disputou o Mundial, com 11 edições, seguido de Japão, com sete, e Austrália, Irã e Arábia Saudita, com seis. No entanto, o melhor desempenho japonês foi ficar nas oitavas de final, o que aconteceu em quatro edições, 2002, 2010, 2018 e 2022.
- Coreia do Sul: 11
- Japão: 7
- Austrália: 6
- Irã: 6
- Arábia Saudita: 6
- Coreia do Norte: 6
- Indonésia: 1
- Kuwait: 1
- Iraque: 1
- Emirados Árabes Unidos: 1
- China: 1
- Qatar: 1