Poucos podem conhecer a história do Club Atlético Lanús, mas o time argentino já tem bastante tempo de futebol. Criado em março de 1915, o clube surgiu como um acordo entre vizinhos para criar uma fundação dedicada a estimular a prática de exercícios físicos. A ideia era dar espaço não somente ao futebol, mas também a outros esportes como tênis, hipismo, ciclismo, natação, ginástica, dentre outros.
Assim surgiu o Club Atlético de Lanús, que mais tarde perderia o “de” e, posteriormente, seria mais conhecido simplesmente como Lanús — que também é o nome da cidade na qual o clube nasceu.
Muito embora os Granates ocupem o nono lugar na tabela do Campeonato Argentino de 2024, eles têm um belo histórico de títulos e foram muito bem na rodada de grupos da CONMEBOL Sul-Americana deste ano. A seguir, veja as estatísticas, os títulos e o elenco do Lanús.
Club Atlético Lanús: estatísticas do Campeonato Argentino
Na temporada de 2023, o Lanús terminou em quarto lugar na classificação, com 45 pontos marcados contra os 61 que o River Plate, atual campeão do torneio, conquistou. Com cinco jogos disputados na atual temporada da Liga Profissional da Argentina, o Lanús tem duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota até o momento, somando um total de oito pontos e um saldo de gols de +1.
O Lanús perdeu somente em sua estreia no torneio, quando o Independiente Rivadavia ganhou por 2 a 0. Esses resultados deixam o time argentino na nona colocação, a cinco pontos do Talleres (Córdoba), Huracán e Unión (Santa Fé). Estes três clubes somam 13 pontos e estão na ponta da tabela, com o Talleres em primeiro lugar pelo saldo de gols.
Artilharia do clube
O maior artilheiro do Lanús é o atacante José Sand, que entrou na equipe em 2016. Sand já marcou 167 gols com a camisa dos Grenates. Já na temporada 2024, o título de maior goleador fica com Walter Bou, que anotou 15 gols este ano, sendo seis deles na Copa Sul-Americana, seis da Copa da Liga Argentina e outros três na Primeira Divisão.
Por outro lado, o jogador com mais tempo de campo em 2024 é Marcelino Moreno, que disputou 25 jogos pelo Lanús nesta campanha. Considerando todas as temporadas, Maxi Velázquez defendeu o clube mais vezes dentre os outros jogadores. Foram 420 jogos somando todos os anos em que atuou na equipe argentina.
Os títulos do Lanús
Em seus quase 110 anos de história, o Club Atlético Lanús conquistou títulos importantes, como a Taça Sul-Americana, além de ter sido campeão da Supercopa Argentina. Veja a seguir a lista completa de títulos:
- Campeão da Copa CONMEBOL na temporada de 1995/96;
- Campeão do Torneo Apertura em 2007;
- Campeão da Taça Sul-Americana em 2013;
- Campeonato de Primeira Divisão de 2016;
- Campeão da Copa Bicentenário em 2016;
- Campeão da Supercopa Argentina de 2017.
Elenco do Club Atlético Lanús
Sob o comando do técnico Ricardo Zielinski, o Lanús conta atualmente com os seguintes jogadores:
- Goleiros: Alan Aguerre e Nicolás Claa.
- Defensores: Gonzalo Pérez, Juan Martín Ginzo, Juan José Cáceres, Ezequiel Muñoz, Nery Domínguez, Julio Soler, Nicolás Morgantini, Braian Aguirre, Brian Aguilar, José Canale e Abel Luciatti.
- Meio-campistas: Luciano Boggio, Raúl Loaiza, Agustín Rodríguez, Maximiliano González, Favio Álvarez, Ramiro Carrera, Felipe Peña Biafore e Franco Watson.
- Atacantes: Lautaro Acosta, Walter Bou, Leandro Díaz, Jonatan Torres, Marcelino Moreno, Bruno Cabrera, Augusto Lotti e Dylan Aquino.