O Juventude saiu com vantagem do Estádio Alfredo Jaconi diante do Corinthians pelas quartas de final da Copa do Brasil 2024. Com gols de Ronie Carrillo e Danilo Boza do lado alviverde e de Gustavo Henrique do lado alvinegro, a Juve teve um enorme desafio pela frente: enfrentar o Corinthians e sua torcida apaixonada na Neo Química Arena pelo jogo de volta.
Apesar de marcar gol contra o time de Itaquera, o gol anulado de Lucas Barbosa fez falta, e os gaúchos se despediram mais cedo do que o previsto da competição.
Continue a leitura para relembrar o desempenho do Juventude na Copa do Brasil 2024.
Retrospecto na competição
O Juventude esteve em sua 23ª Copa do Brasil em 2024. O auge da equipe na competição aconteceu nos anos 90, mais especificamente em 1999, quando o Ju conquistou seu primeiro e único título do torneio em cima do Botafogo.
Depois disso, a equipe de Caxias do Sul teve sua primeira melhor campanha em 2016, quando chegou às mesmas quartas de final de 2024. No entanto, o time foi eliminado na ocasião pelo Atlético-MG após disputa de pênaltis, que terminou em 4 a 2. Nesse mesmo ano, o Galo foi vice-campeão contra o Grêmio.
Juventude na Copa do Brasil de 2024
O Juventude vem de uma temporada de mais baixos do que altos. A equipe perdeu o Campeonato Gaúcho para o Grêmio, quando empatou no primeiro jogo por 0 a 0 e foi derrotado na volta por 3 a 1. Além disso, o Juve ainda luta para permanecer na Série A, uma vez que ocupa a 15ª colocação na tabela, com 34 pontos.
Já na Copa do Brasil, após eliminar os gigantes Internacional e Fluminense, o Juventude teve vantagem de um gol contra o Corinthians para o jogo de volta das quartas de final. Isso porque a equipe bateu os paulistas por 2 a 1 diante da Papada.
No entanto, o Ju não se manteve totalmente alerta no jogo de volta, e se viu derrotado diante do 12º jogador mais apaixonado do país: a torcida corintiana.
Apesar de o Corinthians também viver fase conturbada, estando na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Timão se deu melhor no segundo confronto. Confira como foi o segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil entre Corinthians e Juventude.
Corinthians 3 x 1 Juventude
O Juventude chegou para o jogo com time retrancado, com a ideia de segurar o placar e garantir uma vaga na semifinal. No entanto, o resultado não interessava ao Corinthians, que foi agressivo durante toda a partida. Aos 29 minutos, Yuri Alberto deu um lindo passe para Talles Magno, que colocou o ídolo paraguaio Ángel Romero na cara do gol, batendo no canto esquerdo do gol do Ju.
A equipe gaúcha reagiu, chegando a marcar um gol e empatar a partida em belo lance coletivo. No entanto, o atacante Lucas Barbosa fez falta no goleiro Hugo, e o gol foi anulado. O Juve ganhou ainda mais gás após o lance, diminuindo o placar com gol contra do arqueiro Hugo, que colocou a bola para dentro da rede após cobrança de escanteio.
Os dois times queriam a vaga. Por isso, a partida continuou pegada. Mas quem levou a melhor do gol do Ju em diante foi o Timão. Em chute de fora da área do argentino Rodrigo Garro, o zagueiro Zé Marcos fez o segundo gol contra da partida após tentar tirar a bola da direção do gol.
Já nos acréscimos, o que seria a primeira semifinal da história do Juventude se tornou o começo do fim. Em cobrança de escanteio, o Corinthians conseguiu igualar o placar no agregado com cabeceio do zagueiro André Ramalho. Assim, levando o jogo para a decisão nos pênaltis.
Nas penalidades, o Juventude sofreu com a eliminação após o Timão marcar 4 a 3, e o Corinthians enfrentou o Flamengo na semifinal.