Em 2024, o Athletico Paranaense fez boas contratações para a temporada. Apesar da saída de nomes importantes do time como Vitor Roque e Vitor Bueno, o Furacão se reforçou em diferentes setores do campo.
Veja o impacto das transferências Athletico Paranaense para a atual temporada.
Reforços do Furacão no Mercado da Bola de 2024
Primeiramente, o Athletico Paranaense sofreu com algumas baixas para a temporada. Dentre elas, o atacante Vitor Roque, que foi para o Barcelona, e o meia Vitor Bueno, que assinou pelo Cerezo Osaka, do Japão, foram algumas das mais sentidas.
Além disso, nomes como Zé Ivaldo e Pedro Henrique desfalcaram outro setor do time, a defesa. Não apenas os dois zagueiros, como o goleiro Bento também deixou o clube ao longo de 2024 para se juntar ao Al-Nassr, da Arábia Saudita.
Assim sendo, o time dirigido por Mario Celso Petraglia foi atrás de reforços para essa temporada. Veja quem são:
- Mateo Gamarra – Zagueiro;
- Leonardo Godoy – Lateral-direito;
- Gabriel – Volante;
- Zé Vitor – Meia;
- Felipinho – Meia;
- Nikão – Meia;
- Romeo Benítez – Atacante;
- Lucas Di Yorio – Atacante;
- Gonzalo Mastriani – Atacante.
Qual das contratações do Athletico Paranaense melhor rendeu em 2024?
Desses jogadores, alguns não renderam como esperado, como o ponta Romeo Benítez. O jogador veio do Guaraní, do Paraguai, e já foi emprestado para o Tigre, da Argentina, para a sequência da temporada.
Por outro lado, alguns jogadores se tornaram peças importantes do Furacão para 2024. O atacante uruguaio Gonzalo Mastriani, por exemplo, é o grande artilheiro do rubro-negro paranaense na temporada, com 14 gols marcados.
Assim como o camisa 9, o argentino Lucas Di Yorio também é um dos reforços do Athletico Paranaense em 2024 que mais balançou as redes, com oito gols marcados até aqui.
Embora não seja um jogador de ataque, o lateral-direito argentino Leo Godoy também contribui muito para o ataque do time de Curitiba. Ao todo, ele já deu três assistências na temporada e marcou um gol.
Outros jogadores que têm sido titulares e relevantes para a equipe, mas sem muitos gols, são o volante Gabriel e o meia Nikão, ídolo do clube que voltou depois de passagens por São Paulo e Cruzeiro.
Expectativas para o restante da temporada
Mesmo com uma temporada turbulenta e cheia de trocas de técnicos, o Furacão ainda sonha em levantar mais um troféu no ano além do Campeonato Paranaense.
Atualmente comandado pelo uruguaio Martín Varini, o clube curitibano está nas quartas de final da Copa do Brasil, após eliminar o Red Bull Bragantino, e também joga a Copa Sul-Americana.
No torneio continental, o Athletico enfrentou o Belgrano, da Argentina, pelo jogo de ida das oitavas de final, e venceu por 2 a 1 de virada, com gols de Erick e Christian.
Em seguida, o time enfrentará o rival argentino em Córdoba em busca de confirmar sua classificação para as quartas de final.
Além disso, a equipe paranaense está na nona colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos conquistados em 21 jogos disputados. Por mais que a briga pelo título esteja longe, o clube busca uma classificação direta para a próxima Libertadores.