O ano de 2024 para o Atlético Goianiense tem sido de altos e baixos. Foi coroado o campeão estadual no início da temporada, em cima de um grande rival. Por outro lado, o Dragão amarga a lanterna do Campeonato Brasileiro, com a queda dada como certa por muitos. Nesse meio-tempo, o Atlético Goianiense disputou clássicos em 2024, que deram aos torcedores motivos para comemorar.
Fundado em 1937, o Atlético é um dos representantes do futebol do estado de Goiás, com sede em Goiânia. Seus maiores adversários são o Vila Nova e o Goiás, por compartilharem a mesma cidade.
Resultados em clássicos do Atlético Goianiense contra o Vila Nova em 2024
Em 2024, o Atlético Goianiense ficou frente a frente com o Vila Nova em três ocasiões, todas pelo Campeonato Goiano. O retrospecto aponta duas vitórias do Dragão e uma do Tigre. Aliás, o Atlético faturou o troféu estadual em cima do rival, o que valoriza ainda mais a conquista.
O histórico do Clássico do Povo mostra, de acordo com dados do site O Gol, que as equipes se enfrentaram 61 vezes, sendo 26 triunfos do Dragão, 14 do Vila Nova e 21 empates.
Em 2024, é importante ressaltar que não há nenhum embate marcado entre Atlético e Vila Nova. Os elencos estão em divisões diferentes do Campeonato Brasileiro, portanto não vão se encontrar tão cedo.
Então, relembre os resultados deste ano:
- Campeonato Goiano
- Vila Nova 2×1 Atlético-GO – 4ª rodada da primeira fase – domingo, 28/01 – OBA
- Vila Nova 0x2 Atlético-GO – ida na final – domingo, 31/03 – OBA
- Atlético-GO 3×1 Vila Nova – volta na final – domingo, 07/04 – Antônio Accioly
Desempenho do Atlético contra o Goiás
O encontro entre Atlético Goianiense e Goiás também é um clássico do futebol. Em duelos oficiais, o Esmeraldino venceu 25 vezes, enquanto o Dragão triunfou em 22, além de 22 empates. É justamente pela constância entre os times que o embate é conhecido como ‘Clássico do Equilíbrio’.
Em 2024, os elencos jogaram um contra o outro uma vez, no Campeonato Goiano. Porém, nenhum dos dois abriu o placar ou saiu de campo com a vitória, para a decepção da torcida.
Aliás, como Atlético e Goiás estão em divisões diferentes do Brasileirão, eles não vão se enfrentar mais no ano de 2024.
Acompanhe o retrospecto:
- Campeonato Goiano:
- Atlético-GO 0x0 Goiás – 2ª rodada da primeira fase – domingo, 21/01 – Antônio Accioly
O que esperar da temporada do Dragão?
O Atlético Goianiense vive dias difíceis. Neste momento, não há qualquer pretensão de título ou vaga em competições internacionais, como a Libertadores ou Sul-Americana. O único interesse do clube é escapar da zona de rebaixamento. O Dragão é o lanterna do Brasileirão, com a marca de 15 jogos sem vencer, e menos de 20 pontos adquiridos após 22 rodadas.
O time subiu da segunda divisão no fim de 2023, mas já está ameaçado com uma nova queda.
Aliás, como se não bastasse a péssima fase, o Dragão também foi eliminado da Copa do Brasil, nas oitavas de final, pelo Vasco. O gosto amargo permanece no gosto dos torcedores, que esperam a retomada do grupo.
A diretoria tenta amenizar a crise com contratações, como a do lateral Rafael Haller, e o meia Jorginho. Umberto Louzer, treinador do Atlético Goianiense, agradece os reforços, mas sabe que é necessário tempo para trabalhar. No caso do clube, há a urgência da melhora tanto no sistema defensivo como ofensivo.