Início » Futebol » Copa do Mundo » Copa do Mundo de 2002: história completa do último título mundial do Brasil

Copa do Mundo de 2002: história completa do último título mundial do Brasil

Publicado em:

Última atualização:

Último Mundial vencido pela Seleção Brasileira, a Copa do Mundo de 2002 vive no imaginário de muitos fãs de futebol na terra tupiniquim. No entanto, os mais jovens podem não se recordar com exatidão o que aconteceu no torneio. Saiba tudo sobre a edição da competição!

Onde foi a Copa do Mundo de 2002?​

A edição de 2002 da Copa do Mundo foi a primeira em que dois países sediaram os jogos, com os eventos realizados na Coreia do Sul e no Japão. Além disso, foi a última vez em que o campeão da competição anterior garantia vaga direta. Desta maneira, franceses, coreanos e japoneses tinham seus lugares assegurados.

Posteriormente, definidos todos os critérios do torneio, o sorteio dos grupos foi realizado no Busan Exhibition & Convention Centre (BEXCO) em Busan (Coreia do Sul), no dia 1 de dezembro de 2001. Sendo assim, foram definidos os cabeças de chave: Alemanha, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália e Japão.

Assim, os grupos da Copa do Mundo de 2002 ficaram definidos da seguinte maneira:

  • Grupo A. Dinamarca, França, Senegal, Uruguai.
  • Grupo B. Eslovênia, Espanha, Paraguai, África do Sul.
  • Grupo C. Brasil. China, Costa Rica, Turquia.
  • Grupo D. Coreia do Sul, Estados Unidos, Polônia, Portugal.
  • Grupo E. Alemanha, Irlanda, Camarões, Arábia Saudita
  • Grupo F. Argentina, Inglaterra, Nigéria, Suécia
  • Grupo G. Croácia, Equador, Itália, México
  • Grupo H. Bélgica, Japão, Rússia, Tunísia

Qual era o elenco do Brasil em 2002?

  • Goleiros: Marcos (Palmeiras), Dida (Corinthians) e Rogério Ceni (São Paulo)
  • Zagueiros: Edmílson (Lyon), Roque Júnior (Milan), Anderson Polga (Grêmio) e Lúcio (Bayer Leverkusen)
  • Laterais: Cafu (Roma), Beletti (São Paulo), Roberto Carlos (Real Madrid) e Júnior (Parma)
  • Volantes: Vampeta (Corinthians), Kléberson (Athletico), Gilberto Silva (Atlético-MG)
  • Meias: Rivaldo (Barcelona), Ricardinho (Corinthians), Juninho Paulista (Flamengo) e Kaká (São Paulo)
  • Atacantes: Ronaldo (Internazionale), Ronaldinho Gaúcho (PSG), Denílson (Betis), Luizão (Grêmio) e Edilson (Cruzeiro)
  • Técnico: Luiz Felipe Scolari (Felipão)

Fase de grupos

Terminadas as três primeiras rodadas da Copa do Mundo de 2002, foram definidos os 16 classificados para as oitavas de final. Sendo assim, algumas seleções gigantes caíram ainda na primeira etapa, caso de França, Uruguai, Portugal e Argentina.

Por outro lado, se classificaram: Dinamarca, Senegal, Espanha, Paraguai, Brasil, Turquia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Alemanha, Irlanda, Suécia, Inglaterra, México, Itália, Japão e Bélgica.

Fases finais do Mundial

Posteriormente, as equipes classificadas foram divididas nas chaves que ditariam seu caminho em busca da taça. No caso do Brasil, a amarelinha ficou ao lado de Dinamarca, Inglaterra, Bélgica, Suécia, Senegal, Japão e Turquia.

Oitavas de final da Copa do Mundo de 2002

Sendo assim, nas oitavas de final, a equipe comandada por Felipão enfrentou os belgas, vencendo por 2 a 0. Na ocasião, Rivaldo e Ronaldo marcaram os gols no segundo tempo. Nesta etapa, apenas um embate foi para os pênaltis: o jogo entre Espanha e Irlanda, que terminou com vitória espanhola após o empate em 1 a 1.

Desta maneira, os resultados das oitavas de final foram: Alemanha 1 x 0 Paraguai, México 0 x 2 Estados Unidos, Espanha 1 (3×3) 1 Irlanda, Coreia do Sul 2 x 1 Itália, Brasil 2 x 0 Bélgica, Dinamarca 0 x 3 Inglaterra, Suécia 1 x 2 Senegal, Japão 0 x 1 Turquia.

Quartas de final da Copa do Mundo de 2002

Nas quartas de final, a Seleção Brasileira encarou um jogo que marcaria um jogador, Ronaldinho Gaúcho. Na ocasião, a Inglaterra saiu na frente com gol de Owen, e Rivaldo empatou nos acréscimos. Posteriormente, na etapa final, o bruxo cobrou falta com maestria, enganou o goleiro e garantiu a classificação tupiniquim.

Nas outras partidas, a Alemanha bateu os Estados Unidos por 1 a 0. A Espanha novamente foi para os pênaltis, mas acabou derrotada pela Coreia do Sul por 5 a 3 após o placar ficar zerado, e a Turquia venceu Senegal por 1 a 0.

Semifinal da Copa do Mundo de 2002

A um jogo da decisão, os embates foram decididos pelo placar mínimo. Neste cenário, o Brasil venceu a Turquia por 1 a 0, com gol de Ronaldo, no início da segunda etapa. Além disso, a partida ainda marcou o nome de Denilson na Seleção, pelo lance em que arrasta quatro adversários para o lado do campo com seus dribles. Do outro lado, a Alemanha bateu a Coreia do Sul por 1 a 0, com Ballack balançando as redes.

Final da Copa do Mundo de 2002?

Na grande decisão, foi a vez de Ronaldo eternizar sua camisa na história do futebol. Na final contra a Alemanha, as seleções fizeram um jogo parelho e foram para os vestiários zeradas.

No entanto, o temido goleiro Oliver Kahn seria outro personagem marcante. Grande defensor, o alemão falou em um dos chutes de Rivaldo, e o camisa 9 do Brasil aproveitou para marcar. Posteriormente, o artilheiro fez mais uma dobradinha com seu companheiro, que fez um corta-luz aos 34 minutos para fecharem a conta em Yokohama e conquistar a da Copa do Mundo de 2002.

Quem foi o artilheiro da Copa do Mundo de 2002?

Grande personagem da Copa do Mundo, Ronaldo conquistou também o prêmio de artilheiro da Copa do Mundo. Ao todo, o goleador balançou as redes oito vezes, contra Alemanha (2x), Turquia (2x), Bélgica, Costa Rica (2x) e China.

Atrás do ídolo nacional, veio o também brasileiro Rivaldo. O camisa 10 marcou cinco gols, contra Turquia, China, Costa Rica, Bélgica e Inglaterra.