O Campeonato Brasileiro Feminino 2024 teve início em março com a partida entre Santos e Real Brasília. De lá para cá, porém, muita coisa mudou e, principalmente, a classificação mudou. Atualmente, por exemplo, o Corinthians lidera a competição, com 40 pontos, e o Atlético-MG está na lanterna, com apenas um ponto conquistado. Saiba mais sobre a atual temporada do futebol feminino!
Equipes participantes
O Campeonato Brasileiro Feminino de 2024 conta com a participação de 16 equipes espalhadas pelo país. Assim como no torneio masculino, a competição tem um sistema de promoção e rebaixamento para a Série A2. Aliás, o maior campeão é o Corinthians, com cinco títulos (2018, 2020, 2021, 2022 e 2023).
Assim, das 16 equipes participantes, compõem o Campeonato Brasileiro Feminino times de seis estados diferentes. Em ordem alfabética, os times são América Mineiro, Atlético Mineiro, Avaí/Kindermann, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Ferroviária, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Real Brasília, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo.
Desempenho dos principais clubes
Atualmente, o G8 do Campeonato Brasileiro Feminino está ocupado por Corinthians, Ferroviária, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Bragantino, respectivamente. No caso dessa competição, são oito times classificados para as oitavas de final, já que o formato do torneio tem fase de grupos e mata-mata, como campeonatos estaduais.
O líder do Campeonato Brasileiro Feminino é o Corinthians, com 40 pontos, 13 vitórias, um empate e uma derrota em 15 jogos. Depois, a Ferroviária aparece com 32 pontos, nove vitórias, cinco empates e uma vitória. Em terceiro lugar, então, o São Paulo aparece com 30 pontos, nove vitórias, três empates e três derrotas.
Do quarto ao sexto lugar do Campeonato Brasileiro Feminino, entretanto, as equipes possuem menos de 30 pontos. O Palmeiras, por exemplo, acumula 28, com nove vitórias, um empate e cinco derrotas, enquanto o Cruzeiro tem 24 pontos, sete vitórias, três empates e cinco derrotas.
Os rivais Grêmio e Internacional, por outro lado, estão empatados com 23 pontos, porém o Imortal tem sete vitórias contra seis do rival. Além disso, tem três empates e cinco derrotas contra cinco empates e quatro derrotas coloradas.
Por fim, o Bragantino tem os mesmos 23 pontos, porém com seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Os três ocupam a sexta, sétima e oitava colocação do Campeonato Brasileiro Feminino, respectivamente.
No entanto, na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro Feminino, o Botafogo aparece na 13ª posição com 12 pontos. Enquanto isso, o Santos é o 14º com 11 pontos. Avaí Kindermann, com sete, e Atlético-MG, com apenas um ponto, fecham a zona de rebaixamento.
Classificação do Campeonato Brasileiro Feminino 2024
Como dito anteriormente, o Corinthians está na liderança da classificação, com muitas chances de vencer o Campeonato Brasileiro Feminino. Por outro lado, o Atlético-MG tem as mesmas chances de ser rebaixado, uma vez que conquistou um ponto em 15 partidas disputadas.
- Corinthians: 40 pontos;
- Ferroviária: 32 pontos;
- São Paulo: 30 pontos;
- Palmeiras: 28 pontos;
- Cruzeiro: 24 pontos;
- Grêmio: 23 pontos;
- Internacional: 23 pontos;
- Red Bull Bragantino: 23 pontos;
- Flamengo: 22 pontos;
- América-MG: 20 pontos;
- Fluminense: 19 pontos;
- Real Brasília: 17 pontos;
- Botafogo: 12 pontos;
- Santos: 11 pontos;
- Avaí Kindermann: sete pontos;
- Atlético-MG: um ponto.
Negrito: classificados ao mata-mata; itálico: rebaixados.