A FA Cup, conhecida como Taça da Inglaterra, é a copa organizada pela federação inglesa de futebol. É o torneio de futebol mais antigo do planeta. A primeira edição aconteceu na temporada 1871-72 e a competição engloba times de todos os níveis do futebol local.
Atualmente, o vencedor da copa garante vaga na próxima edição da Liga Europa, e é um dos times a disputar a Supercopa da Inglaterra. O último campeão é o Manchester United, que derrotou seu grande rival, Manchester City, por 2×1 na decisão em Wembley.
Formato da Copa da Inglaterra
As partidas do torneio acontecem em formato de playoff. Cada fase tem apenas uma partida, que será disputada na casa de um dos clubes, definida em sorteio. Nas fases preliminares, os empates geram um novo jogo, chamado de replay para definir o classificado. Permanecendo a igualdade, há uma prorrogação com dois tempos de 15 minutos e, se necessário, a disputa por pênaltis. No entanto, esse formato é contemporâneo, já que nos primórdios da competição, os replays eram ilimitados, até que uma equipe terminasse a partida com a vitória.
A final do torneio é disputada no Estádio Wembley, fechando o calendário do futebol inglês, sendo um dos maiores jogos de toda a temporada. Já são 143 edições do torneio, que conta atualmente com 729 clubes participantes. O primeiro campeão foi o Wanderers F.C., clube fundado em 1859, e dissolvido em 1887. O clube venceu seis das primeiras dez edições do torneio. Seus três títulos seguidos entre 1876/78 só seriam igualados pelo Blackburn em 1884/86.
Quem são os maiores vencedores?
O maior campeão do torneio é o Arsenal, com 14 taças da Inglaterra, seguido de perto pelo Manchester United, com 13 títulos. Por certo, um fato curioso é que as duas equipes também somam o maior número de finais, com 22 para os red devils e 21 para os gunners. Os dois times, inclusive, decidiram a competição em duas oportunidades, com os gunners saindo vitoriosos nas duas finais.
Confira a lista dos maiores campeões da Taça da Inglaterra:
- Arsenal: 14 títulos;
- Manchester United: 13 títulos;
- Liverpool: 8 títulos;
- Chelsea: 8 títulos;
- Tottenham: 8 títulos;
- Manchester City: 7 títulos;
- Aston Villa: 7 títulos;
- Newcastle: 6 títulos;
- Blackburn: 6 títulos;
- Everton: 5 títulos;
- West Bromwich: 5 títulos;
- Wanderers: 5 títulos.
Mas para além dos maiores vencedores, a Copa da Inglaterra também teve zebras ao longo da sua história?
Tudo pode acontecer no torneio
Os matadores de gigantes são um termo muito comum quando se fala no torneio da taça inglesa. Ao longo de mais de 140 anos de história, muitas zebras aconteceram na copa. E além da ansiedade dos jogos de seus clubes, os torcedores esperam por ver quem será o mais novo “matador de gigantes” da copa onde tudo pode acontecer.
No ano de 2006, o jornal The Times divulgou uma notícia onde pesquisadores haviam analisados resultados de quatro anos da Copa da Inglaterra. Eles chegaram as seguintes conclusões:
- A probabilidade de uma equipe de uma divisão inferior vencer um time de uma divisão acima era de 99,85%;
- Quando duas divisões separavam os clubes, as chances cairiam para 48,8%;
- E em um fosso de 3 divisões, as chances se reduziriam para 39,28%.
Mesmo com a queda dessas probabilidades, as chances para as zebras históricas parece estar ao lado dos sonhadores.
A Copa da Inglaterra feminina
A primeira edição da competição para as mulheres aconteceu na temporada 1970/71 sob o nome de WFA Cup. O torneio foi realizado um ano após a queda da proibição das mulheres no futebol na Inglaterra. Quem saiu vitorioso do torneio de estreia foi o Southampton, capitaneado por Lesley Lloyd.
A Copa da Inglaterra em 2024
Na atual temporada, a FA CUP iniciou-se no dia 3 de agosto, com uma rodada preliminar. Ao todo, a competição tem 14 fases. Os próximos encontros do torneio acontecem no início de janeiro, no que será a terceira rodada da competição.
O torneio ainda abre o calendário do último mês do ano na Inglaterra, sendo um dos principais momentos do ano, envolvendo o maior número de partidas nas divisões dos campeonatos nacionais e datas históricas como o Boxing Day.
Os times da Premier League ainda não estão na disputa, adentrando a competição na rodada posterior, assim como os 24 clubes da Champioship (segunda divisão inglesa).
Recordes e Estatísticas da Copa da Inglaterra
Abaixo você descobre estatísticas interessantes sobre o torneio:
- Jogador com mais títulos: Ashley Cole com sete conquistas;
- Treinador com mais títulos: Arsène Wenger com sete títulos;
- Mais gols em finais: Ian Rush com cinco;
- Maior goleada: Preston North End 26×0 Hyde (1887);
- Jogo com mais replays: Oxfort Cicy x Alvechurc (1971) com seis jogos disputados;