Início » Futebol » Champions League » Entenda o novo formato da Champions League para a temporada de 2024/2025

Entenda o novo formato da Champions League para a temporada de 2024/2025

Publicado em:

Última atualização:

No último sábado, dia 1 de junho, o Real Madrid derrotou o Borussia Dortmund na final da Champions temporada 2023/2024. Contudo, a partir dessa finalização, a UEFA declarou que existe um novo formato da Champions League que entrará em vigor na próxima temporada. 

Siga a leitura para entender o que irá mudar na Liga!

Novo formato da Champions League

O formato atual da Champions conta com 32 equipes divididas que se dividem em oito grupos. Destes, os dois melhores de cada chave passam para a fase dos mata-matas.

No entanto, a tradicional fase de grupos será substituída por um novo formato da Champions League. Isto é, a UEFA passará a adotar um sistema de liga, onde os clubes devem disputar oito partidas cada – quatro como mandante e quatro como visitante.

Dessa forma, da próxima temporada em diante o torneio terá mais quatro participantes. Logo, em vez de 36. Serão 40 times disputando pela taça dos campeões. 

E quem fica com as novas vagas?

As quatro vagas que serão incluídas no novo formato da Champions League serão preenchidas da seguinte forma:

  • 1 vaga para o 3º colocado da liga da Federação que estiver em 5º lugar no ranking da UEFA;
  • 1 vaga para o campeão nacional que venha dos playoffs;
  • 2 vagas para as duas Federações cujo clubes tenham a melhor média de pontos por jogos da edição anterior.

Fim da fase de grupos no novo formato da Champions

Só que não para por aí!

Como vimos de forma breve mais acima, a maior mudança do novo formato da Liga dos Campeões está justamente no fim da fase de grupos.

Ou seja, a partir da edição 2024/25, os 36 clubes irão ingressar em um sistema de Liga. Assim, disputarão com oito partidas cada um, sendo metade como mandante e metade como visitante.

Desse modo, os clubes participantes deverão se dividir em “potes”, onde cada time deve enfrentar dois times de cada pote. 

Segundo comunicado oficial da UEFA, “Isto dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade de os torcedores verem as equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes”.

Pontuação e classificação para as fases finais

Em relação à pontuação nada muda. Isto é, mantém-se a classificação de três pontos por vitória e um por empate.

Ao final da fase Liga, os oito melhores classificados na tabela terão vaga garantida nas oitavas de final, que funciona no sistema de mata-mata. Assim, funcionará da maneira tradicional, com partidas de ida e volta e final única.

Nesse sentido, os clubes que ficarem entre a 9ª e a 24ª colocação irão para um playoff à parte – também com jogos de ida e volta – onde o 9º ao 16º enfrentarão o 17º ao 24º com a vantagem de jogar em casa.

Por fim, quem passar nos playoffs segue para as oitavas, como de costume, e os demais estarão eliminados.

Dos oitavos-de-final em diante, a competição continuará a seguir o formato atual, com jogos eliminatórios até restarem somente dois. Da mesma forma, a final segue sendo disputada em local neutro e selecionado pela UEFA.