Início » Futebol » Copa do Brasil » Quantas Copas do Brasil o Corinthians já conquistou em sua história?

Quantas Copas do Brasil o Corinthians já conquistou em sua história?

Publicado em:

Última atualização:

O Timão segue vivo na briga pela Copa do Brasil. A equipe paulista derrotou o Juventude em uma noite muito especial para a torcida e está na semifinal. No entanto, o adversário da vez agora é o Flamengo. Será que o Timão passa? E você sabe quantas Copas do Brasil o Corinthians tem?

Confira abaixo as conquistas do Timão na competição e a história de cada uma.

Quantas Copas do Brasil o Corinthians tem?

O Corinthians é o único clube do Brasil a conquistar três Copas do Brasil. Entretanto, o maior campeão do torneio é o Cruzeiro, com seis conquistas. Mas o clube mineiro não pode aumentar este número nesta temporada, já que saiu da competição na primeira rodada.

Por outro lado, o Corinthians pode diminuir essa diferença. Isso porque o Timão está vivo na briga pelo título, na semifinal da competição. Porém, a parada para o Time do Povo é dura. Nesse sentido, o Corinthians precisa passar pelo Flamengo para ir à final.

A boa notícia é que o Corinthians conta com o fator casa no jogo da decisão da Copa do Brasil. Desse modo, confira as datas das semifinais:

  • 02/10: Flamengo x Corinthians – Maracanã;
  • 17/10: Corinthians x Flamengo – Neo Química Arena.

1995: a primeira das Copas do Brasil

A Copa do Brasil de 1995 foi a sétima edição do torneio e 36 clubes participaram da competição. Por sua vez, o estado de São Paulo contou com três representantes: o Palmeiras, campeão estadual de 94; o São Paulo, vice-campeão do estadual; e o Corinthians, vencedor da Copa Bandeirantes de 1994.

Dessa forma, o Corinthians iniciou a competição na primeira fase, enfrentando o Operário — MT. No jogo da ida, as equipes empataram em 1×1. Já na volta, o Corinthians derrotou a equipe mato-grossense por 4×0 e avançou na Copa do Brasil. Nas oitavas, foi a vez de o Rio Branco-AC passar pelo caminho do Corinthians. Entretanto, a equipe do Acre perdeu os dois jogos, por 0x3 e 0x2, respectivamente.

Nas quartas de final da Copa do Brasil, o Corinthians passou pelo Paraná. Na primeira partida, empate sem gols, mas, na volta, vitória corintiana por 2×1. Já na semifinal, o Timão venceu o Vasco da Gama nas duas partidas: 1×0 no primeiro jogo e 5×0 no segundo jogo.

Na grande final, foi a vez de enfrentar o Grêmio. O Corinthians venceu o primeiro jogo em São Paulo por 2×1, com gols de Viola e Marcelinho Carioca para o Timão. No entanto, Luís Carlos Goiano diminuiu para o Imortal. Na volta, Marcelinho Carioca voltou a marcar pelo Corinthians e deu o título inédito e invicto para Fiel.

2002: a segunda conquista do Timão

O segundo título do Timão na Copa do Brasil aconteceu em 2002. Dessa vez, 64 clubes participaram da competição. Contudo, os times que estavam na Copa Libertadores ainda não faziam parte do torneio.

O Corinthians começou enfrentando o River-PI e venceu as duas partidas. Na fase seguinte, o Timão goleou o Americano por 6×2 no Rio de Janeiro. Dessa maneira, o clube paulista eliminou o jogo de volta. Isso porque, pelos critérios da competição, uma vitória por dois gols ou mais de diferença na casa do adversário nas duas primeiras fases avançava automaticamente o time vencedor.

Nas fases seguintes, o Corinthians venceu o Cruzeiro e o Paraná até chegar à semifinal contra o São Paulo. Na ida, vitória do Timão por 2×1. Contudo, o São Paulo venceu a volta por 2×1, mas o placar classificou o Corinthians para a final.

A final da Copa do Brasil foi entre Corinthians e Brasiliense. No primeiro jogo, vitória do Timão com dois gols de Deivid e Maurício. No segundo jogo, empate por 1×1, com gol novamente de Deivid e título para o Time do Povo.

2009: a conquista do tricampeonato

A Copa do Brasil de 2009 seguiu os mesmos moldes da conquista anterior do Timão, 64 clubes e ausências dos times que disputavam a Copa Libertadores daquele ano.

O Corinthians venceu o Itumbiara por 2×0 em Goiás e, pelos critérios da competição, eliminou o jogo de volta. De maneira idêntica, também passou pelo Misto-MS pelo mesmo placar.

Nas oitavas de final, foi a vez de enfrentar o Athletico-PR. Na ida, vitória da equipe paranaense por 3×2. Contudo, o Timão fez o dever de casa e avançou de fase após vencer por 2×0. Na fase seguinte, derrotou o Corinthians nas duas partidas.

Na semifinal, outro carioca, mas desta vez dois empates, 1×1 e 0x0, respectivamente. Entretanto, o empate com gols foi no Rio de Janeiro, o que fez com que o Corinthians avançasse pelo critério do gol fora de casa.

A final da Copa do Brasil de 2009 foi decidida por Corinthians e Internacional. A primeira partida foi em São Paulo e o Timão venceu por 2×0 com gols de Jorge Henrique e Ronaldo Fenômeno.

Já em Porto Alegre, empate por 2×2: Alecsandro marcou os dois do Colorado e Jorge Henrique e André Santos fizeram para o Timão. Desse modo, o Corinthians conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil.