O técnico Ricardo Gareca fez a lista do elenco do Chile para disputar a Copa América 2024. Assim, a expectativa é que a seleção chegue forte para conquistar o seu terceiro título do torneio. Ademais, a La Roja deve ser uma pedra no sapato dos outros times, em especial levando o seu histórico nos últimos anos.
Contudo, o seu grupo não está nada fácil. Sendo assim, o Chile está no grupo A e irá enfrentar na primeira fase Argentina, Peru e Canadá. Assim, o elenco de Gareca pegou um dos grupos mais disputados da competição. Então, terá que jogar muito bem para conseguir um bom desempenho já no início da competição.
Copa América 2024
A Copa América de 2024 irá acontecer nos Estados Unidos. Esta é a segunda vez que o país recebe a competição, sendo que a primeira aconteceu na edição centenária em 2016. Dessa forma, pelo grande sucesso daquele ano, a CONMEBOL resolveu retornar para uma segunda edição. Assim, as disputas estão marcadas para acontecer entre os dias 20 de junho a 14 de julho, exatamente no mesmo período da Eurocopa.
Nesta 48ª edição do torneio, a CONMEBOL decidiu fazer uma parceria com a CONCACAF para a realização deste evento. Dessa forma, ao todo, serão 16 seleções participantes, sendo dez da CONMEBOL e seis da CONCACAF.
Uma outra novidade implementada para esse ano é a utilização do cartão rosa. Os cartões clássicos (vermelho e amarelo) permanecem agindo da mesma forma em que conhecemos. Contudo, o rosa será utilizado pelas seleção. Assim, o novo acessório marcará a necessidade de uma substituição extra em casos de choques com suspeita de traumas cranianos e concussões. Ou seja, os times terão uma substituição a mais nos jogos, em casos extremos, mesmo que já tenha queimado todas as suas trocas.
Dessa forma, após a subtituição do atleta, a equipe médica da seleção precisarão enviar um relatório detalhando o estado físico do jogador enquanto é feito o atendimento, para que a CONMEBOL possa monitorar o uso da nova regra.
Convocação do elenco do Chile:
O técnico argentino Ricardo Gareca, selecionou a sua lista com 26 jogadores, que irão disputar a Copa América pela seleção do Chile. A convocação foi feita no dia 13 de junho.
Na seleção escolhida alguns jogadores atuam no Brasil, como por exemplo: Benjamín Kuscevic, que está no Fortaleza; Erick Pulgar, conhecidíssimo da torcida do Flamengo; e Eduardo Vargas do Atlético Mineiro.
Goleiros:
- Gabriel Arias (Racing)
- Cláudio Bravo (Betis)
- Brayan Cortes (Colo-Colo)
Defensores:
- Benjamín Kuscevic (Fortaleza)
- Gabriel Suazo (Toulouse)
- Guillermo Maripán (Monaco)
- Igor Lichnovsky (América-MEX)
- Matías Catalán (Talleres)
- Mauricio Isla (Independiente)
- Nicolás Fernández (Audax Italiano)
- Paulo Díaz (River Plate)
- Thomas Galdames (Godoy Cruz)
Meio-campistas:
- Erick Pulgar (Flamengo)
- Diego Valdés (América)
- Marcelino Núñez (Norwich)
- Esteban Pavez (Colo-Colo)
- Rodrigo Echeverría (Huracán)
- César Pérez (Unión La Calera)
Atacantes:
- Alexis Sánchez (Internazionale)
- Ben Brereton Díaz (Sheffield United)
- Darío Osório (FC Midtjylland)
- Cristián Zavala (Colo-Colo)
- Eduardo Vargas (Atlético-MG)
- Marcos Bolados (Colo-Colo)
- Maximiliano Guerrero (Universidad de Chile)
- Víctor Dávila (CSKA Moscou)
Grupos da Copa América:
Como a Copa América está sendo uma parceria entre a CONMEBOL e a CONCACAF, a disputa dos 16 times foram dividido da seguinte maneira: o todo, foram separados quatro grupos (A,B,C e D) onde estão distribuídos quatro seleções em cada. Assim, elas irão jogar entre si, e os dois melhores de cada grupo irão avançar para as oitavas de final, onde irá começar a fase de mata-mata do torneio. Sendo assim, as seleções ficam separadas dessa forma:
A: Argentina, Peru, Chile e Canadá
B: México, Equador, Venezuela e Jamaica
C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá e Bolívia
D: Brasil, Colômbia, Paraguai e Costa Rica