Início » Futebol » Champions League » Conheça a Muralha Amarela, a torcida do Borussia Dortmund

Conheça a Muralha Amarela, a torcida do Borussia Dortmund

Publicado em:

Última atualização:

O Borussia Dortmund pode não ser o time de futebol mais popular do mundo, mas a sua torcida é. Segundo maior clube da Alemanha, atrás apenas do Bayern de Munique, conheça a torcida do Borussia Dortmund, a sensacional “Muralha Amarela”.

Por que a torcida do Borussia Dortmund se chama “Muralha Amarela”?

Em dias de jogo, a torcida do Borussia Dortmund faz do Signal Iduna Park um campo de batalha. O setor sul, localizado atrás do gol, transforma-se em um verdadeiro paredão, com bandeiras em amarelo e preto, mosaicos, cânticos e homenagens aos ídolos. É daí que vem o apelido “muralha amarela”, que se originou em 2005.

Com a atmosfera criada especialmente para intimidar os adversários, o Signal Iduna Park tem a capacidade de 81.365 pessoas. O setor sul, onde fica a muralha, recebe 25 mil torcedores de pé. Ali, fanáticos acompanham de perto o clube do coração, com direito a banho de cerveja a cada vez que a bola balança as redes. Aqui, torcida definitivamente ganha jogo.

Questionado sobre quem era o seu maior adversário antes de uma partida contra o Borussia Dortmund, o ex-jogador do Bayern de Munique, Bastian Schweinsteiger, e campeão mundial com a Alemanha, respondeu: “É da Muralha Amarela que eu mais tenho medo”.

As imagens do setor sul rodam o mundo a cada novo compromisso. Os detalhados mosaicos levam a campo mensagens com o nome do time e também dos jogadores. Os adjetivos mais usados para descrever a paixão incondicional e o trabalho impecável dos alemães são estes: sensacional, fenomenal e incrível.

História do Signal Iduna Park

Inicialmente, o Borussia Dortmund mandava os seus jogos no Estádio Rote Erde. Entretanto, com o aumento na demanda, o espaço se tornou pequeno para os aurinegros. Com isso, a diretoria decidiu construir uma arena completamente nova. Em 1970, a cidade de Dortmund aproveitou para se candidatar a uma das cidades da Copa do Mundo da FIFA de 1974. E venceu.

O Borussia uniu os dois objetivos em um só: construiu o seu novo estádio e conseguiu ser palco do Mundial. Desse modo, em 2 de abril de 1974, o Westfalenstadion foi inaugurado com um amistoso contra o Schalke 04, o maior rival do elenco.

Ao longo dos anos, o estádio passou por muitas mudanças. Em 1992, a capacidade foi reduzida para 42,8 mil torcedores, enquanto em 1999 subiu para 68 mil, com aumento da arquibancada sul — onde fica a Muralha Amarela — para mais de 24 mil lugares, a maior da Europa. Além disso, a vitória do Dortmund na Liga dos Campeões impulsionou melhorias no Signal Iduna Park.

Em 2002, visando a participação no Mundial de 2006, novas reformas no estádio tiveram início: estacas foram inseridas no solo, a cobertura da arena e mais espaço na área de alimentação foram feitos. Nesse sentido, na edição de 2006, a casa do Borussia recebeu um confronto da fase de grupos da Copa do Mundo, um nas oitavas de final e outro na semifinal.

Títulos do Borussia Dortmund

Segundo maior clube do futebol alemão, a torcida do Borussia Dortmund já comemorou o título da Liga dos Campeões, Bundesliga, Copa da Alemanha e da Supercopa. Na temporada 1996/97, o elenco subiu ao lugar mais alto do pódio e soltou o grito de campeão no torneio mais importante da Europa.

É o segundo maior vencedor da Bundesliga, com 5 títulos, empatado com o Borussia Mönchengladbach. Além disso, o clube venceu três títulos na era pré-Bundesliga. Dessa forma, confira a lista completa de títulos:

  • 8 do Campeonato Alemão (Bundesliga)
  • 5 da Copa da Alemanha
  • 6 da Supercopa da Alemanha
  • 1 da Champions League
  • 1 da Taça das Taças
  • 1 da Copa Intercontinental