Com mais de 120 anos de história, o Vasco é um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro. Afinal, o cruz-maltino tem uma galeria lotada de troféus, desde a Libertadores de 1998 até o Brasileirão em 2000. Mas o Vasco já venceu a Copa do Brasil? Acompanhe o texto e confira o histórico do time na competição.
Quantas vezes o Vasco foi campeão da Copa do Brasil?
O Vasco tem um título da Copa do Brasil. Em 2011, o time de Ricardo Gomes venceu o Coritiba na final. No total, o grupo participou de 33 edições do torneio, mas ficou fora em três: 1990, 2001 e 2012.
O cruz-maltino alcançou a final duas vezes: em 2006 e 2011. Na primeira vez, o elenco passou por Botafogo-PB, Iraty, Criciúma, Volta Redonda e Fluminense, mas perdeu a final para o rival Flamengo. Desde então, o time de São Januário não conseguiu mais se qualificar para a decisão.
2011 – Primeiro título do Vasco na Copa do Brasil
Na temporada 2011, o Vasco ganhou a vaga na Copa do Brasil por sua boa posição no ranking da CBF, sistema de qualificação utilizado em competições.
Estreou com goleada de 6 a 1 contra o Comercial, de Mato Grosso do Sul. Na segunda fase, derrotou o ABC com folga (2 a 1 no agregado) e nas oitavas de final venceu o Náutico (3 a 0 no total). O próximo adversário seria um forte candidato ao título: o Athletico-PR.
Portanto, o Vasco não teve vida fácil nas quartas de final. A ida ficou empatada, 2 a 2, com gols de Alecsandro, Diego Souza, Guerrón e Paulo Baier. Na volta, o Furacão abriu o placar, mas Elton arrancou o empate. Com tudo igual no agregado, o critério de gol fora de casa assegurou o Vasco entre os quatro melhores da Copa do Brasil.
Então, na semifinal, o Vasco encontrou o Avaí. Após a igualdade na ida, 1 a 1, o cruz-maltino venceu o Leão no Ressacada, em Florianópolis, por 2 a 0. Desse modo, o clube dava esperanças de título para os vascaínos.
Pela segunda vez na história, então, o Vasco chegou na final da Copa do Brasil. Do outro lado, o estreante Coritiba, do técnico Marcelo Oliveira, vinha de vitória contra o Ceará.
O primeiro jogo aconteceu em São Januário, com a presença da fanática torcida carioca. Depois de um primeiro tempo equilibrado, Alecsandro marcou para os vascaínos aos seis minutos da etapa final. Placar: 1 a 0. Na volta, o Couto Pereira recebeu as equipes. O Coxa apertou a marcação e pressionou por todo o primeiro tempo, mas Alecsandro abriu o placar aos 11 minutos e deu vantagem aos visitantes. Contra um Vasco desorganizado, Bill anotou aos 29, e Davi, aos 44, virou para o Coritiba.
No segundo tempo, Éder Luís fez o segundo gol do time cruz-maltino. A partir daí, era o elenco paranaense atacando e os cariocas se defendendo. Por fim, com 21 minutos, Willian Farias fez o terceiro do Coxa, mas não era o suficiente para subir ao lugar mais alto do pódio. Dessa maneira, sem tempo para mais nada, o resultado de 3 a 2 consagrou o Vasco campeão da Copa do Brasil de 2011.
Outros títulos do Vasco
Além da Copa do Brasil, o Vasco também tem outros títulos. Em seu glorioso passado, o time conquistou o primeiro estadual em 1923, com Cecy, Arlindo e Mingote. Além disso, mais tarde, em 1974, se tornou o campeão brasileiro e, em 1998, o dono da América.
Você já sabe quantas vezes o Vasco foi campeão da Copa do Brasil, então agora é a hora de desvendar os outros troféus expostos na sede do clube.
- Libertadores – 1 título
- Campeonato Brasileiro Série B – 1 título
- Copa Mercosul – 1 título
- Campeonato Sul-Americano de Campeões – 1 título
- Campeonato Carioca Série A2 -1 título
- Torneio João Havelange – 1 título
- Taça dos Campeões Rio-São Paulo – 1 título
- Campeonato Carioca – 24 títulos
- Taça Guanabara – 12 títulos
- Taça Rio – 11 títulos
- Torneio Rio-São Paulo – 3 títulos
- Campeonato Brasileiro – 4 títulos
Curiosidades sobre a história do Vasco
Fundado em 21 de agosto de 1898, o Vasco era um clube de remo, chamado de Clube de Regatas Vasco de Gama, no Rio de Janeiro. Mais tarde, em 1915, o time se uniu com o Lusitânia Futebol Clube e, finalmente, o futebol foi instaurado na instituição.
Roberto Dinamite é o maior artilheiro do Gigante da Colina, com 708 gols, seguido de Romário, com 326, e Ademir de Menezes, com 301. Contudo, quando falamos em taças, Barbosa é quem acumula mais conquistas, com 14 celebrações. Já Felipe Lourenço, conhecido como Maestro, possui cinco títulos de expressão, sendo uma Libertadores, uma Copa Mercosul, dois Brasileiros e uma Copa do Brasil.
Ademais, vale lembrar que o maior rival do Vasco é o Flamengo. A bola rolou pela primeira vez no Clássico dos Milhões em 29 de abril de 1923. Na ocasião, aliás, o Vasco venceu por 3 a 1, no Campeonato Carioca.