A seleção sérvia de futebol é um time ainda jovem, com menos de 30 anos de história. No entanto, o país ,que fazia parte da Iugoslávia, foi um dos grandes celeiros de jogadores da nação.
Nesse texto, você vai conhecer um pouco da história do extinto país, e entender como a seleção da Sérvia de futebol não conseguiu engrenar no futebol mundial até o momento.
História da Iugoslávia no futebol
O país do leste europeu esteve presente no cenário internacional desde os primórdios do futebol. Foi na primeira Copa do Mundo de 1930 que obteve o seu melhor resultado no torneio, com um 4º lugar, que também foi conquistado em 1962.
Os grandes resultados remetem aos Jogos Olímpicos. O maior deles foi o título dos jogos em 1960, em Roma. Além disso, conquistou a prata em três oportunidades:
- Jogos Olímpicos de 1948, em Londres;
- Jogos Olímpicos de 1952, Helsinque;
- Jogos Olímpicos de 1956, em Melbourne;
Logo depois, também conquistaria a medalha de bronze nos jogos de 1984, em Los Angeles. No torneio continental de futebol, conquistou dois vices-campeonatos, em 1960 e 1968.
O fim da Iugoslávia
Posteriormente, após anos de crises políticas, tensões étnicas e conflitos armados, a separação do país se deu nos anos 1990. A princípio, Croácia e Eslovênia declararam a independência, seguidos pela Bósnia e Herzegovina. Devido a isso, vários conflitos e guerras foram desencadeadas, e a dissolução iniciou-se em 1992.
No futebol, o desmembramento do país deu lugar a cinco novas seleções: Sérvia e Montenegro, Croácia, Macedônia, Bósnia e Eslovênia. Futuramente, Sérvia e Montenegro também seriam desmembrados, com cada país formando a sua seleção.
Atualmente, a Macedônia se tornou Macedônia do Norte, e Kosovo também possui a sua equipe nacional. A FIFA reconheceu a Sérvia como a sucessora da Iugoslávia. Consequentemente, ela herdou os resultados do país.
Os principais jogadores sérvios da Iugoslávia
Durante o período de união, a ex-Iugoslávia contou com grandes jogadores, a maioria sérvios e croatas. Dentre os principais sérvios da Iugoslávia, estão:
- Milutin Soskic;
- Milutin Ivkovic;
- Milorad Arsenijevic;
- Velibor Vasovic;
- Aleksandar Timanic;
- Vujadin Boskov;
- Dragoslav Šekularac;
- Dragan Džajić;
- Ilija Petković;
- Vladimir Petrović;
- Dragan “Piksi” Stojkovic;
- Rajko Mitic;
- Miloš Milutinović;
- Bora Kostić;
- Milan Galić;
- Dejan Petkovic;
História do futebol sérvio
A seleção da Sérvia de futebol só disputou a sua primeira competição como nação independente em 2010. Desse modo, com a dissolução total da Iugoslávia em 2002, o país ainda estaria vinculado a Montenegro antes do pequeno país votar pela sua independência.
A princípio, a seleção servo-montenegrina estreou nas eliminatórias para a Euro de 2004, começando com um empate contra o Azerbaijão em 2×2. Contudo, não conseguiu a classificação para o torneio continental.
A Copa do Mundo de 2006
O time classificou-se para a Copa de 2006 em um grupo difícil, que contava com Espanha, Bélgica e a rival Bósnia.
No entanto, uma semana antes da Copa, o plebiscito que tornou Montenegro uma nação independente foi aprovado, e a competição marcaria o último torneio dos países como uma seleção conjunta.
Acredita-se que esse fato pode ter impactado no desempenho da equipe, visto que foi a última colocada no torneio. Além disso, sofreu dez gols na fase de grupos, quando, nas eliminatórias, havia sofrido apenas um gol.
Seleção sérvia de futebol
Depois da separação e do fraco desempenho na copa, o país também não conseguiu classificar-se para nenhuma Eurocopa, até a edição de 2024.
Contudo, ela teve novamente um desempenho decepcionante. A seleção sérvia de futebol não conseguiu nenhuma vitória na fase de grupos, e marcou apenas um gol, o único de sua história em torneios continentais.
Na sua estreia no torneio europeu, perdeu para a Inglaterra, por 1×0. Logo depois, frente a Eslovênia, empatou em 1×1 nos últimos momentos partidas. O gol sérvio foi assinalado por Luka Jovic.
Na terceira partida, ainda com chances de classificação, não saiu do 0 contra a Dinamarca, e acabou na lanterna do grupo, com apenas dois pontos conquistados.
Seleção sérvia de futebol nas Copas
Ao contrário do que se vê no cenário interno europeu, a Sérvia costuma figurar nas Copas do Mundo. Desde 2010, na sua primeira oportunidade, não se classificou apenas para a Copa de 2014, realizada no Brasil.
Contudo, o cenário de fraco desempenho em torneios internacionais é o mesmo, visto que a nação jamais passou da fase de grupos.
Confira como foi a participação da seleção sérvia de futebol em Copas do Mundo:
- 2010: 3 jogos, 1 vitória e 2 derrotas e 2 gols marcados;
- 2018: 3 jogos, 1 vitória, 2 derrotas e 2 gols marcados;
- 2022: 3 jogos, 1 empate, 2 derrotas e 5 gols marcados.
O fraco desempenho sérvio pode ser explicado pela sequência de problemas que a seleção enfrenta em seu elenco. Mesmo contando com jogadores com destaque na Europa, a seleção nunca conseguiu engrenar.
Desempenho atual da seleção sérvia de futebol
Na recém-criada Liga das Nações da UEFA, a equipe chegou na divisão principal na temporada 2024-2025. O time atual é comandado por Dragan Stankovic e passa por um processo de renovação, em busca da classificação para a Copa do Mundo de 2026.
A última escalação da Sérvia foi:
- Djordje Petrovic, Milos Veljkovic, Nikola Milenkovic, Strahinja Pavlovic;
- Nemanja Maksimovic, Aleksa Terzic, Nemanja Gudelj, Andrija Zivkovic, Lazar Samardzic;
- Aleksandar Mitrovic, Dusan Vlahovic.
Destaques da seleção sérvia de futebol
Depois de 2006, os grandes destaques da seleção sérvia foram:
- O goleiro: Vladimir Stojkovic;
- Os defensores: Branislav Ivanovic, Alexander Kolarov, Nemanja Vidic;
- Os meias: Dejan Stankovic, Dusan Tadic, Nemanja Matic e Milos Krasic;
- Os atacantes: Nikola Zigic, Aleksandar Mitrovic, Susan Vlahovic.
Mesmo sendo uma seleção recente no cenário internacional, na história da seleção sérvia de futebol, quatro jogadores possuem mais de 100 participações com a camisa vermelha. Dentre eles, três já se aposentaram: Savo Milosevic, Dejan Stankovic e Branislav Ivanovic. O jogador com mais partidas pela seleção é Dusan Tadic, ainda em atividade, que já soma 111 jogos.
Outro ponto a destacar é que Aleksandar Mitrovic, com 98 partidas, está próximo de alcançar o marco centenário de jogos. Ademais, ele já é o maior artilheiro da história da seleção, com 59 gols marcados.