Nos últimos anos, não restam dúvidas que Dorival Júnior vem sendo um dos grandes treinadores do futebol brasileiro. Após trabalhos de sucesso com títulos no Flamengo e no São Paulo, Dorival assumiu nada menos que a Seleção Brasileira em 2024. E embora esteja há pouco tempo treinando a equipe Canarinho, já deu para perceber que o técnico conseguiu melhorar bastante o rendimento da equipe em relação aos trabalhos anteriores. Resta saber se conseguirá levar o time à conquistas importante.
O começo de Dorival como técnico
Após ser jogador de futebol profissional por quase 20 anos, Dorival começou a carreira como técnico treinando a equipe da Ferroviária, de São Paulo, em 2002.
Não foi rápida a sua ascensão para a elite do futebol brasileiro. Inicialmente, passou por vários clubes como Juventude, Crícuma e Figueirense, que, embora tivessem relevância e conquistassem campeonatos estaduais, estavam longe de levar Dorival Júnior a títulos do primeiro escalão. Além disso, vários de seus trabalhos chegavam a ser curtos e com um período de duração de cerca deum1 ano.
O primeiro grande clube por qual passou foi o Cruzeiro em 2007, onde quase levou à equipe Libertadores e, mesmo assim, não teve seu contrato renovado. Todavia, foi no Santos em 2009 que iria virar destaque no cenário nacional. Com a equipe de Neymar, Robinho e Ganso, chegou a ter o melhor trabalho da sua carreira até então.
Período de baixa
Por mais que tivesse tido excelentes resultados com o Peixe, Dorival acabou sendo demitido do clube em 2010 após uma rixa que teve com Neymar em partida do Brasileirão. Dessa forma, foi para o Atlético Mineiro tentar salvar a equipe do rebaixamento no mesmo ano, tarefa em que foi bem-sucedida.
No entanto, o trabalho no Galo iria definir a tônica de sua carreira por um tempo. Vários seriam os clubes iriam contratá-lo somente para escapar de uma possível queda para a segunda divisão. Times como Fluminense, Palmeiras, São Paulo e até o próprio Santos em 2015 eram exemplo desse cenário. Isso afastava Dorival dos títulos cada vez mais.
Retomada e títulos mais importantes de Dorival
Uma década depois do grande trabalho do Santos, o treinador ainda não havia conseguido se estabelecer novamente. Parecia que os títulos de Dorival no clube seriam os últimos que conseguiria conquistar. Afinal, muitos o tinham como um treinador que não teria mais capacidade de treinar na elite após tanto tempo.
Além disso, viveu um momento delicado em sua vida pessoal em 2019, quando fez uma cirurgia para retirar um câncer de próstata e interrompeu a carreira. Felizmente, conseguiu superar a doença e, em 2020, voltou aos gramados assumindo o comando do Athletico Paranaense. Todavia, seria a sua passagem no Ceará, em 2022, que despertaria atenção no mercado de técnicos. O treinador teve bons resultados no time nordestino e, surpreendentemente, acabou sendo contratado por um dos gigantes brasileiros: o Flamengo
Na equipe rubro-negra, em 2022, o treinador levantou duas das taças mais importantes do país em menos de seis meses. Ele conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil com a equipe carioca. Ademais, em 2023, faria outro excelente trabalho no São Paulo, que o levaria à Seleção Brasileira no início de 2024.
Todos os títulos de Dorival
Já que falamos da trajetória do treinador, agora é o momento para comentar quais os títulos de Dorival na carreira como técnico. São eles:
- 1 Libertadores (2022);
- 3 Copas do Brasil (2009, 2022 e 2023);
- 1 Recopa Sul-Americana (2011);
- 1 Série B (2009);
- 2 Campeonatos Paulista (2010 e 2016);
- 1 Campeonato Gaúcho (2012);
- 1 Campeonato Catarinense (2004);
- 1 Campeonato Pernambucano (2006);
- 2 Campeonatos Paranaense (2008 e 2020).