Em maio de 2023, o Bahia entrou para o portfólio do Grupo City, responsável pela gestão do Manchester City. A parceria garantiu ao Esquadrão de Aço não apenas um novo patamar no futebol brasileiro, mas também o desenvolvimento do projeto e investimentos de ponta. As novas contratações do Bahia em 2024, por exemplo, são essenciais para dar o gás necessário dentro de campo.
Em 2024, o Tricolor é candidato ao título do Brasileirão e Copa do Brasil. Além disso, pode se classificar para torneios continentais, como a Libertadores ou a Sul-Americana.
O impacto das novas contratações do Bahia em 2024
O primeiro ano da sociedade entre o Bahia e o Grupo City não foi dos melhores. O elenco teve de se contentar com o vice-campeonato estadual, além de lutar contra o rebaixamento no Brasileirão durante toda a temporada. Na última rodada, o esquadrão de Salvador se salvou da queda. Pela Copa do Brasil, entretanto, o Tricolor obteve uma boa atuação até as quartas de final, quando foi eliminado pelo Grêmio nos pênaltis.
O conglomerado comanda mais de dez clubes de futebol em diferentes países ao redor do globo, incluindo o Manchester City, da Inglaterra, e o New York City FC, nos Estados Unidos. Quando o Bahia não apresentou bons números, a franquia fez questão de entrar em cena com mais recursos para garantir que, no ano seguinte, o time assegurasse uma melhor campanha.
A promessa foi cumprida e, em 2024, o Bahia partiu para o ataque para trazer novas contratações e, claro, manter os destaques. Ao mesmo tempo, a equipe também se desfez de algumas peças como Vitor Jacaré, Gustavo Henrique, Patrick Verhon, Denis Júnior, Matheus, Vitor Hugo, André e Léo Cittadini.
Dessa maneira, o grupo comandado por Rogério Ceni ganhou os reforços de:
- Éverton Ribeiro – meia;
- Jean Lucas – volante;
- Iago Borduchi – lateral-esquerdo;
- Caio Alexandre – volante;
- Victor Cuesta – zagueiro;
- Santiago Arias – lateral-direito;
- Carlos de Pena – meia;
- Luciano Rodríguez – atacante.
O atacante Oscar Estupiñán foi anunciado em fevereiro de 2024, mas em julho a equipe bateu o martelo e decidiu que o colombiano retornaria para o Hull City, da Inglaterra.
Estatísticas dos reforços em 2024
O Bahia começou 2024 de cara nova após a chegada de reforços em cada um dos setores. Alcançou a decisão no Campeonato Baiano, mas perdeu para o Vitória em clássico acirrado. Everton Ribeiro, nova contratação da diretoria, terminou em segundo lugar na artilharia com quatro gols.
Na Copa do Brasil, o grupo vai enfrentar o Flamengo nas quartas de final após derrotar o Moto Club, Caxias, Criciúma e o Botafogo. Pelo Brasileirão, o Tricolor luta na parte de cima, com chances reais de ser campeão. O objetivo, aliás, é terminar entre os dez primeiros para carimbar o passaporte em competições internacionais.
Em resumo, é certo dizer que as novas contratações do Bahia fazem a diferença em 2024. Rogério Ceni, atual treinador do Esquadrão de Aço, tem mais opções no plantel para formular a escalação e, consequentemente, colocar em ação o esquema tático.
Vamos aos números. Everaldo e Thaciano dividem a artilharia do Bahia na temporada, com seis gols cada. Éverton Ribeiro, grande nome do elenco, acumula cinco gols em 45 partidas, além de nove assistências. Biel, Jean Lucas, Cauly e de Pena também se destacam. O meio de campo e o ataque do Bahia se conectam, resultando assim em um setor ofensivo fulminante.
Oscar Estupiñán se despediu do Bahia em julho com 21 partidas, oito gols e uma assistência.