Neste post, você vai conhecer todos os nomes dos jogadores que receberam a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo no século XIX, desde a primeira edição da competição em 1930. Acompanhe!
Chuteira de Ouro da Copa do Mundo 1930
Primeiramente, o atleta que entra para a lista dos jogadores que receberam a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo no século XXI é o Guillermo Stabile. O atleta participou da primeira Copa do Mundo, em 1930, pela Seleção Argentina. Ademais, durante a competição, “O Infiltrador”, como era conhecido, marcou um total de oito gols em quatro partidas.
Chuteira de Ouro da Copa do Mundo 1934
O jogador que recebeu a Chuteira de Ouro na Copa de 1934 foi Oldrich Nejedly, uma das maiores estrelas da Tchecoslováquia na década de 30. Por sua vez, o jogador participou de duas Copas do Mundo, 1934 e 1938. No mundial de 1934, foi vice-campeão e artilheiro do torneio, com cinco gols.
Copa do Mundo 1938
Certamente, o Brasil aparece por aqui em alguns momentos. Afinal, não poderia ficar de fora. No Mundial de 1938, quem levou a Chuteira de Ouro para casa foi o Leônidas da Silva, famoso “Diamante Negro” brasileiro.
Leônidas foi o maior destaque da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA de 1938, com sete gols em quatro jogos.
Copa do Mundo 1950
Com nove gols na Copa do Mundo de 1950, o centroavante brasileiro Ademir é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira numa única Copa do Mundo FIFA. Consequentemente, na Copa do Mundo de 1950, que aconteceu no Brasil, Ademir recebeu a Chuteira de Ouro pela sua atuação em campo.
Copa do Mundo 1954
O húngaro Sandor Kocsis foi um grande peça-chave para a Seleção Húngara durante a década de 50. Na Copa de 1954, Kocsis marcou um total de 11 gols e ajudou a Hungria a chegar até à final da competição daquele ano.
Copa do Mundo 1958
Com 13 gols e seis jogos durante a Copa do Mundo de 1958, o atacante francês Just Fontaine também entra para a lista de jogadores que receberam a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo no século XIX.
Além disso, até hoje o recorde de mais gols marcados por um único atleta em uma Copa do Mundo é dele!
Copa do Mundo 1962
Na Copa do Mundo de 1962, seis jogadores receberam a Chuteira de Ouro, com quatro gols cada.
Nesse cenário, o título foi para os brasileiros Vavá e Garrincha, que ajudaram o Brasil a conquistar o título daquele ano; Florian Albert, Valentin Ivanov, Drazan Jerkovic e Leonel Sanchez.
Copa do Mundo 1966 | Eusébio
O atacante Eusébio marcou nove gols pela seleção portuguesa na Copa do Mundo de 1996, na Inglaterra, levando Portugal ao terceiro lugar no torneio. Posteriormente, Eusébio recebeu a Bola de Ouro pela competição daquele ano.
Copa do Mundo 1970
Apesar da vitória do Brasil, Gerd Muller recebeu a Chuteira de Ouro ao marcar dez gols pela Seleção da Alemanha Ocidental na Copa do Mundo de 1970. Além disso, é considerado o maior centroavante da história do futebol europeu e um dos maiores do futebol mundial.
Copa do Mundo 1974
O ala Grzegorz Lato é o único jogador polonês a receber a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo do século XIX. Durante a competição, a Polônia conquistou a terceira colocação, possível porque Lato marcou o único gol contra o Brasil.
Copa do Mundo 1978
Mario Kempes ajudou a Seleção Argentina a conquistar o título da Copa do Mundo FIFA, na edição de 1978. O atacante argentino marcou seis gols durante a competição.
Copa do Mundo 1982
Por sua vez, o atacante italiano Paolo Rossi marcou seis gols e conquistou a Chuteira de Ouro e a Bola de Ouro ao ser eleito o melhor artilheiro da competição. Até hoje, inclusive, ele é considerado o maior goleador da Itália na história da Copa do Mundo, com nove gols.
Copa do Mundo 1986 | Gary Lineker
Atualmente, Gary Lineker é o único vencedor da Chuteira de Ouro da Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986. O inglês marcou seis gols em cinco jogos.
Copa do Mundo 1990 | Salvatore Schillaci
Com apelido de Toto, o atacante italiano Salvatore Schillaci balançou a rede seis vezes durante a Copa do Mundo de 1990. Assim, entra para a lista dos jogadores que receberam a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo no século XIX.
Copa do Mundo 1994 | Hristo Stoichkov (Bulgária) & Oleg Salenko (Rússia)
Em 1994, dois atletas receberam o prêmio daquele ano, pelo torneio que ocorreu nos Estados Unidos. São eles o búlgaro Hristo Stoichkov e o russo Oleg Salenko, com cinco gols cada.
Copa do Mundo 1998 | Davor Suker
Por fim, o último jogador que recebeu a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo no século XIX foi Davor Suker, jogador croata, durante a Copa de 1998, com seis gols em sete jogos.