A maior vencedora de Copas do Mundo, com cinco conquistas, a Seleção Brasileira não vem deixando o torcedor feliz, e isso não é de hoje. Primeiramente, todos se lembram do famoso e temido 7×1 para a Alemanha na Copa de 2014, realizada em nosso país, depois as eliminações nas Copas de 2018 (Bélgica) e 2022 (Croácia). Apesar de o futebol apresentado atualmente gerar críticas e preocupação, não podemos deixar de acompanhar os amistosos da Seleção para torcer pelo time.
Veja como foi o 2024 nos amistosos da Seleção
A temporada de 2024 começou esperançosa, pois logo no primeiro jogo, vencemos a Inglaterra, em pleno Estádio de Wembley, em Londres. Em seguida, veio um empate com a Espanha, também no Velho Continente, em uma partida para lá de polêmica.
Depois disso, antes mesmo do início da Copa América, a Seleção ainda fez dois amistosos, contra o México, vitória por 3 x 2 e com os donos da casa na competição da CONMEBOL, os Estados Unidos, e empate por 1 x 1.
No entanto, veio a Copa América e começou a triste e preocupante realidade da Seleção, que durante a competição não teve nenhuma partida de fazer o torcedor se entusiasmar.
Com fracas apresentações e um futebol que vem deixando a desejar, o ano de 2024 da Seleção Brasileira não foi o dos melhores. Na disputa da Copa América, o Brasil passou em segundo lugar de seu grupo (5 pontos), atrás da Colômbia (7). No mata-mata, perdeu nos pênaltis para o Uruguai nas quartas de final e de quebra viu a Argentina vencer mais uma vez o torneio, que é recordista de títulos.
Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, (que falaremos com detalhes mais adiante), a situação não é nada favorável, pior, chega a ser preocupante. Atualmente no quinto lugar do torneio qualificatório, o Brasil está apenas uma posição à frente do último time que garante vaga direta no Mundial do México, Estados Unidos e Canadá daqui a menos de dois anos.
Últimos jogos do ano foram péssimos
A Seleção Brasileira de Futebol realizou seu último jogo da temporada 2024 na última terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador, diante do Uruguai, e ficou no empate por 1 a 1, antes disso, outro empate pelo mesmo placar, contra a Venezuela. Ambos os jogos foram válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Com o resultado, o Brasil caiu para o quinto lugar na tabela e encerrou os compromissos nesta temporada, que foi muito desfavorável.
Abaixo, teremos um retrospecto do desempenho da equipe verde-amarela ao longo do ano de 2024, que também coincide com o período em que o técnico Dorival Júnior está à frente do time.
Chegada de Dorival para os amistosos da Seleção
O treinador chegou para substituir Fernando Diniz, que vinha de quatro jogos sem vencer ao final de 2023: empate com a Venezuela, e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina.
Com a saída iminente de Diniz, Dorival chegou em alta, após os bons trabalhos no Flamengo (campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022) e no São Paulo (venceu o título inédito da Copa do Brasil em 2023), mas até agora não conseguiu ter o bom desempenho na Seleção.
Jogos do Brasil em 2024:
A Seleção Brasileira fechou o ano com 59,5% de aproveitamento, porém, com um rendimento muito abaixo das expectativas geradas.
No ano, foram 14 jogos, sendo 6 vitórias, 7 empates e 1 derrota. O time treinado por Dorival Junior marcou 22 gols e sofreu 12.
Jogos e resultados do Brasil em 2024 (amistosos da Seleção)
Amistosos:
23 de março – Inglaterra 0 x 1 Brasil – Wembley, em Londres
26 de março – Espanha 3 x 3 Brasil – Santiago Bernabeu, em Madri
8 de junho – México 2 x 3 Brasil – Kyle Field, no Texas
12 de junho – Estados Unidos 1 x 1 Brasil – Camping World Stadium, em Orlando
Copa América:
24 de junho – Costa Rica 0 x 0 Brasil – SoFi Stadium, na Califórnia
28 de junho – Paraguai 1 x 4 Brasil – Allegiant Stadium, em Las Vegas
2 de julho – Brasil 1 x 1 Colômbia – Levi’s Stadium, na Califórnia
6 de julho – Uruguai 0 x 0 Brasil (Uruguai venceu por 4×2 nos pênaltis) – Allegiant Stadium, em Las Vegas
Eliminatórias Sul-Americanas:
6 de setembro – Brasil 1 x 0 Equador – Estádio Couto Pereira, em Curitiba
10 de setembro – Paraguai 1 x 0 Brasil – Estadio Defensores del Chaco, em Assunção
10 de outubro – Chile 1 x 2 Brasil – Estádio Julio Martínez Prádanos, em Santiago
15 de outubro – Brasil 4 x 0 Peru – Estádio Mané Garrincha, em Brasília
14 de novembro – Venezuela 1 x 1 Brasil – Estadio Monumental de Maturín, na Venezuela
19 de novembro – Brasil 1 x 1 Uruguai – Arena Fonte Nova, em Salvador
Em janeiro de 2025, o técnico Dorival Júnior completa um ano no cargo de treinador da seleção brasileira. Ele assumiu o time substituindo Fernando Diniz e neste período enfrente a pentacampeã do mundo, o ex-São Paulo já convocou mais de 50 atletas e parece ainda não ter encontrado o time ideal.
