Cerca de seis meses após assumir oficialmente o comando da Seleção Brasileira, o técnico Dorival Júnior divulgou sua convocação para a Copa América 2024. Esta edição do torneio organizado pela CONMEBOL acontece nos Estados Unidos entre os dias 20 de junho e 14 de julho.
Os últimos nomes que faltavam para fechar a lista da convocação para a Copa América foram divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 19 de maio. Assim, completam a equipe verde e amarela os jogadores Bremer, da Juventus, Éderson, do Atalanta, e Pepê, do Porto. Além disso, Dorival anunciou a vinda de Rafael, goleiro do São Paulo. Ele entra para substituir Ederson, que atualmente joga no Manchester City.
O goleiro sofreu uma fratura no rosto após se chocar com Romero durante uma partida entre City e Tottenham pela Premier League, sendo assim obrigado a sair da equipe. No entanto, o técnico brasileiro fez questão de confirmar que os demais convocados para a Copa América estão completamente aptos a participar. “Todos os atletas, independente do momento das convocações, chegam em igualdade de condições para disputar e brigar por uma posição dentro da equipe titular”, afirmou Dorival.
Os escolhidos de Dorival Júnior
Ao todo, a convocação para a Copa América 2024 do atual técnico da Seleção Brasileira conta com 26 jogadores. São eles:
Goleiros
12. Bento – Athletico-PR
1. Alisson – Liverpool (ING)
23. Rafael – São Paulo
Laterais
2. Danilo – Juventus (ITA)
13. Yan Couto – Girona (ESP)
16. Guilherme Arana – Atlético-MG
6. Wendell – Porto (POR)
Zagueiros
17. Beraldo – PSG (FRA)
3. Eder Militão – Real Madrid (ESP)
14. Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
4. Marquinhos – PSG (FRA)
25. Bremer – Juventus (ITA)
Meio-Campistas
19. Andreas Pereira – Fulham (ING)
15. João Gomes – Wolverhampton (ING)
24. Éderson – Atalanta (ITA)
5. Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
18. Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
8. Lucas Paquetá – West Ham (ING)
Atacantes
26. Pepê – Porto (POR)
9. Endrick – Palmeiras
21. Evanilson – Porto (POR)
10. Rodrygo – Real Madrid (ESP)
22. Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
11. Raphinha – Barcelona (ESP)
20. Savinho – Girona (ESP)
7. Vinicius Junior – Real Madrid (ESP)
Todos os convocados para a Copa América começam a se apresentar a partir do dia 30 em Orlando, na Flórida. No entanto, antes do início da competição, o Brasil terá dois amistosos. O primeiro é contra o México no dia 8 de junho. Em seguida, a Seleção Brasileira enfrenta os donos da casa, os Estados Unidos, no dia 12 de junho.
Como será a Copa América 2024
A CONMEBOL Copa América acontece há mais de 100 anos. Ou seja, ela é uma das mais antigas competições de futebol do continente. Sua primeira edição, realizada em 1916, teve o Uruguai como grande vencedor.
Este ano, os Estados Unidos recebem o evento que reúne as maiores seleções das Américas. O jogo de abertura da edição deste ano será no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta. Na ocasião, a dona do atual título, Argentina, e o Canadá se enfrentam pelo grupo A da competição.
O Brasil está no Grupo D, juntamente com Colômbia, Paraguai e Costa Rica. A fase de grupos segue até o dia 2 de julho e, em seguida, o torneio continua de acordo com o chaveamento de quartas de final, semifinais e final. O Hard Rock Stadium, em Miami, será o palco da grande decisão da Copa América, no dia 14 de julho, quando o mundo conhecerá o grande campeão da edição.
A Argentina ganhou a Copa América de 2021 ao marcar 1 a 0 em cima do Brasil em pleno estádio do Maracanã. A Argentina e Uruguai venceram 15 vezes cada o torneio, enquanto o Brasil conquistou nove.