Início » Futebol » Champions League » Quem foi o melhor goleiro da Champions League 2023/24?

Quem foi o melhor goleiro da Champions League 2023/24?

Publicado em:

Última atualização:

O Real Madrid venceu a temporada 2023/24 da Liga dos Campeões. A edição entra para a história como uma das disputadas dos últimos tempos, com batalhas acirradas na fase de grupos, jogos dramáticos no mata-mata, goleadas e confrontos entre grandes goleiros do futebol europeu. Mas você sabe quem foi o melhor goleiro da Champions League? Veja, então, o que dizem as estatísticas.

Na Champions League da temporada, quem foi o melhor goleiro?

As estatísticas mostram que Gregor Kobel, do Borussia Dortmund, foi o melhor goleiro da Champions League. Em 12 partidas ao longo da competição, o suíço fez 42 defesas, além de ter defendido o pênalti de Giroud, do Milan, na quinta rodada da fase de grupos. Os números de Kobel são superiores a todos os outros na temporada.

Dessa maneira, é fácil entender como o Dortmund se classificou para a final. Com a eficiente defesa e o gigante no gol, o clube alemão carimbou o passaporte para enfrentar o Real Madrid. Kobel se saiu muito bem na última partida da Liga dos Campeões, mas Carvajal e Vinicius Junior deram a 15ª taça europeia do time espanhol na história.

A lista de melhores goleiros também tem Oblak, Lunin e, Ederson, o único brasileiro, com apenas sete defesas. Você já sabe quem foi o melhor goleiro da Champions League.

Agora, confira, os outros nove com os melhores números, de acordo a UEFA:

1) Kobel (Borussia Dortmund)46 defesas10 gols sofridos1 defesa de pênalti6 jogos sem gols12 partidas
2) Oblak (Atlético de Madrid)40 defesas13 gols sofridos0 defesas de pênalti2 jogos sem gols10 partidas
3) Lunin (Real Madrid)38 defesas10 gols sofridos1 defesa de pênalti2 jogos sem gols8 partidas
4) Donnarumma (PSG)37 defesas15 gols sofridos0 defesa de pênalti3 jogos sem gols12 partidas
5) Meret (Napoli)32 defesas13 gols sofridos0 defesa de pênalti2 jogos sem gols8 partidas
6) Omri Glazer (Estrela Vermelha)31 defesas15 gols sofridos0 defesa de pênalti0 jogos sem gols6 partidas
7) Anthony Racciopi (Young Boys)31 defesas11 gols sofridos0 defesa de pênalti1 jogo sem gols5 partidas
8) Grabara (FC Copenhagen)30 defesas14 gols sofridos0 defesa de pênalti2 jogos sem gols8 partidas
9) Schlager (RB Salzburg)27 defesas8 gols sofridos0 defesa de pênalti2 jogos sem gols6 partidas
10) Pope (Newcastle)26 defesas5 gols sofridos0 defesa de pênalti1 jogo sem gols5 partidas

Carreira de Kobel

Kobel não é um goleiro convencional. Apesar do talento, o suíço de 27 anos nunca teve grande projeção na carreira, até se transferir para o Borussia Dortmund.

Em sua primeira oportunidade, o jogador mostrou que sabe trabalhar em momentos de pressão e, principalmente, passar confiança ao torcedor.

Nascido em Zurique, Kobel é filho de um ex-jogador profissional de hóquei no gelo. Apesar da influência, o garoto escolheu um destino diferente: o futebol.

Formou-se nas categorias de base do Grasshopper Club e, em 2014, aos 16 anos, mudou-se para a Alemanha para integrar o TSG Hoffenheim. O goleiro chegou a vestir a camisa do clube em algumas partidas, sob o comando do então técnico Julian Nagelsmann, mas em 2019 foi emprestado para o Augsburg.

A negociação de jogadores durante a temporada é uma prática muito comum entre times alemães. Ainda em 2019, ajudou o Stuttgart a retornar para a primeira divisão do Campeonato Alemão.

Em 2021, a ida para o Borussia Dortmund transformou o goleiro e, enfim, o colocou em um novo patamar na prateleira de profissionais. Na Champions League, ganhou o título de melhor goleiro da Champions League ao atingir a marca de 42 defesas, na temporada 2024.

Como resultado do seu sucesso, Kobel foi convocado para defender a Seleção da Suíça pela primeira vez em 2021, na Eurocopa. Como reserva, então, também fez parte do elenco em 2022, na Copa do Mundo do Catar.