Os torcedores de todo o Brasil estão em festa durante as primeiras etapas da Copa do Brasil. O campeonato é considerado o mais inclusivo do país, uma vez que conta com clubes representando cada um dos 26 estados da federação mais o Distrito Federal. A primeira rodada da Copa do Brasil aconteceu entre os dias 21 e 28 de fevereiro.
Ao todo, 92 times disputam o título de campeão, mas apenas 80 se enfrentaram nessa primeira fase. Outros 12 clubes entraram na competição já garantidos para a terceira fase. São eles: Ceará, Goiás, Vitória, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Red Bull Bragantino e Athletico-PR.
Na rodada inicial, as equipes se enfrentaram em duelos únicos nos quais o mandante de campo jogava com a vantagem do empate para se classificar. Por outro lado, o time visitante precisava da vitória para seguir adiante.
Já a segunda fase foi disputada entre os dias 6 e 13 de março. Para esta rodada da Copa do Brasil, as regras mudaram um pouco. Os confrontos ainda se realizaram em jogos únicos, contudo, nenhum dos times chegava com vantagem alguma para o confronto.
Os 20 times que sobreviverem às duas rodadas iniciais da Copa do Brasil se juntam aos outros 12 já classificados, totalizando as 32 equipes
A terceira rodada da Copa do Brasil
Antes do início da terceira rodada, um sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o chaveamento dos times. Mas, diferente das duas primeiras fases, na terceira rodada da Copa do Brasil vale o esquema de jogo de ida e volta.
Ou seja, um dos clubes joga a primeira partida em casa e, em seguida, volta a enfrentar o adversário, mas agora como visitante. Se por acaso a soma de pontos das partidas resultar em empate, a decisão será nos pênaltis.
Esse sistema de turno e returno prevalece até o fim da competição. Assim, a fase 3 do campeonato teve início no dia 30 de abril, com a realização de jogos também nos dias 1 e 2 de maio. Já as partidas de volta estão previstas para acontecer entre os dias 21 e 23 de maio.
Aqueles que se classificarem para as próximas etapas do campeonato se enfrentarão nas oitavas de final, seguindo o chaveamento normal. Os confrontos estão previstos para acontecer entre 31 de julho para os jogos de ida e sete de agosto para as partidas de volta. Já os jogos de ida valendo pelas quartas de final devem acontecer no dia 28 de agosto, enquanto os de volta estão previstos para 12 de setembro.
As semifinais do campeonato estão marcadas para os dias 2 e 17 de outubro no mesmo esquema de turno e returno. E nos dias 3 e 10 de novembro acontecem as partidas que definirão quem é o grande campeão da temporada 2024 da Copa do Brasil.
Vale destacar que a Copa do Brasil oferece excelentes premiações em dinheiro para os times ganhadores. Aquele que levar o título de campeão ganhará uma bolada estimada em mais de R$73 milhões, enquanto o clube que ficar em segundo lugar no torneio deve embolsar aproximadamente R$31,5 milhões.