Números da Seleção nas Eliminatórias para a Copa de 2026
Nas eliminatórias, a vida da Seleção não está nada fácil, no entanto, com sete, em vez de cinco vagas, dificilmente o Brasil não irá para a próxima Copa do Mundo, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, em 2026.
Atualmente o Brasil está na quinta colocação, com 18 pontos somados, cinco a mais que a Bolívia (time que hoje iria para a repescagem) e seis a mais que a Venezuela, primeira Seleção fora da zona de classificação.
Em 12 jogos disputados nas Eliminatórias para a Copa, a Seleção Brasileira venceu cinco, empatou três e perdeu quatro. Foram 17 gols marcados e 11 sofridos, com isso, o aproveitamento é de 50%.
Classificação dos times que hoje teriam suas vagas direta na próxima Copa
- 1º Argentina – 25 pontos
- 2º Uruguai – 20 pontos
- 3° Equador – 19 pontos
- 4º Colômbia – 19 pontos
- 5º Brasil – 17 pontos
- 6° Paraguai – 17 pontos
- 7º Bolívia – 13 pontos (estaria indo para a repescagem)
Jogadores que marcaram gols pelo Brasil em 2024
Gols marcados – Jogador
Raphinha – 4
Rodrygo – 3
Endrick – 3
Vinicius Junior – 2
Lucas Paquetá – 2
Andreas Pereira – 2
Luiz Henrique – 2
Savinho – 1
Gabriel Martinelli – 1
Igor Jesus – 1
Gérson – 1
Quando serão os próximos jogos da Seleção?
Até o momento, a Seleção Brasileira não tem nenhum amistoso marcado para 2025. A agenda “tupiniquim” tem apenas compromissos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do 2026.
A tendência é que o time também dispute amistosos, mas não há nenhuma definição por parte da CBF.
Jogos da Seleção em 2025 (todos pelas eliminatórias)
(13ª rodada) – Brasil x Colômbia – 20 de março de 2025 (Porto Alegre)
(14ª rodada) – Argentina x Brasil – 25 de março de 2025 (Buenos Aires)
(15ª rodada) – Equador x Brasil – 5 de junho de 2025 (Quito ou Guayaquil)
(16ª rodada) – Brasil x Paraguai – 10 de junho de 2025 (Local a definir)
(17ª rodada) – Brasil x Chile – 4 de setembro de 2025 (Local a definir)
(18ª rodada) – Bolívia x Brasil – 9 de setembro de 2025 (Local a definir)
* As partidas citadas acima estão com horários definir pela Conmebol.
O que esperar da Seleção Brasileira para o próximo ano?
Após um 2024, decerto, muito aquém, a Seleção treinada (até o momento por Dorival Junior) terá uma missão muito grande para 2025. Primeiro, resgatar o bom futebol e melhorar bastante as apresentações.
Em segundo lugar e mais importante, garantir a vaga direta para a Copa do Mundo de 2026, para isso, terá de derrotar adversários difíceis nas próximas rodadas das Eliminatórias.
O primeiro desafio será contra a forte Colômbia, jogando em casa. Nada além da vitória interessa, visto que o Paraguai, nesta mesma rodada, encara o Chile (penúltimo colocado), jogando em casa, desta forma, já poderia cair para sexto.
Ademais, para piorar a situação, o segundo jogo de 2025 é contra a Argentina, em Buenos Aires.
Datas FIFA para 2025
A FIFA separou algumas datas para a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo, e outras, para a realização de amistosos internacionais. De 17 a 25 de março ocorrerão as eliminatórias, assim como será na semana de 2 a 10 de junho.
No mês de setembro, as eliminatórias serão disputadas entre os dias 1 e 9. Já os amistosos estão agendados para o período de 6 a 14 de outubro e, posteriormente, de 10 a 18 de novembro. Ao todo, os jogos do Brasil em 2025, serão em cinco datas entre março e setembro.
Ademais, já no mês de setembro, as eliminatórias serão disputadas entre 1 e 9. Em seguida, teremos Datas FIFA de 6 a 14 de outubro, porém esta janela será para a realização de amistosos. Posteriormente, de 10 a 18 de novembro. Ao todo, os jogos do Brasil em 2025, serão em cinco datas entre março e setembro.
Eliminatórias: de 17 a 25 de março, de 2 a 10 de junho e de 1 a 9 de setembro.
Amistosos: de 6 a 14 de outubro e 10 a 18 de novembro.