Início » Futebol » Descubra a história do Boca Juniors

Descubra a história do Boca Juniors

Publicado em:

Última atualização:

O Club Atlético Boca Juniors é uma das equipes mais tradicionais de todo o futebol argentino, dona de 5 Libertadores. Com diversos jogadores de ponta usando a camisa do clube nos mais diversos períodos, não à toa o clube é uma referência na América do Sul. Além disso, possui uma história riquíssima e que vale a pena ser conhecida.

Sendo assim, leia o texto a seguir para saber mais sobre aspectos da fundação do Boca Juniors. Confira também o elenco do clube atualmente e veja os principais nomes do time. 

O início do Club Atlético Boca Juniors

A criação do Boca Juniors ocorreu em 3 de Abril de 1905. Os responsáveis por fazer isso acontecer foram cinco jovens imigrantes italianos que viviam no La Boca.

La Boca, por sinal, é um bairro pobre da cidade de Buenos Aires. Ele foi importante para nomear o clube, que justamente é “Boca” Juniors. E, no caso, o Juniors é um termo inglês que foi usado para dar mais prestígio ao nome em si.

A organização do Club Atlético Boca Juniors, inicialmente, tinha apenas o futebol como esporte. No entanto, com o passar dos anos, novas modalidades foram incluídas, como basquete, boxe e vôlei.

Apelido dos fãs 

Os torcedores do Boca são apelidados de xeneizes. Isso é por conta dos primeiros habitantes que habitavam o bairro de La Boca: italianos que moravam em Gênova.

Esses italianos falavam lígure, uma língua própria da região. Gênova, em língure, é Zeine, e o gentílico é zeneixi. A partir daí surgiu o termo xeneize.

Estádio da equipe

O estádio do Club Atlético Boca Juniors é a famosa La Bombonera. Com uma capacidade para quase 60 mil espectadores, é um dos grandes templos do futebol mundial.

A sua inauguração foi em 1940, e a primeira partida foi entre Boca e San Lorenzo, vencida pela equipe da casa por 2 a 1. Já sediou finais de torneios na Argentina e até mesmo da Copa Libertadores.

Uniforme 

Já no que se refere ao uniforme do clube, o motivo dele ser azul e amarelo é bem curioso.

No início, o clube não tinha cor específica nos uniformes para disputar as partidas. As camisas eram brancas com faixas pretas e, posteriormente, azuis celeste.

Todavia, isso mudou quando Juan Bricchetto, um trabalhador do porto de Buenos Aires, trouxe uma ideia inusitada aos jovens fundadores do time. Em um certo dia, ele sugeriu que a camisa tivesse as cores do primeiro navio que passasse pela região.

E foi o que aconteceu. O navio em si era o Drottning Sophia, de origem sueca e, portanto, com as cores azul e amarela.

Jogadores atuais do Club Atlético Boca Juniors

Já que agora você descobriu um pouco da história do time, é hora de conhecer quais são os jogadores de lá. Segundo o site do O Gol, atualmente são 45 jogadores no elenco:

  • Goleiros: Agustín Lastra (ARG), Sergio Romero (ARG), Leandro Brey (ARG), Javier García (ARG) e Sebastían Díaz (ARG).
  • Defensores: Marcelo Saracchi (URU), Nicolás Figal (ARG), Marcos Rojo (ARG), Nicolás Valentini (ARG), Frank Fabra (COL), Lautaro Blanco (ARG), Mateo Mendia (ARG), Lucas Blondel (ARG), Dylan Gorosito (ARG), Walter Molas (ARG), Lautaro Di Lollo (ARG), Luís Advíncula (PER), Cristián Lema (ARG) e  Aaron Anselmino (ARG);
  • Meias: Ezequiell Bullaude (ARG), Pol Fernandéz (ARG), Juan Jamírez (ARG), Ezequiel Fernandéz (ARG), Tomás Belmonte (ARG), Cristian Medina (ARG), Vicente Taborda (ARG), Milton Delgado (ARG), Maurício Benítez (ARG), Jabes Saralegui (ARG), Julián Ceballos (ARG), Santiago Dalmasso (ARG), Juan Cruz Payal (ARG), Gary Mendel (CHI) e Kevin Zenon (ARG);
  • Atacantes: Exequiel Zeballos (ARG), Darío Benedetto (ARG), Mílton Gimenez (ARG), Lucas Janson (ARG), Luca Langoni (ARG), Norberto Briasco (ARM), Brian Aguirre (ARG), Iker Zufiaurre (ARG), Ignacio Rodriguez (ARG), Edinson Cavani (URU) e Miguel Merentiel (URU).