O futebol é o esporte que mais movimenta dinheiro no mundo inteiro, principalmente durante a janela de transferências ao realizar aquisições para os times. Com as contratações mais caras no futebol brasileiro, claro, isso não é exceção, diante de muitos dos clubes oferecendo a jogadores valores exorbitantes nos últimos anos.
Esse tipo de movimento pode servir para ajudar uma equipe a ter uma boa temporada e até conquistar títulos. Todavia, também pode acabar sendo um prejuízo financeiro caso o atleta não dê o resultado esperado. É uma faca de dois gumes, já que é difícil existir um “meio-termo” entre esses dois cenários possíveis.
Fato é que, caso o clube tenha uma boa condição financeira, espera-se que ele tente investir pesado em atletas e até mesmo em técnicos.
As quatro contratações mais caras do futebol brasileiro
Grande parte das contratações mais caras do país constam de uma equipe apenas e será possível perceber isso. Além disso, quase todas elas foram feitas em tempos recentes. Confira:
Luiz Henrique (Botafogo): 104 milhões de reais
A contratação mais cara do futebol brasileiro foi realizada em 2024 e é do Botafogo. A equipe alvinegra desembolsou 106 milhões para adquirir o atacante e, até então, vem feito uma temporada mediana com a camisa do Fogão, com menos de 20 partidas realizadas.
Gerson (Flamengo): 92 milhões de reais
Gérson foi comprado do Olympique de Marseille por um valor de 92 milhões e é um dos principais nomes no meio-campo do Flamengo atualmente. Mesmo não sendo o jogador que foi em 2019, ainda assim é fundamental no esquema de Tite, ainda mais na desa, que é uma das melhores do ano em todo futebol brasileiro.
De Arrascaeta (Flamengo): 89,4 milhões de reais
Também do Flamengo, Arrascaeta chegou em 2019 por 90 milhões de reais e é talvez o principal jogador do time desde que vestiu a camisa. Sempre constante, é peça fundamental na criação de jogadas e, com Bruno Henrique e Gabigol, formam o trio histórico que levou à campanha campeã da Libertadores e do Brasileiro em 2019. Vale destacar que é o estrangeiro com a contratação mais cara do futebol brasileiro.
Gabigol (Flamengo): 78,6 milhões de reais
Gabigol fecha a lista das mais caras transferências do Brasil nos últimos tempos e, assim como Gerson e Arrascaeta, é do Mengão. O atacante, desde que chegou à Gavea, teve inúmeros momentos positivos e que o levaram a ser ídolo da torcida. Mesmo que tenha tomado algumas atitudes polêmicas recentemente, a Nação Rubro-Negra jamais esquecerá os gols feitos nas duas últimas conquistas de Libertadores.
A contratação mais cara do futebol brasileiro com inflação corrigida
Caso seja retirada a inflação do período, em tese, a contratação mais cara do futebol brasileiro não é nenhuma das que foi citada anteriormente, já que elas são em valores brutos. Esse título iria para a transferência de Carlos Tévez para o Corinthians, em 2005, que custou nada menos do que 6 milhões de reais e foi um absoluto sucesso. Hoje em dia, esses valores equivalem a 117 milhões de reais.