Início » Futebol » Conheça o Club Deportivo Universidad César Vallejo, time do Peru que tem Paolo Guerrero

Conheça o Club Deportivo Universidad César Vallejo, time do Peru que tem Paolo Guerrero

Publicado em:

Última atualização:

Times do Peru integram o quadro de participantes da Libertadores e Sul-Americana todos os anos. O Club Deportivo Universidad César Vallejo, com sede em Trujillo, já enfrentou o Bahia, o São Paulo e o Botafogo em diferentes etapas das competições.

Atualmente, disputa a primeira divisão do Campeonato Peruano, mas nunca levantou o caneco. Saiba como o clube se tornou protagonista no cenário nacional e quem são os jogadores que vestem a camisa.

História do Club Deportivo Universidad César Vallejo

O Club Deportivo Universidad César Vallejo foi fundado em 06 de janeiro de 1996 por César Acuña Peralta, político e empresário peruano. O nome é uma homenagem ao escritor e poeta César Abraham Vallejo Mendoza, famoso no século XX.

Outra curiosidade é que o clube é o ramo esportivo da universidade homônima, disponível ao redor do país.

De 1996 a 2003, o elenco só ocupava divisões inferiores e torneios departamentais de Trujillo. Posteriormente, em 2004, o César Vallejo conquistou o acesso à primeira divisão do Campeonato Peruano, que lhe rendeu a projeção nacional e a participação em competições peruanas. Caiu para a segunda divisão no ano seguinte, mas retornou à elite em 2008.

Ademais, o melhor desempenho do time na primeira divisão peruana foi em 2012 e 2015, quando terminou em 3º lugar na tabela.

Em 2010, participou da Copa Sul-Americana pela primeira vez. Já em 2013, o César Vallejo estreou na Libertadores depois de conseguir a melhor pontuação no campeonato local. Apesar da festa pela classificação, perdeu para o Deportes Tolima e não passou da primeira fase qualificatória.

Por sua vez, o César Vallejo segue na primeira divisão da Liga 1 com folga, com o total de 16 temporadas desde então. Para o futuro, o clube espera conquistar o primeiro título nacional e, claro, presentear a torcida com a taça da Libertadores da América.

Títulos do César Vallejo

Ao visitar a sede do Club Deportivo Universidad César Vallejo, os torcedores poderão conhecer as três peças expostas nas estantes da sala para troféus, adquiridas entre 2007 e 2015. O time ainda não tem títulos internacionais.

A taça mais importante da história do César Vallejo é a da Copa del Inca, competição disputada somente por clubes de futebol da primeira divisão do campeonato peruano.

Então, confira todos os títulos do clube:

  • 2 Segunda Divisão do Campeonato Peruano – 2018 e 2007
  • 1 Copa del Inca – 2015

Desempenho do clube peruano em competições

O Cesar Vallejo soma nove participações em torneios da Conmebol: quatro na Libertadores e cinco na Copa Sul-Americana. Porém, nunca alcançou a final em nenhuma delas. Seu melhor resultado foi chegar até as quartas de final.

Pela Sul-Americana, esteve em campo nas edições de 2010, 2011, 2014, 2023 e 2024, com a melhor campanha em 2014, eliminado nas quartas de final pelo Atlético Nacional, da Colômbia, por 2 a 0 no agregado.

Já na Libertadores, o time jogou as edições de 2013, 2016, 2021 e 2022, mas nunca passou da primeira fase qualificatória.

Elenco atual de jogadores

O Cesar Vallejo tem 27 jogadores, sendo oito estrangeiros. Não há brasileiros no elenco, e o atual técnico é Guillermo Salas, peruano de 49 anos.

Nesse contexto, destaca-se a presença do atacante Paolo Guerrero, ídolo da Seleção do Peru, que esteve na Copa do Mundo de 2018. Guerrero também é conhecido por brasileiros por ter atuado no Corinthians, Flamengo e Internacional.

Também, o zagueiro Carlos Ascues, o goleiro José Carvallo e o lateral Nilson Loyola também são peças fundamentais.

Então, agora, conheça os atletas do Club Deportivo Universidad César Vallejo:

Goleiros:

  • Carlos Grados e José Carvallo

Defensores:

  • Alec Deneumostier, Geisson Perea, Carlos Ascues, Manuel Ganoza, Juan Quiñones, Carlos Pérez, José Bolívar, Nilson Loyola, Sais Santibañez, Carlos Cabello e Johan Madrid

Meias:

  • Frank Ysique, Josepmir Ballón, Gerson Barreto, Jairo Vélez, Cristian Benavente e Franchesco Flores

Atacantes:

  • Pierre da Silva, Edgar Benítez, Arley Rodríguez, Óscar Barreto, Yorleys Mena, Osnar Noronha, Facundo Rodríguez e Paolo Guerrero