Início » Futebol » Relembre a trajetória de Clayson, ponta-esquerda do Cuiabá

Relembre a trajetória de Clayson, ponta-esquerda do Cuiabá

Publicado em:

Última atualização:

O ponta-esquerda Clayson, do Cuiabá, chegou ao futebol em 2011 após passagem pelo futsal. Revelado pelo União São João em 2012, o jogador teve passagens por Ituano, Ponte Preta, Corinthians e Bahia antes de chegar ao Dourado. No entanto, o atleta não vem de boa fase em 2024, com números abaixo do esperado.

Continue a leitura e relembre a trajetória do ponta-esquerda Clayson, bem como seus números e conquistas ao longo da carreira.

Trajetória

Clayson Henrique da Silva Vieira nasceu em 19 de março de 1995, em Botucatu, São Paulo. O atleta chegou ao time de base do União São João, do interior de São Paulo, em 2011, subindo para o clube profissional em 2012.

União São João (2012)

A estreia de Clayson pelo futebol profissional ocorreu contra o Atlético Sorocaba pelo Campeonato Paulista A2 — a Série B da competição — com direito a um gol. Ainda assim, a marca do atacante não foi suficiente. Isso porque o União São João perdeu o jogo em uma goleada de 2 a 5.

Com apenas três partidas pelo clube e o mesmo gol marcado, Clayson chamou a atenção do Ituano e se transferiu para o clube de Itu.

Clayson no Ituano (2013-15) e Ponte Preta (2015-17)

Após chegar ao Ituano, Clayson passou a atuar em várias competições. Em 2015, no Campeonato Paulista A1, entrou em campo 14 vezes, marcou dois gols e deu outras duas assistências. Na Copa do Brasil, ele foi ainda mais importante. Isso porque o atacante disputou sete partidas, balançando a rede duas vezes.

Ao todo, Clayson fez 36 jogos pelo clube, divididos entre o Paulista A1, Copa do Brasil, Copa Paulista e Série D. Devido ao bom desempenho pelo Galo de Itu, o atacante pulou da Série D para a Série A em questão de meses, quando saiu do Ituano e se transferiu para a Ponte Preta em 2015.

Já na Ponte Preta, Clayson somou 45 partidas na Série A entre 2015 e 2017, com cinco gols e mais cinco assistências — o melhor desempenho até então. Pelo Campeonato Paulista, foram 29 jogos e mais um gol. Durante a passagem pelo clube, ele ainda teve a primeira experiência em competições internacionais, disputando dois jogos pela Copa Sul-Americana em 2017.

Ao todo, somou 65 partidas pela Macaca, com seis gols e as mesmas seis assistências. O atleta chamou a atenção do Corinthians após receber a nomeação de jogador revelação do Paulista. Assim, sequer pensou em não aceitar a transferência para o Timão, que seria, até o momento, o maior clube pelo qual Clayson jogaria.

Clayson no Corinthians (2017-19)

Clayson chegou ao último elenco do Corinthians campeão do Brasileirão, em 2017, logo após jogar o Campeonato Paulista pela Ponte Preta. Na Série A daquele ano, ele participou de 29 jogos, marcou quatro gols e distribuiu outras seis assistências. Já em 2018, o atleta disputou 23 partidas no Brasileirão. Entretanto, teve um mau desempenho, com apenas um gol e uma assistência durante todo o campeonato.

Além disso, Clayson jogou quatro partidas pela Copa Libertadores da América e outras seis na Copa do Brasil, além de 15 jogos no Campeonato Paulista, nos quais marcou mais dois gols e ajudou a equipe a vencer levantar o troféu.

Em 2019, o jogador seguiu com o elenco corintiano, sendo essa a melhor temporada dele na carreira. Isso porque o atacante atuou em 32 partidas na Série A, anotando três gols e distribuindo sete assistências. No mesmo ano, ainda disputou dez partidas pela Copa Sul-Americana, com dois gols marcados, além de 13 jogos no Campeonato Paulista, somando mais dois gols. Já na Copa do Brasil, o atleta não foi tão eficiente, com sete partidas totais, mas nenhum gol ou assistência registrados.

No total, Clayson acumulou 123 partidas pelo Corinthians, com 12 gols e 14 assistências entre 2017 e 2019.

Bahia (2020-22)

Com boa proposta do Bahia, o atacante Clayson chegou ao Tricolor de Aço em 2020, com contrato até 2022. Entretanto, o atleta não superou as expectativas do clube. Isso porque, na temporada 2020-21 do Brasileirão, ele participou de 21 partidas, marcando três gols e uma assistência. Já na Copa Sul-Americana, foram seis outros jogos, enquanto na Copa do Brasil fez apenas uma partida com a camisa do Bahia.

No Campeonato Baiano de 2020, Clayson fez apenas dois jogos, e na Copa do Nordeste somou 12 partidas ao longo de 2019-20. Ao todo, foram 42 disputas pelo Bahia, com apenas três gols e uma assistência.

Al-Faisaly e V-Varen Nagasaki (2022-23)

Clayson teve passagens breves pelo Al-Faisaly, da Arábia Saudita, e V-Varen Nagasaki, do Japão. Na Saudi Pro League, porém, o jogador fez apenas oito partidas, com um gol marcado em 2022. Já na J. League Division 2 — a Série B japonesa —, ele jogou entre 2022 e 2023, somando 25 jogos, quatro gols e seis assistências.

Clayson no Cuiabá (2021 e 2023-momento)

A primeira passagem de Clayson pelo Cuiabá ocorreu em 2021, quando ainda pertencia ao Bahia. Como o atleta teve um desempenho abaixo do esperado no Esquadrão de Aço, ele foi para o Dourado por empréstimo. Na primeira passagem, somou 32 partidas entre o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, com dois gols marcados e três assistências.

Já em 2023, após passar pelo futebol internacional, Clayson fez 23 jogos com a camisa do Cuiabá, marcando sete gols e duas assistências — números que não aconteciam já há algum tempo.

Em 2024, até o momento, o atacante soma 27 partidas pelo Brasileirão, com cinco gols. Além disso, entre a Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Copa Verde, ele tem outros 11 jogos e um gol. O Dourado encontra-se em situação crítica no Campeonato Brasileiro. Isso porque o clube está praticamente rebaixado para a Série B, uma vez que é o penúltimo colocado da tabela (27), à frente apenas do Atlético Goianiense (22).

Títulos ao longo da carreira

  • Campeonato Paulista (Ituano, 2014; Corinthians, 2018 e 2019)
  • Campeonato Brasileiro (Corinthians, 2017)
  • Campeonato Baiano (Bahia, 2020)
  • Campeonato Mato-grossense (Cuiabá, 2021 e 2024)