Ganhar a culpa por um clube perder nas finais de um campeonato não deve ser nada fácil, ainda mais quando se trata da Liga dos Campeões da UEFA. Bom, essa é basicamente a história do goleiro Loris Karius no Liverpool.
A decepção do clube foi tanta que, depois das finais da Champions de 2017/18, Karius nunca mais jogou pelo Liverpool até o fim de seu contrato em 2022. Depois disso, compôs a equipe do Newcastle United, time em que também não encontrou muito espaço até agora.
Porém, por mais que lembrem de sua passagem pelo Reds apenas na sua falha nas finais contra o Real Madrid, é importante frisar que, no total, Loris jogou outras 48 partidas pela equipe antes do fracasso que o marcou negativamente no time.
Ou seja, também há muita história antes do que foi o pior momento da sua carreira até então. Inclusive, mesmo nunca mais entrando em campo pelo Liverpool, tanto o Beşiktaş quanto Union Berlin pegaram-no emprestado nos últimos anos do seu contrato.
Como foi a passagem de Loris Karius no Liverpool?
Karius assinou com o Liverpool em 24 de maio de 2016, por um valor equivalente a 4,75 milhões de libras em um contrato de cinco anos. Fez a sua estreia pelo clube, inclusive, em uma vitória de 3 a 0 sobre o Derby County na EFL Cup do mesmo ano.
Porém, logo começaram as adversidades com o goleiro. Em um primeiro momento, chegou a atuar como titular em jogos consecutivos da Premier League — da rodada seis até a 15 — mas só conseguiu um clean sheet em três oportunidades e sofreu 12 gols no total. Sendo assim, afastaram-no da equipe titular por um tempo.
Depois disso, só participou novamente da equipe titular na Premier League de 2017/18, quando Jürgen Klopp, técnico da época, decidiu incluí-lo novamente com certa frequência em 2018. Aqui sua atuação foi mais regular, com apenas três derrotas neste período; ainda, assegurou a meta limpa dez vezes nos 19 jogos em que esteve.
Também nesta época, houve um jogo muito emocionante em que defendeu uma penalidade de Harry Kane, que jogava pelo Tottenham na época.
A final da Liga dos Campeões
Ainda na temporada de 2017/18, o Liverpool, junto a Karius, conseguiu chegar à final da Liga dos Campeões da UEFA, em uma partida contra o Real Madrid, o recordista de taças da competição. Ou seja, a pressão era imensa.
O início das falhas de um jogo catastrófico para Karius ocorreu quando ele falhou em arremessar a bola depois de uma defesa e jogou nos pés de Benzema, jogador adversário que rapidamente fez o gol. Depois disso, teve outra falha ao engolir um frango quando tentou defender um chute de Gareth Bale.
Basta lembrar como o carinho de qualquer torcida pode virar ódio em um piscar de olhos quando os atletas ou a equipe técnica cometem erros que já é possível imaginar quanto rancor isso gerou nos torcedores do Reds. Karius chegou a receber numerosas ameaças de morte nas redes sociais na época.
A maior surpresa veio alguns dias depois, quando exames médicos concluíram que o goleiro sofreu uma concussão cerebral durante a partida, antes até dos gols do Real Madrid, o que certamente pode ter afetado seu desempenho no gol.
Por fim, depois dessas falhas, a diretoria do clube buscou um novo goleiro e contratou Alisson Becker. Loris Karius nunca mais jogou pelo Liverpool, já que o clube o emprestou para o Beşiktaş até 2020 e para o Union Berlin por outro breve momento.