Apesar de ser um dos maiores campeões da Libertadores no cenário brasileiro, dono de uma das histórias mais ricas do futebol no país — carregando o título de multicampeão nacional, tricampeão da Copa Libertadores e tricampeão do Mundo —, o Tricolor sofreu com outras competições. Recentemente, a equipe sagrou-se campeã do torneio em 2023. Mas, afinal, quantas Copas do Brasil o São Paulo tem?
Confira as principais campanhas do clube no torneio.
Desempenho até a semifinal
A Copa do Brasil é o principal torneio nacional disputado no formato mata-mata. Ou seja, os confrontos são definidos em um sistema eliminatório no qual o time que perder está fora da competição.
O São Paulo chegou perto de disputar a final da Copa do Brasil em cinco ocasiões, parando na semifinal em 2002, 2012, 2015, 2020 e 2022. Veja os placares das partidas:
- 2002: São Paulo 2 x 3 Corinthians
- 2012: São Paulo 1 x 2 Coritiba
- 2015: São Paulo 2 x 6 Santos
- 2020: São Paulo 0 x 1 Grêmio
- 2022: São Paulo 1 x 4 Flamengo
Vice-campeonato
O São Paulo chegou perto de conquistar a primeira Copa do Brasil de sua história em 2000. Naquele ano, o Tricolor tinha um time recheado de craques como Rogério Ceni, Belletti, Edmilson, Maldonado, Raí, Marcelinho Paraíba e França. No entanto, o clube acabou perdendo o título nos minutos finais.
A campanha do Tricolor começou na segunda fase enfrentando o Comercial-MS. Na soma dos dois resultados, o São Paulo venceu por 4 a 2 e avançou para enfrentar o Sinop, do Mato Grosso. A equipe paulista venceu as duas partidas, uma por 4 a 0 e a segunda por 2 a 0.
Nas oitavas de final, o adversário foi o América de Natal, e o Tricolor venceu novamente as duas partidas pelos placares de 3 a 1 na ida e 3 a 2 na volta. Logo depois, o clube pegou o Palmeiras, com vitória do São Paulo nos dois jogos: 2 a 1 e 3 a 2. Na semifinal, foi a vez de enfrentar o Atlético Mineiro e na soma dos placares deu o time paulista, por 6 a 3.
Chegada a final, o Tricolor pegou novamente uma equipe de Minas Gerais, dessa vez, o Cruzeiro. Com a primeira partida em casa, finalizada em 0 a 0, o campeão da Copa do Brasil seria decidido no Mineirão, e o primeiro gol da partida veio aos 65 minutos com o são paulino Marcelinho Paraíba.
O Cruzeiro empatou o jogo com Fábio Júnior aos 80′ e acabou virando com Geovanni aos 90′, adiando o sonho do Tricolor de conquistar o seu primeiro título da competição.
Conquista do São Paulo na Copa do Brasil de 2023
Até 2023, o São Paulo era a única equipe do estado a não ter vencido a Copa do Brasil. No entanto, sob o comando de Dorival Júnior, o cenário mudou e o Tricolor ergueu sua primeira taça do torneio.
Uma vez que o clube conquistou uma das vagas via Campeonato Brasileiro, o time paulistano garantiu seu lugar diretamente na terceira fase da competição. Desta maneira, o primeiro embate foi contra o Ituano.
No entanto, a estreia da equipe não foi empolgante. Ainda com Rogério Ceni, o time empatou em 0 a 0 com o Galo de Itu em pleno Morumbi. Na volta, a equipe já contava com Dorival Júnior e venceu por 1 a 0 fora de casa.
Fase final
Nas oitavas de final, o Tricolor enfrentou o Sport Recife. Na Ilha do Retiro, o clube paulista fez 2 a 0 com gols de Luciano e Marcos Paulo. Entretanto, na volta, em pleno Morumbi novamente, o São Paulo foi derrotado por 3 a 1, com o terceiro gol aos 49 minutos do segundo tempo. Nos pênaltis, no entanto, venceram por 5 a 3.
Depois, nas quartas de final, o Tricolor enfrentou o primeiro rival da competição, o Palmeiras e conseguiu uma classificação mais fácil. Na ida, venceu por 1 a 0 com um gol de Rafinha aos 37 minutos da segunda etapa. Posteriormente, no Allianz Parque, Piquerez abriu o placar, mas Caio Paulista e David garantiram a vitória são-paulina.
Pelas quartas de final, os comandados de Dorival Júnior enfrentaram o segundo clássico na competição, contra o Corinthians. No entanto, desta vez na ida foram derrotados por 2 a 1 na Neo Química Arena, com dois gols de Renato Augusto e um contra de Cássio. Posteriormente, no Morumbi, Wellington Rato e Lucas carimbaram a vaga do Tricolor para a decisão da Copa do Brasil.
Primeiro título do São Paulo na Copa do Brasil
Na decisão, Dorival Júnior encontrou seu ex-clube. Em 2022, o Flamengo contratou o comandante para substituir Paulo Sousa. No comando do Rubro-Negro, o treinador conquistou Copa do Brasil e Libertadores.
Ainda assim, a equipe carioca optou por encerrar seu ciclo e contratou Vítor Pereira para 2023. Entretanto, na decisão, o técnico dos cariocas já era Sampaoli, que vivia um momento de baixa na temporada e viria a ser demitido depois.
Dentro de campo, o São Paulo venceu fora de casa, por 1 a 0, com um gol de Jonatan Calleri nos acréscimos do primeiro tempo. Na partida de volta, no Morumbi, o Flamengo ganhou uma nova esperança quando Bruno Henrique abriu o placar aos 44 minutos.
Entretanto, logo em seguida, Rodrigo Nestor marcou seu nome na história do Tricolor. Depois de Rossi socar um cruzamento dentro da área, o camisa 11 acertou um belo chute no canto direito para garantir a única Copa do Brasil que o São Paulo tem.