Estrela do Barcelona, Pablo Gavi tem chamado atenção no futebol mundial desde sua estreia. Atualmente, faz parte de um grupo bastante jovem, o qual se combina com alguns jogadores mais veteranos.
O investimento, principalmente nas categorias de base e atletas mais novos, faz parte de um planejamento a longo prazo após anos de glória com nomes como Lionel Messi e Gerard Piqué. Confira, a seguir, as principais informações e estatísticas de Gavi no Barça.
Quem é Gavi?
Pablo Gavi é um meio-campista/ponta-esquerda nascido em 05 de agosto de 2004. O jogador começou sua carreira nas categorias de base do Betis, mas foi para o Barcelona com 11 anos, em 2015. A curiosidade de seu início fica por conta do “Momento do Ano”, de 2017, quando Gavi foi premiado com o Prêmio Laureaus após consolar os rivais durante um torneio no Japão em 2016.
A partir disso, a carreira de Gavi no Barcelona começou a se desenvolver. Em 2021, então, recebeu uma promoção para o time principal. Sua estreia aconteceu em agosto de 2021, no Campeonato Espanhol, em substituição a Sergi Roberto. O clube catalão saiu do Camp Nou com uma vitória por 2 a 1 em cima do Getafe.
Em setembro de 2022, Gavi assinou um contrato com o Barcelona até 2026. Posteriormente naquele ano, o jogador venceu o Troféu Kopa, prêmio dado ao melhor jogador jovem e referente à temporada de 2021–22.
Apesar de ser elogiado constantemente, ele só conquistou um título com sua equipe em 2023. O troféu em questão foi uma Supercopa da Espanha em cima do rival Real Madrid, vencendo por 3 a 1. Na sequência, também faturou o Campeonato Espanhol.
Estatísticas de Gavi no Barcelona
2021–22
Como dito anteriormente, o ano de 2021 marcou a estreia de Gavi pelo Barcelona. Naquela temporada, foram 47 partidas, com 2 gols e 6 assistências. Desse número, 34 jogos foram no Campeonato Espanhol, cinco na Liga Europa, um na Copa do Rei, um na Supercopa da Espanha e seis na Liga dos Campeões.
No quesito advertências, Gavi recebeu 14 cartões amarelos primários e um cartão amarelo secundário, culminando em uma expulsão. Na ocasião, o Barcelona ocupava a 6ª posição do Campeonato Espanhol, mas sonhava com uma classificação para a Liga dos Campeões. O jogador foi expulso aos 79 minutos do segundo tempo após uma falta em Aléx Collado, do Granada. A partida terminou em 1 a 1.
2022–23
A temporada de 2022–23 teve um aumento de dois jogos para Gavi, somando 49 partidas disputadas pelo Barcelona. O número de gols também mudou, com 3 tentos, além de 7 assistências.
Além disso, os cartões amarelos recebidos subiram para 15, mas nenhuma expulsão foi registrada. Outra informação anterior, foi nessa temporada que ele conquistou seus 2 títulos com o Barça: uma Supercopa da Espanha e um Campeonato Espanhol.
2023–24
A temporada mais recente de Gavi no Barcelona se encerrou ao final de maio. Devido algumas lesões e períodos consideráveis fora de combate, o jogador atuou em apenas 15 partidas em 2023–24. Mesmo assim, conseguiu anotar 2 gols e dar 2 assistências.
O número de cartões de Gavi é que foi alto, considerando o número de jogos, sendo seis amarelos e um segundo amarelo para expulsão. O jogo em questão foi diante do Porto na Liga dos Campeões em outubro de 2023.
Aos 36 minutos do primeiro tempo, o jogador recebeu a primeira advertência após matar um ataque do time português puxando a camisa de Wendell. Posteriormente, já nos 90+3, ele voltou a fazer falta no brasileiro, caracterizando a expulsão. O Barça venceu o jogo por 1 a 0, avançando na competição.