Início » Futebol » Champions League » Veja as estatísticas de Federico Valverde na Champions League

Veja as estatísticas de Federico Valverde na Champions League

Publicado em:

Última atualização:

O Real Madrid, nessa altura, já tornou rotina anual a conquista da Liga dos Campões. Nessa última temporada o time merengue levantou mais uma vez o caneco em Wembley, aumentado para 15 o número de troféus no torneio. Dessa forma, são 6 títulos de Champions nos últimos 11 anos, um aproveitamento de quase 60%. Mas afinal, como o Real conseguiu tal dominância? Além da presença de craques, existem nomes midiáticos que são extremamente importantes, como é o caso de Federico Valverde.

A carreira de Federico Valverde

Nascido em 22 de julho de 1998, Valverde cresceu em Montevidéu, no Uruguai. Começou a jogar futebol em 2012 nas categorias de base do Peñarol, clube em que também iniciou sua trajetória profissional em 2015, embora tenha realizado poucas partidas.

Sua história no Real Madrid tem seu pontapé 1 ano depois, em 2016. Nesse período, Federico Valverde passou a integrar a equipe do Real Madrid Castilla e jogou em divisão inferior na Espanha. Sua subida para a equipe principal, todavia, aconteceu apenas em 2018, após empréstimo de 1 temporada feito ao La Coruña.

Desde então, tem sido um dos principais nomes do elenco e praticamente firmou seu nome entre os jogadores titulares após a saída de Casemiro do grupo. Atualmente é uma das referências do meio-campo madridista.

Estatísticas básicas

Na temporada 2023/24 da Liga dos Campeões, o uruguaio teve uma das suas melhores temporadas com a camisa do time espanhol. Federico Valverde disputou todas as partidas e, em grande parte delas, ficou os 90 minutos.

Além disso, marcou 1 gol contra a equipe a equipe do Napoli na fase de grupos em confronto vencido pelo Real por 3 a 2, e 1 assistência feita no empate de 3 a 3 contra o Manchester City nas quartas. Sendo assim, foi fundamental na classificação de seu time em ambas as fases.

O Real Madrid se sagrou campeão da competição e, dessa forma, Valverde venceu seu segundo título dela, visto que também havia conquistado a mesma em 2022.

Estatísticas avançadas

Em se tratando de estatísticas avançadas, os números de Federico Valverde se tornam impressionantes.

O atleta tentou 611 passes ao longo do torneio e conseguiu completar 562, ou seja, tem uma eficiência 92, 24%. Isso faz com que ele tenha uma das melhoras capacidades de distribuição do torneio. Além disso, vale destacar que essa efetividade é alta mesmo com Fede percorrendo 124,68 km durante a competição inteira (9,08km por jogo). Comparativamente, Modrić percorreu 53,3 km e Kroos 98, 94 km.

Outros números que impressionam estão ligados à defesa. Foram 25 desarmes tentados pelo merengue, com 26 ganhos. Ademais, ele possui 41 recuperações, 2 interceptações e 41 afastamentos. Isso mostra que, tanto no ataque quanto na defesa, Valverde está presente em todos os setores do gramado.

Essas estatísticas fazem com que Federico Valverde sido o décimo-primeiro melhor jogador da competição em questão de performance no site da UEFA. No Real Madrid, ele está atrás de Vinícius Júnior, Rodrygo, Jude Bellingham e Toni Kroos. Todavia, comparando com outras equipes, consegui estar na frente de atletas como Erling Haaland, Joshua Kimmich, Phil Phoden e Antoine Griezmann.