Para você que é fã de futebol europeu, deve saber que a Itália tem alguns dos melhores times do continente. Não à toa, a Série A, que é o Campeonato Italiano da modalidade, está entre as cinco maiores competições nacionais da Europa, ao lado da Bundesliga, Premier League, Ligue 1 e La Liga. No entanto, esse não é o único torneio do país em que os clubes participam, sendo o outro deles a Copa da Itália, que é um evento bem diferente.
Você sabe como ele funciona? Caso não, leia o conteúdo a seguir. Vamos explorar o regulamento da Copa, mostrar quais são os maiores campeões e também revelar onde assisti-la.
Como é disputada a Copa da Itália?
Em primeiro lugar, é preciso entender que, como o próprio nome sugere, o torneio é de um caráter mais “fechado”. Afinal, diferentemente do que ocorre com Ligas (ou Campeonatos), qualquer tipo de Copa é um evento no qual é preciso se classificar para poder disputar, e no caso da Copa da Itália isso não é diferente.
No caso da edição de 2024/25 dela, temos 44 competidores: 20 da Série A (Primeira Divisão), 20 da Série B (Segunda Divisão) e 4 da Série C (Terceira Divisão). Com isso, ao todo, temos sete rodadas de disputa:
- Rodada Preliminar;
- Primeira Rodada;
- Segunda Rodada;
- Oitavas de final;
- Quartas de final;
- Semifinal;
- Final.
Vale destacar que as partidas são realizadas em duelos mata-mata de apenas um confronto, ou seja, caso alguém perca, é automaticamente eliminado. Cenário diferente do que ocorre, por exemplo, com a Champions League, na qual temos duelos de ida e volta.
No entanto, para que algumas equipes sejam campeãs, elas não precisam, de forma obrigatória, disputar todas as sete fases. Essa situação, inclusive, ocorre com os oito melhores times da Série A 2023/24, que entram direto nas oitavas de final.
Os maiores campeões do evento
E, afinal, quais são as equipes que mais tiveram sucesso na Copa e chegaram a ganhar um alto número troféus? Foram essas:
- Juventus: 15 títulos;
- Roma: 9 títulos;
- Inter de Milão: 9 títulos;
- Lazio: 7 títulos;
- Fiorentina: 6 títulos;
- Napoli: 6 títulos;
- Torino: 5 títulos;
- Milan: 5 títulos;
- Sampdoria: 4 títulos
- Parma: 3 títulos.
Como dá para notar, a dominância que a Juve possui sobre os demais é bem grande. Aliás, levando em conta que, ao todo, existiram 76 edições do torneio, a Velha Senhora levantou nada menos que 19% deles. Número que está entre os maiores do Velho Continente.
Onde assistir à Copa da Itália?
Por fim, já que tudo foi colocado sobre a mesa, vale responder à seguinte pergunta: onde é possível assistir partidas da Copa da Itália? A resposta é: na CazéTV. A plataforma do jornalista de Casimiro Miguel adquiriu os direitos para transmitir os jogos da competição em novembro, portanto, é provável que no final desse mês já tenhamos duelos dela acontecendo por lá.
Lembrando que a plataforma em si está no YouTube e oferece de graça a possibilidade dos espectadores acompanharem aos jogos, basta se conectar ao canal.