Início » Futebol » Champions League: os últimos MVPs das finais

Champions League: os últimos MVPs das finais

Publicado em:

Última atualização:

A final da Champions League de 2023-24 será no dia 1 de junho. Esse é um jogo que todos os fãs de futebol sempre esperam. Entretanto, apesar das expectativas, nem sempre as partidas são empolgantes. Entre jogos agitados e outros mais mornos, que tal relembrar os últimos MVPs de finais da Liga dos Campeões, ou seja, os jogadores eleitos como os melhores dessas partidas pela Uefa. Será que você lembra de todos?

Confira os últimos MVPs das Finais da Champions League!

2016/2017: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Na temporada 2016/17, Cristiano Ronaldo iniciou a Liga dos Campeões com timidez na fase de grupos. No entanto, a “besta enjaulada” foi para o mata-mata com a intenção de gabaritá-lo. E conseguiu. Seu desempenho na fase eliminatória foi coroado com o prêmio de MVP da final e o título da Champions League. O gajo marcou dois gols contra a Juventus: o da abertura do placar e o do 3 a 1. Naquele ano ele também foi escolhido como o melhor jogador de toda a competição.

2017/2018: Gareth Bale (Real Madrid)

Mais um MVP do Real Madrid! O galês Gareth Bale saiu do banco para decidir a final da Champions League contra o Liverpool, em 2018. Ele teve apenas 29 minutos em campo, no entanto, o pouco tempo foi o suficiente para marcar dois gols. O primeiro, inclusive, uma pintura, de bicicleta. Já seu segundo contou com a colaboração do goleiro Loris Karius. Seu tentos fecharam o jogo por 3 a 1 para o Real Madrid.

2018/2019: Virgil van Dijk (Liverpool)

Um ano depois de perder o título para o Real Madrid, Virgil van Dijk chegou novamente à final. Entretanto, dessa vez, seria difícil vencê-lo. O defensor holandês ajudou os Reds a não sofrerem gols em uma partida truncada, mas que contou com um segundo tempo mais perigoso do Tottenham. Mais uma vez, provou que valeu cada centavo pago por seu passe.

2019/2020: Kingsley Coman (Bayern de Munique)

O francês Kingsley Coman é, provavelmente, um dos MVPs menos lembrados das últimas finais de Champions League. Ele foi o autor do gol do título do Bayern de Munique na temporada 19/20. Com um tento marcado de cabeça, Coman aplicou a “lei do ex” no PSG. Apesar dos dois grandes times envolvidos, o jogo não teve muito brilhantismo. Assim, o prêmio foi, de certa forma, pragmático.

2020/2021: N’Golo Kanté (Chelsea)

Se o Chelsea venceu o favorito Manchester City na edição passada do torneio, muito foi em razão de Kanté. O volante francês teve mais uma daquelas atuações nas quais parece ser onipresente. Ele foi o atleta que mais recuperou a posse de bola e venceu mais duelos na final. Assim como na maioria das vezes, o camisa 7 dos Blues não precisou de gols ou assistências para chamar atenção.

2021/2022: Thibaut Courtois (Real Madrid)

Para um goleiro ganhar o prêmio de MVP da final da Champions League, ele tem que fechar o gol. O belga Courtois conseguiu isso na decisão de 2022. O Liverpool, adversário do Real Madrid na decisão, deu nove chutes ao gol. Nenhum deles passou pelo goleiro da equipe espanhola. Sendo assim, ele teve uma contribuição direta para mais um título do Real.

2022/2023: Rodri (Manchester City)

O Manchester City ganhou sua primeira Champions League em 2023. O clube venceu a Inter de Milão por 1 a 0. Apesar de contar com grandes atacantes, o gol de vitória da equipe foi marcado por um volante: Rodri. O espanhol anotou o tento que tirou da garganta o grito de campeão do torcedor.