O lateral-esquerdo do Liverpool, Andrew Robertson, está no clube desde 2017, quando foi contratado junto ao Hull City. Ele é um dos laterais mais prolíficos da história da equipe, sendo um dos pilares fundamentais da era vitoriosa de Jürgen Klopp.
Conheça a história a de Andrew Robertson, lateral esquerdo do Liverpool em 2024.
Início da Carreira
O escocês Andrew Robertson começou a carreira no Queen’s Park FC, clube do seu país, onde disputou 43 partidas, anotando dois gols e três assistências. Logo após a primeira temporada da carreira, transferiu-se para o Dundee United FC, participando de 44 partidas, com cinco gols anotados e mais seis assistências na conta.
Logo depois, chamou a atenção do futebol inglês, acertando sua ida para o país vizinho.
Nas duas temporadas em que atuou no Campeonato da Escócia, o agora lateral-esquerdo do Liverpool teve os seguintes números:
- Partidas: 87;
- Gols: 7;
- Assistências: 9;
A transferência para a Inglaterra envolveu cerca 3,6 milhões de euros pagos pelo Hull City.
Trajetória na Inglaterra
Pelos Tigers atuou por três temporadas entre a Championship e a Premier League. Assim que chegou ao futebol inglês, se consolidou como um lateral-esquerdo de muita qualidade técnica e boa batida na bola, o que rendia um número interessante de assistências.
Com a camisa laranja e preta disputou mais de 100 partidas em três temporadas, anotando cinco gols e dez assistências. Disputou boa parte dos jogos da equipe na Premier League de 2016/17, o que lhe garantiu ainda mais visibilidade para os grandes clubes.
Em razão de seu estilo ofensivo, e bom desempenho na Inglaterra, garantiu uma transferência para o Liverpool, por nove milhões de euros.
O auge como lateral-esquerdo do Liverpool
O jogador chegou ao clube do nordeste da Inglaterra na janela do verão de 2017. E antes de mais nada, se juntava a um grande elenco, junto a nomes como:
- O goleiro Alisson;
- Os companheiros de defesa: Virgil Van Dijk, Trent Alexander-Arnold;
- O meia Jordan Henderson;
- E os atacantes: Roberto Firmino, Mohamed Salah e Mané.
Se tornou titular rapidamente, apesar de perder algumas partidas no início da temporada por lesão. Na Premier League foram 22 partidas, um gol e cinco assistências. Além disso, seria peça fundamental no vice-campeonato da Champions League, quando perdeu para o Real Madrid.
A temporada vitoriosa nos Reds
Na temporada seguinte, quando o Liverpool chegou novamente a final, derrotou o Tottenham, vencendo o 6º título da sua história. O lateral-esquerdo do Liverpool distribuiu 13 assistências na temporada, e aquela altura, já figurava entre os melhores da sua posição em todo o mundo.
O título da Supercopa da UEFA, e o Mundial contra o Flamengo fechariam o ciclo de títulos internacionais da equipe, sendo o torneio da FIFA, o primeiro de sua história.
Mas, além disso, o clube ainda enfrentava a seca de títulos do campeonato nacional. Não vencera nenhuma edição de Premier League, instaurada em 1992-1993. Ademais, ainda viu o grande rival Manchester United se tornar o maior campeão do país.
Contudo, a temporada seguinte, representou a quebra desse hiato.
E o jogador foi fundamental na campanha, participando de 36 das 38 partidas, com dois gols anotados e incríveis 12 assistências.
Desempenho atual do lateral esquerdo do Liverpool
Até o momento, Andrew Robertson já soma mais de 300 partidas com a camisa dos Reds.
O lateral-esquerdo do Liverpool tem os seguintes números:
- Partidas: 314;
- Gols: 11;
- Assistências: 66;
Desempenho pela Seleção da Escócia
Andrew Robertson é o capitão da seleção escocesa, e tem 80 partidas com a camisa azul e quatro gols anotados.