O Ferroviária feminino sub-20 vem se consolidando cada vez mais como uma das tradicionais equipes quando falamos em futebol feminino. As guerreiras grenás, como são conhecidas, são uma fonte de talentos que se destacam tanto nacional quanto internacionalmente. Inclusive, ao analisarmos a classificação do brasileiro sub-20 feminino, as expectativas para as próximas fases continuam altas!
A trajetória das categorias de base do Ferroviária feminino
Ao longo da sua jornada, o Ferroviária sub-20 sempre se manteve consistente, sem se distanciar das suas aptidões técnicas. Por conta disso, é sempre um dos times favoritos aos troféus nacionais, como o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
Foi em 2019 que o sub-20 feminino do Ferroviária levou o título de campeão da Copa do Brasil Sub-20 e entrou para a história como a primeira equipe do interior de São Paulo a levar um troféu de campeão nacional de futebol feminino. Nada mal, hein?
A partir de então, tornou-se bastante evidente a potência do clube diante a formação de jogadoras bem preparadas. Aliás, o maior foco do Ferroviária sub-20 é destacar seus talentos em formação. Hoje podemos citar alguns nomes que, após a trajetória nas categorias de base, brilharam no futebol profissional. Por exemplo: Érika, Bia Zaneratto e Ary Borges.
Demais times de base do Ferroviária feminino
Além do brasileiro sub-20 feminino, o Ferroviária possui outras categorias de base, como o sub-17, sub-16 e sub-15, todos conseguindo o devido destaque nas competições das quais participam.
São recentes as vitórias marcantes do sub-17 e do sub-15 no Campeonato Paulista de suas categorias, deixando claro de uma vez por todas o compromisso e a consistência do trabalho dos times em todas as faixas etárias.
Já o time sub-16 do Ferroviária feminino não fica para trás, tornando-se campeão da Liga Feminina sub-16, que conta com a Conmebol e a CBF na organização. Ter esse título no currículo eleva a capacidade de formação de talentos do clube e entrega uma vaga garantida na Conmebol Fiesta Evolución, campeonato paraguaio, abrindo uma estrada brilhante para uma trajetória profissional de sucesso.
Brasileirão Feminino Sub-20
No momento, o foco das Guerreirinhas Grenás, como são carinhosamente chamadas, é a classificação do brasileiro feminino sub-20. A temporada começou e a intenção é subir rumo ao título. Hoje o Ferroviária está em sexto lugar na tabela, com 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota.
Contando com as instruções da técnica Andréia Rosa, o time enfrente rivais de peso, com partidas cheias de emoções e expectativas.
Elenco atual do Ferroviária Feminino sub-20
Goleiras:
- Isadora Menezes – 18 anos
- Jhennifer – 15 anos
- Leilane – 18 anos
- Isadora – 17 anos
Defensoras:
- Ana Julia – 20 anos
- Eduarda – 17 anos
- Nivea – 17 anos
- Bia de Oliveira – 18 anos
- Karoline – 17 anos
- Ana Grazyelle – 18 anos
- Fernanda de Almeida – 19 anos
Meias:
- Aninha – 18 anos
- Aninha Bigeschi – 19 anos
- Isabella Fogaça – 19 anos
- Monique Doidão – 18 anos
- Naiely – 17 anos
- Xerente – 17 anos
- Luana – 17 anos
- Natalia – 19 anos
- Samara Venceslau – 17 anos
- Evelyn – 17 anos
- Aninha Hansen – 19 anos
Atacantes:
- Amanda – 18 anos
- Camily – 17 anos
- Livia – 17 anos
- Geovanna Marcella – 18 anos
- Laura Pigatin – 20 anos
- Pâmela Santos – 19 anos
- Rhaissa – 17 anos
Essa é uma escalação repleta de talentos, com escolhas apropriadas o suficiente para que o Ferroviária sub-20 feminino consiga uma boa classificação no brasileiro feminino sub-20 e leve o troféu para casa, destacando sempre o trabalho primoroso realizado jovens extremamente talentosas.