Fundado por dois sindicatos, o Olympiacos é um time que rapidamente ascendeu no futebol grego, mas também de forma internacional. Com as conquistas dos títulos nacionais e classificações europeias, a equipe se tornou a maior da Grécia, desbancando rivais sem pedir desculpas. Conheça abaixo um pouco da história do clube!
História do Olympiacos
A história do Olympiacos chama atenção logo de cara. Além de todo o retrospecto, antes de tudo acontecer, o time foi fundado sob o nome Olympic Fan Association of Piraeus Football Corporation (Associação de Torcedores Olímpicos do Pireu). Vale observar que isso só aconteceu após a fusão da Associação do Pireu com a União do Pireu, que eram dois sindicatos do final do século XIX. No entanto, o time ficou conhecido mesmo pela versão abreviada e agrupada, tornando-se “Olympiacos”.
A partir da fusão, das ideias e dos amantes de futebol que se juntaram por um time, o Olympiacos foi fundado em 10 de março de 1925. Apesar de jovem na época, a equipe registrou muitas atuações de superioridade para com outros clubes, inclusive tendo ficado invicta desde a data da fundação até 1929, quando perdeu para o Panathinaikos.
Mais tarde, o Olympiacos já havia se posicionado na altura dos olhos das pessoas, não somente dentro da Grécia. E, assim como diversos outros times e esportes, a antiga Liga do Pireu foi interrompida em 1934-35 e 1940-41 por conta da Guerra Greco-Italiana, que levou vários jogadores do elenco dos Pireus para a linha de frente da batalha. A situação culminou na perda de diversas vidas de atletas gregos, entre outros feridos.
Por exemplo, Christoforos Ragos foi baleado na perna, o que fez com que ele precisasse não só interromper a temporada com o Olympiacos, bem como a carreira completa. Além dele, Nikos Grigoratos também teve ferimentos na perna. Por fim, outro destaque da época foi Leonidas Andrianopoulos, o qual esteve à beira da morte devido às condições climáticas nas montanhas da Albânia. Entretanto, ele sobreviveu e acabou falecendo aos 100 anos de idade em 2011.
Relação com Pelé
Em 04 de julho de 1961, o Olympiacos disputou uma partida contra o Santos no Estádio Apostolos Nikolaidis. Liderado por Pelé, o clube brasileiro acabou perdendo a partida por 2 a 1, mas ficou na história mesmo assim. Isso porque, a partir daquele jogo, o time grego passou a cantar em seu hino uma citação envolvendo o Rei do Futebol. Desde então, é possível traduzir a cantoria oficial da equipe e de seus torcedores para “Eles tremem quando ouvem o seu nome: Olympiacos. Eles ainda lembram do seu nome: o Santos de Pelé”.
Reviravolta na história do Olympiacos
A partir de 1972, Nikos Goulandris assumiu a presidência do Olympiacos, chamando de volta ex-administradores do clube que haviam sofrido expulsões pelo regime militar. Um deles, aliás, era Giorgos Andrianopoulos, irmão do já citado Leonidas Andrianopoulos. Além disso, iniciou um processo de montagem de elenco de jogadores e comissão técnica, que incluiu a reunião de vários atletas famosos na época. Como resultado, o time faturou um tricampeonato do Campeonato Grego em 1972-73, 1973-74 e 1974-75, além de duas Taças da Grécia (1973 e 1975).
No entanto, o ano de 1975 marcou a renúncia de Nikos Goulandris, o que culminou em um período ruim para o Olympiacos. Mais tarde, em 1979, o Campeonato Grego passou a ser 100% profissional e o clube foi assumido por Stavros Daifas, que acabou sendo proprietário e presidente na época. A partir disso, a equipe voltou a se destacar e desta vez acumulou quatro títulos consecutivas do campeonato nacional (1980, 1981, 1982 e 1983).
Tragédia do Portão 7 de Thira
Apesar do momento glorioso, o Olympiacos também registrou uma grande tragédia em sua história. No dia 08 de fevereiro de 1981, 21 torcedores morreram e outras 55 pessoas ficaram feridas no Georgios Karaiskakis Stadium. O fato aconteceu após uma tentativa de locomoção da torcida organizada dos donos da casa de um setor para o outro na ambição de comemorar a vitória de 6 a 0 da sua equipe contra o AEK. Durante a caminhada, uma pessoa da frente escorregou e levou consigo outros torcedores, que acabaram gerando um efeito dominó e causando uma fatalidade.
1980 – 2000
O Olympiacos passaria por mais um período esquisito em sua história sob o comando do presidente George Koskotas. Isso porque, já no final da década de 1980, o cartola foi acusado e condenado por peculato, deixando a equipe com muitas dívidas. Depois disso, o time grego conseguiria chegar às quartas de final da Copa dos Vencedores das Copas de 1992-93. Na sequência, entre 1996 e 2002-03, a equipe emplacou sete títulos do Campeonato Grego.
Campeão da Liga Conferência da UEFA
Em 2024, após uma grande campanha, o Olympiacos chegou à final da Liga Conferência da UEFA. A partida foi realizada diante da Fiorentina, e terminou 1 a 0 para os gregos. Além do feito de ser campeão europeu, o time ainda garantiu vaga na próxima temporada da Liga Europa.
Elenco atual
Atualmente, o Olympiacos possui muitas nacionalidades em seu elenco. Entretanto, além de jogadores gregos, o segundo país que possui representação no plantel é Portugal. Inclusive, o experiente Gelson Martins faz parte do grupo. De brasileiros, no entanto, apenas Rodinei, ex-Flamengo, figura entre os nomes.