Julho de 2024 trouxe à tona uma memória bem ruim à Seleção Brasileira: o aniversário de 10 anos do 7 a 1. Isso somado à eliminação do país da Copa América faz com que o torcedor passe por um dos períodos mais complicados nos últimos tempos. Todavia, para animar os ânimos, também existe algo de bom que irá acontecer ainda esse mês. No dia 17 serão completados 30 anos do tetra do Brasil nos Estados Unidos.
Leia o texto a seguir para descobrir como a Seleção conquistou o título mundial. Além disso, confira qual era o plantel de jogadores que faziam parte daquela equipe.
Eliminatórias
Dentre as eliminatórias que o Brasil realizou, as das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 94 certamente foram uma das mais difíceis.
Naquela época, a qualificação na América do Sul dividiu o continente em dois grupos. O grupo brasileiro era o B, que também contava com Uruguai, Bolívia, Equador e Venezuela. Nele, apenas duas equipes se classificavam para o torneio.
Até a última rodada, Brasil, Uruguai e Bolívia tinham chances reais de classificação, com a Seleção enfrentando os uruguaios no Maracanã em um jogo decisivo. Na partida de 1993, Romário brilhou e fez os dois gols da vitória que colocaram a equipe na Copa dos EUA.
Fase de grupos
A busca do tetra pelo Brasil continuou em 20 de junho de 1994, quando a equipe teve a sua primeira partida na fase de grupos do torneio.
No geral, a Seleção finalizou com 7 pontos e ficou na frente de Suécia, com 5, Rússia, com 2, e Camarões, com 1. As vitórias contra os russos e os camaroneses serviram para colocar o time na ponta. Dessa forma, no mata-mata, o adversário seria um dos melhores terceiros colocados: o próprio Estados Unidos.
Mata-mata e tetra do Brasil
Com Romário e Bebeto sendo responsáveis pelo ataque da equipe, a Seleção comandada por Carlos Alberto Parreira chegou às finais ganhando dos EUA, da Holanda e da Suécia, sem sequer ir à prorrogação. Vale destacar que o estilo de jogo do Brasil não era o dos mais atraentes, todavia, a eficiência da equipe em converter suas chances fazia a diferença nas partidas.
Na final, todavia, iria enfrentar uma Itália que tinha, entre outras características, uma defesa muito sólida. Isso fez com a decisão permanecesse sem gols e fosse para os pênaltis.
A partir daí, provavelmente todos os fãs de futebol conhecem a história. Roberto Baggio isola a última cobrança dos italianos e, portanto, o Brasil vence por 3 a 2, com Galvão Bueno narrando o icônico “É Tetra!!!”
O elenco do Brasil tetra
Ao todo, foram 22 nomes selecionados por Parreira para a Copa de 94. O elenco histórico era composto por:
- Goleiros: Taffarel, Zetti, Gilmar;
- Zagueiros: Ricardo Rocha, Ronaldão, Márcio Santos e Aldair;
- Laterais: Leonardo, Cafu, Jorginho e Branco;
- Meio-campistas: Raí, Zinho, Paulo Sérgio, Mazinho, Mauro Silva e Dunga;
- Atacantes: Viola, Ronaldo, Romário, Müller e Bebeto.
Muitas dessas figuras, vale ressaltar, trabalham ou estão em contato com o futebol até os dias de hoje.