Sendo uma das grandes potências do futebol polaco, o Raków Częstochowa teve uma temporada 2023/2024 ficando na sua pior colocação na liga no novo formato. Isso porque, para um clube acostumado a ficar nas primeiras posições, o sétimo lugar na tabela faz com que a torcida cobre por reformulações na estrutura e nos jogadores do plantel.
Com mais de 103 anos de história, a equipe de Silésia levantou a taça Ekstraklasa no ano de 2023 com 75 pontos acumulados em 34 partidas. No total foram 23 vitórias, seis empates e apenas cinco derrotas. Desde a mudança no torneio, foi a campanha mais dominante de um clube até então, ultrapassando os 74 pontos do Lech Poznań na campanha de 2022. Além disso, na década o time já conquistou duas Copas da Polônia e também duas Supercopas.
Quer saber mais sobre o Raków Częstochowa? Então acompanhe a leitura do artigo e veja suas estatísticas, jogadores disponíveis no plantel de Marek Papszun e informações de sua fundação.
A história e os títulos do Raków Częstochowa
Criado em 1921, o clube Raków Częstochowa foi fundado na cidade na aldeia de Raków da Polônia. Passando por uma série de mudanças e reformulações devido ao sistema político e econômico que o país passava, é em 1937 que o time chega à elite do futebol de seu país sob o patrocínio do Partido Socialista Polonês. Vale destacar que, durante a Segunda Guerra Mundial, a equipe deixou de existir devido à ocupação alemã no território.
Com períodos de turbulência e mudanças no regulamento do campeonato, é somente em 1994 que o plantel volta para a Primeira Divisão do torneio. Por lá, foram quatro temporadas até voltar a ser rebaixado. De lá para cá, o time se reestruturou e a partir de 2016 não caiu novamente. Desde então, o Raków Częstochowa permanece como um dos principais clubes de seu país, permanecendo sempre nas três primeiras posições (com exceção em 23/24).
Sua primeira aparição em campeonatos continentais foi logo na segunda fase eliminatória da Conference League de 2021. O plantel polaco acabou por enfrentar a equipe lituana Sūduva. Após sua conquista de Ekstraklasa em 2023, a equipe chegou a ir para a Champions League. Contudo, perdeu para o Copenhagen nas primeiras partidas do torneio da UEFA.
Até aqui, o clube, que começou a fazer história na década de 2020, conta com apenas cinco títulos em sua história, sendo eles:
- 1 Campeonato Polonês (2022/2023)
- 2 Supercopas da Polônia (2021 e 2022)
- 2 Copas da Polônia (2020/2021 e 2021/2022)
Plantel atual
Apesar de uma temporada decepcionante para seus torcedores em 2023/2024, o plantel, sob comando do técnico Marek Papszun, de 49 anos, já conta com reforços para o ano. Com as vindas de Kristoffer Klaesson do Leeds United e do brasileiro Adriana do Coimbra, veja como fica o plantel atual do Raków Częstochowa:
Goleiros: Kristoffer Klaesson, Muhamed Sahinovic, Kacper Trelowski, Dusan Kuciak e Jakub Rajczykowski.
Defensores: Bogdan Racovițan, Stratos Svarnas, Arsénico Zoran, Adnan Kovacevic, Matej Rodin, Kamil Pestka e Milão Rundic.
Meio-campistas: Gustavo Berggren, Ben Lederman, Pedro Barath, Szymon Czyz, Vasilios Sourlis, Fran Tudor, Deian Sorescu, Patrick Malamis, Eric Otieno, Srdjan Plavsic, Jean-Carlos Silva, Ivi Lopez, John Yeboah, David Drachal, Vladyslav Kochergin, Sonny Kittel, Bartosz Nowak, Jakub Myszor e Tobiasz Mrás.
Atacantes: Kacper Masiak, Ante Crnac, Adriano, Lukasz Zwolinski e Tomasz Walczak.