Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo Feminina vai ser no Brasil! A proposta brasileira venceu a candidatura unificada entre Alemanha, Bélgica e Holanda para receber a 10ª edição do torneio de futebol feminino. Esta também vai ser a primeira vez da competição na América do Sul. Confira a seguir tudo o que sabemos sobre o Mundial da FIFA até o momento.
Quando vai ser a Copa do Mundo Feminina no Brasil?
A Copa do Mundo de futebol feminino no Brasil ocorrerá de 24 de junho a 25 de julho de 2027. Sendo assim, a candidatura sul-americana recebeu 119 votos, enquanto o projeto europeu teve 78. Votaram a favor do Brasil as federações da Austrália, Argentina, Tunísia, Cuba e Estados Unidos.
Aliás, a proposta vencedora foi anunciada no Congresso da FIFA em Bangkok, em 17 de maio de 2024, na Tailândia.
Desse modo, o Brasil entra para o seleto grupo de países que já receberam a competição feminina da FIFA, com a China (duas vezes), Suécia, Estados Unidos (duas vezes), Alemanha, Canadá, França e Austrália e Nova Zelândia.
Faltam três anos para o Mundial. Dessa forma, a tabela completa com todos os jogos será disponibilizada pela FIFA um ano antes do início do torneio. Confira a programação:
- INÍCIO DA COPA: 24 de junho de 2027
- FINAL DA COPA: 25 de julho de 2027
Quais estádios vão receber a Copa do Mundo Feminina?
De acordo com a candidatura brasileira, o Mundial de futebol feminino será realizado em dez cidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Dez das 12 sedes utilizadas em 2014, na Copa do Mundo, receberão os jogos da próxima edição do torneio feminino, como é o caso do Mineirão e Arena Castelão. Tudo indica que o Maracanã será o palco da abertura e da final, principalmente por ser o maior estádio do país, com capacidade para 78.838 torcedores.
Sendo assim, as cidades e os estádios que devem receber a Copa do Mundo Feminina em 2027 são:
- Belo Horizonte (MG): Estádio Mineirão
- Brasília (DF): Estádio Mané Garrincha
- Cuiabá (MT): Arena Pantanal
- Fortaleza (CE): Arena Castelão
- Manaus (AM): Arena da Amazônia
- Porto Alegre (RS): Estádio Beira-Rio
- Recife (PE): Arena Pernambuco
- Rio de Janeiro (RJ): Estádio Maracanã
- Salvador (BA): Arena Fonte Nova
- São Paulo (SP): Neo Química Arena
Quem vai jogar a Copa Feminina?
O Brasil é o único país confirmado no Mundial da FIFA em 2027. Como é o anfitrião, se classifica automaticamente para o campeonato do futebol feminino. Serão 32 participantes e 64 partidas, sob o mesmo formato da última edição, em 2023, na Austrália e Nova Zelândia.
As seleções confirmam a presença na Copa do Mundo através de competições classificatórias propostas por sua própria confederação internacional. São 28 vagas diretas, com exceção do país anfitrião, e três vagas via repescagem intercontinental.
Antes da bola rolar, o sorteio da FIFA dividirá as 32 equipes em quatro grupos com quatro. Na primeira fase, as equipes jogam entre si por três rodadas no sistema de pontos corridos. Assim, o primeiro e o segundo colocado de cada chave avançam para as oitavas de final. Logo depois, vão para as quartas, semifinal, disputa pelo bronze e a final.
Marta vai jogar na Copa?
A maior artilheira da história do futebol confirmou a aposentadoria da Seleção Brasileira após a eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo de 2023. Em entrevista ao CNN Esportes, a atacante anunciou que a sua última participação será nas Olimpíadas de Paris, em 2024, em busca da primeira medalha de ouro.
“Esse é o meu último ano e posso confirmar. Tem uma hora que a gente tem que entender que chegou a hora. Eu estou muito tranquila com relação a isso, porque eu vejo com muito otimismo esse desenvolvimento que estamos tendo com relação às atletas jovens. Não tem mais Marta a partir de 2025 na Seleção como atleta”.
Dessa maneira, o técnico da Seleção Brasileira, Arthur Elias, terá um longo trabalho pela frente sem a maior goleada do Mundial, com 17 gols.