Um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, o Galo tem uma porção de troféus em sua galeria; mas, afinal, quantas Copa do Brasil o Atlético Mineiro tem?
Nos últimos anos, o time da Arena MRV tem sido protagonista no cenário nacional, juntamente a Palmeiras e Flamengo. Isso porque frequentemente o Alvinegro de Minas Gerais chega às decisões de torneios importantes, como é o caso da própria Copa do Brasil de 2024.
Continue a leitura e veja quantas Copas do Brasil o Atlético Mineiro tem, e ainda relembre como foi a campanha do time na competição.
Quantas Copa do Brasil o Atlético Mineiro tem?
O Atlético Mineiro tem duas Copas do Brasil: a de 2014 e a de 2021. Confira qual era o elenco do time nas duas conquistas, bem como a campanha da equipe:
Copa do Brasil de 2014
Na Copa do Brasil de 2014, o Galo vinha de uma excelente campanha sob o comando do técnico Cuca, quando venceu a Copa Libertadores da América de 2013.
Já com o técnico Levir Culpi, agora em 2014, além da copa nacional, o time ainda conquistou a Recopa Sul-Americana. No elenco do Galão da Massa, havia jogadores de dar inveja aos adversários: além do goleiro Victor, o time contava com Diego Tardelli, o artilheiro do campeonato, Luan, e o argentino Dátolo.
Nas oitavas de final, o Galo eliminou o Palmeiras com 1 a 0 no jogo de ida e 2 a 0 na volta. Já nas quartas de final, começou perdendo para o último campeão mundial brasileiro, Corinthians, por 2 a 0, mas se recuperou — e muito bem — na volta. Isso porque o Atlético Mineiro fez um 4 a 1 no Timão, garantindo a ida às semifinais.
No entanto, o time de Levir Culpi tinha pela frente uma tarefa complicada: enfrentar o Flamengo, que quase sofreu com rebaixamento no Brasileirão por escalar um jogador irregular. Por isso, o rubro-negro chegou à partida com sangue nos olhos. Da mesma forma que o Galo levou dois gols no primeiro jogo contra o Corinthians, tomou do Fla. Entretanto, o time novamente se recuperou e fez os mesmos 4 a 1 no time carioca, avançando para as finais.
Com uma final entre os maiores times de Minas Gerais, o Brasil inteiro parou: era Atlético-MG e Cruzeiro na decisão. O Galão não deu chances para a Raposa e fez 2 a 0 no primeiro jogo, registrando ainda mais um gol na final. Assim, pela primeira vez na história, o Atlético Mineiro vencia a Copa do Brasil — e com chave de ouro!
Copa do Brasil de 2021
Sete anos depois da primeira conquista, o clube mineiro seria novamente campeão da Copa do Brasil, em 2021. Dessa vez, o Atlético Mineiro teve a melhor campanha da história da competição, com 90% de aproveitamento.
Na terceira fase, o Galo passou pelo Remo com um 2 a 0 em casa e um 2 a 1 na volta. Já nas oitavas de final, o time pegou o Bahia, fazendo 2 a 0, com gols de Zaracho e Hulk. Na volta, o time perdeu por 2 a 1, mas mesmo assim se classificou para as quartas de final.
Ao enfrentar o Fluminense, a equipe mineira venceu por 2 a 1 fora de casa, com direito a gol contra do zagueiro Nino, do Tricolor das Laranjeiras. Depois, o time reforçou a vitória em casa, com Hulk fazendo o único tento da partida.
Na semifinal, o Atlético Mineiro aplicou um chocolate no Fortaleza, quando marcou quatro gols em casa, sem tomar nenhum. Os responsáveis pela vitória foram Hulk, Réver, Guilherme Arana e Zaracho (um gol cada). Na volta, o Galão da Massa fez questão de garantir a vaga, e marcou mais dois gols (Hulk e Diego Costa), contra um do Leão do Pici.
Se a semifinal não pareceu uma semi, o que há de se dizer da final? Ao enfrentar o Athletico Paranaense, o time do técnico Cuca garantiu mais uma goleada no currículo: foram quatro gols do Galo (um de Hulk e Keno e outros dois de Eduardo Vargas), sem chances para o time paranaense.
Na volta, o Furacão até esboçou uma reação diante da torcida, mas não foi o suficiente, e o Galo venceu por 2 a 1, com gols de Keno e Hulk. Assim, o Atlético Mineiro conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil.
2024: foi quase!
Em 2024, o Atlético Mineiro chegou à quarta final de sua história na Copa do Brasil. Depois de passar pelo Vasco da Gama nas semifinais, com um 2 a 1 na ida e um empate por 1 a 1 na volta, o Galo se viu diante do Flamengo do técnico Filipe Luís.
Porém, o que poderia ser o tricampeonato da equipe mineira se tornou uma decepção para o torcedor. Isso porque o time do técnico Gabriel Milito perdeu o primeiro jogo no Maracanã por 3 a 1, com direito a dois gols de Gabigol — que vive má fase —, descontando com um tento de Alan Kardec.
Já na volta, o clube da Arena MRV não conseguiu descontar, e além de perder por 1 a 0, ainda teve Saraiva expulso nos acréscimos da segunda etapa. Assim, o Atlético Mineiro ficou no quase.