Início » Futebol » Copa América » Qual foi a última Copa América que o Brasil ganhou? Veja como foi a edição de 2019

Qual foi a última Copa América que o Brasil ganhou? Veja como foi a edição de 2019

Publicado em:

Última atualização:

Aparecendo como a maior vencedora do torneio da Conmebol no século XXI, é fato que a amarelinha é uma das principais seleções do continente sul-americano. No entanto, nas duas últimas edições, a Argentina de Lionel Messi voltou a ser a protagonista, colocando os canarinhos em uma crise no elenco. Dessa forma, muita gente não lembra qual foi a última Copa América que o Brasil ganhou.

Vencendo a 46ª edição sob o comando de Tite, o campeonato de 2019 foi o que o país verde e amarelo levantou sua última taça. Com fortes polêmicas e a lesão de Neymar, a conquista foi muito importante para levar a CBF ao primeiro lugar do ranking FIFA para a Copa do Mundo no Catar e aparecer como principal favorito pelo título. 

Dessa forma, acompanhe a leitura do artigo e relembre a última Copa América que o Brasil ganhou, os confrontos, elenco campeão e outas informações relevantes da Amarelinha no torneio.

Sendo país-sede, relembre como foi a última Copa América que o Brasil ganhou

Sendo o principal torneio de seleções da América do Sul, a 46ª edição foi a última Copa América que o Brasil ganhou. Dessa forma, o elenco canarinho não ganha o campeonato há cinco anos e ficou na seca para a Argentina nos campeonatos subsequentes.

É válido ressaltar como foi o evento, principalmente pelas polêmicas que ocorreram nele. Primeiramente, essa foi a quinta vez que o país foi sede do torneio, mas era para a Amarelinha ter sediado a Copa América de 2015, vencida pelo Chile em uma final contra a Argentina. 

No entanto, devido à organização de outros eventos esportivos no país durante a década, como a Copa das Confederações FIFA de 2013, a Copa do Mundo FIFA de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, foi necessária a troca para continuidade.

Na última Copa América que o Brasil ganhou, cerca de dez seleções do continente participaram, sendo elas: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Além delas, o Japão e Catar apareceram como convidadas para o torneio. Vale destacar que essa também foi a primeira edição desde 1995 em que o México não participou.

No grupo A, a primeira fase da Amarelinha foi contra a Venezuela, Peru e Bolívia, na qual o Brasil saiu como primeiro lugar, tendo duas vitórias e um empate, além do saldo de gols de +8, o que já mostrava o favoritismo dos Canarinhos.

Indo para o mata-mata, o elenco de Tite precisou passar por Paraguai, Argentina e, novamente, o Peru de Paolo Guerrero para alcançar a taça. Veja os resultados das partidas:

  • Brasil 3 x 0 Bolívia
  • Brasil 0 x 0 Venezuela
  • Peru 0 x 5 Brasil
  • Brasil 0 (4) x 0 (3) Paraguai
  • Brasil 2 x 0 Argentina
  • Brasil 3 x 1 Peru

Elenco campeão

Tendo o lateral-direito Daniel Alves como melhor jogador da última Copa América que o Brasil ganhou, além de Alisson como melhor goleiro, o elenco campeão não contou com a sua principal estrela, Neymar Jr. Isso porque o camisa 10 acabou se lesionando na preparação do campeonato, que precisou ser substituído por Everton Cebolinha, que estava no Grêmio.

Vale ressaltar que, além de ser o único título de Tite com a Seleção Brasileira, a taça demonstrou o bom desempenho da equipe como um todo, que sofreu apenas um gol em sete partidas. Veja o elenco campeão da última Copa América que o Brasil ganhou:

  • Goleiros: Alisson, Ederson e Cássio
  • Laterais: Alex Sandro, Filipe Luis, Daniel Alves e Fagner
  • Zagueiros: Marquinhos, Éder Militão, Miranda e Thiago Silva
  • Meia: Allan, Arthur, Casemiro, Fernandinho, Lucas Paquetá, Philippe Coutinho
  • Atacantes: David Neres, Everton Cebolinha, Roberto Firmino, Gabriel Jesus e Richarlison

Outro ponto de análise é que somente 12 atletas que estiveram na última Copa América que o Brasil ganhou foram chamados posteriormente para a Copa do Mundo do Catar. Foram eles: Alisson, Ederson, Alex Sandro, Daniel Alves, Thiago Silva, Maquinhos, Éder Militão, Casemiro, Lucas Paquetá, Richarlison e Gabriel Jesus.

Embora Neymar estivesse na lista de convocados para o torneio da Conmebol, ele não é oficialmente campeão por não atuar nas partidas.

Edições posteriores

Após a última Copa América que o Brasil ganhou, o torneio da Conmebol foi realizado outras duas vezes, sendo uma em 2022 e a outra em 2024. Em ambas a Argentina saiu como campeã, com a Canarinho sendo eliminada na final e nas quartas de final para o Uruguai, respectivamente.

Com isso, a Amarelinha aparece como a terceira maior campeã do evento, tendo nove títulos no total. Veja como está a lista nesse momento:

  • Argentina: 16
  • Uruguai: 15
  • Brasil: 9
  • Paraguai: 2
  • Chile: 2
  • Peru: 2
  • Colômbia: 1
  • México: 1

A próxima Copa América deve acontecer em 2028, com a Conmebol tendo um acordo definido para realizar o evento novamente nos Estados Unidos.