Além da participação de seleções da Conmebol e CONCACAF, a Copa América terá outra grande novidade: o cartão rosa. Ele visa o bem-estar dos atletas durante a partida, mas como vai funcionar o cartão rosa na Copa América 2024? Fique ligado para entender qual é a função do item e o que esperar da competição.
Entenda como vai funcionar o cartão rosa na Copa América
O cartão rosa na Copa América permitirá uma substituição extra para as equipes diante de suspeita de traumatismo craniano e concussão de um jogador. A Diretoria de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou em 21 de maio o novo item no regulamento da competição.
Entretanto, é preciso deixar claro: o árbitro não vai mostrar o cartão rosa em campo, assim como decorre com o amarelo e vermelho, utilizados em questões disciplinares. Neste caso, a comissão técnica deverá indicar à equipe de arbitragem a necessidade de substituição do jogador através de um papel rosa, e não branco, como tradicionalmente acontece.
Isto é, além das cinco substituições autorizadas, uma potencial sexta visando a saúde do atleta também está garantida. A substituição com o cartão rosa foi testada na Copa do Mundo de 2022, no Catar, e também no Brasileirão, além de ser aprovada na IFAB (International Board).
A Conmebol adicionou a regra da substituição extra no artigo 96 do regulamento da Copa América. Para entender como vai funcionar o cartão rosa na Copa América, leia a seguir o documento completo, de acordo com a Conmebol:
- I. Poderá ser realizada até 1 (uma) substituição por equipe por partida em caso de suspeita de traumatismo craniocerebral e concussão, sendo independente das 5 (cinco) substituições mencionadas neste Regulamento no artigo anterior (em caso de prorrogação, seis substituições). A substituição por concussão poderá ser realizada independentemente do número de substituições realizadas até o momento em que ocorreu.
- II. Caso a equipe decida realizar a substituição devido a concussão, o árbitro principal ou o quarto árbitro será informado. Para esta substituição será utilizado um cartão rosa, diferente dos demais cartões de substituição.
- III. Contudo, se uma substituição normal for feita ao mesmo tempo que uma substituição por concussão, uma oportunidade de substituição será deduzida. Quando uma equipe tiver usado todas as oportunidades de substituição regular, ela não poderá usar uma substituição por concussão para fazer uma substituição regular.
- IV. Quando for utilizada uma substituição por concussão, a equipe adversária terá automaticamente a possibilidade de fazer uma substituição adicional. O árbitro principal ou o quarto árbitro informará a equipe adversária que, a partir desse momento, tem a opção de utilizar um substituto adicional e uma oportunidade de substituição adicional, que pode ser realizada simultaneamente ou após a substituição por concussão cerebral que a equipe adversária fez. Esta oportunidade adicional só pode ser usada para uma substituição adicional e não para substituições regulares.
- V. O jogador que sofrer uma concussão ou for suspeito de tê-la sofrido não poderá retornar ao jogo ou participar da disputa de pênaltis e, sempre que possível, será acompanhado ao vestiário ou a um centro médico.
Qual vai ser o primeiro jogo da Copa América 2024?
A abertura da Copa América 2024 está marcada para quinta-feira, 20 de junho, com o duelo entre Argentina e Canadá, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos Estados Unidos. A bola rola entre as seleções às 21h (de Brasília), na primeira rodada da primeira fase.
O Brasil está no grupo D ao lado da Colômbia, Costa Rica e Paraguai. A estreia brasileira está agendada para 24 de junho, segunda-feira, contra a Costa Rica, às 22h (de Brasília), em Los Angeles.
No total, 16 seleções vão disputar o campeonato de futebol: as dez integrantes da Conmebol e 6 “convidadas” da CONCACAF, a confederação responsável na América do Norte, Central e o Caribe. Assim sendo, as equipes estão divididas em quatro grupos de quatro cada, nos quais jogam entre si por três rodadas. O primeiro e segundo colocado de cada chave avançam para as quartas de final, seguindo para semifinal e a final.
Onde assistir a Copa América?
O torcedor poderá acompanhar a Copa América nos canais Globo e SporTV, além do serviço de streaming Globoplay. Os direitos de transmissão do campeonato são exclusivos do Grupo Globo, portanto, todos os 32 jogos vão passar apenas entre as plataformas indicadas.
A TV Globo irá exibir somente os jogos da Seleção Brasileira, dois confrontos das quartas de final, semifinais e a final. Enquanto isso, o SporTV exibirá todas as partidas.
- TV aberta: Globo
- TV paga: SporTV
- Internet: Globoplay (site e no aplicativo)